30.5.10
A ternura dos 60.
No fim-de-semana passado celebraram-se os 60 anos da minha tia N. Como não ia fazer o bolo, uma vez que isso estaria a cargo do catering, resolvi fazer umas bolachinhas para a minha tia oferecer aos convidados.
A ideia de usar os cortantes dos números resultou bem. Modéstia à parte, acho que ficaram amorosas. Ter usado glacé real (açúcar em pó + clara de ovo)* também ajudou: a cobertura fica mais opaca e uniforme do que com o glacé básico (açúcar em pó + água). Quanto às bolachas, a receita está aqui.
*Eu sou péssima a dar quantidades porque faço tudo em cima do joelho, a olho e sem tempo para tomar notas, mas fazer este glacé não tem nada que saber. Basta colocar uma clara de ovo numa taça pequena e ir peneirando açúcar em pó e mexendo até se obter um creme espesso, brilhante e macio. Pode aromatizar-se e dar-se ainda mais brilho com umas gotinhas de limão. Para não correr riscos na hora de as embalar, deixei-as secar durante a noite e para que tantas horas ao ar não as fizesse amolecer, deixei que desta vez cozessem mais tempo do que o costume no forno.
As bolachas ficaram mesmo o máximo!
ResponderEliminarAs bolachas são óptimas, bem saborosas e esta tua nova ideia de juntares dois números ficou lindíssima.
ResponderEliminarQue lembranças originais!!!.... estás a ficar uma expert ;)
ResponderEliminarbeijinhos
babette