20.6.11
Um mimo de pão.
Apesar de não ser fanática pela Bimby, ou seja, não escolho as receitas pelo facto de poderem ser feitas na máquina ou com a sua ajuda, nem sequer perco muito tempo a adaptá-las - optando muitas vezes pelos métodos tradicionais - adoro-a!
Adoro as sopas que lá faço (e com que rapidez!), adoro o arroz branco, os sorvetes e os granizados (para não falar da famosa limonada), e adoro poder fazer lá massa de tartes, de pizzas e de pão em 2 ou 3 minutos, sem qualquer esforço.
Porque por muito romântico que pareça fazer tudo isto de forma tradicional, quando se tem dois filhos pequenos e um trabalho a tempo inteiro, a Bimby é muitas vezes quem nos salva de comprar as coisas já feitas. Como o pão (pelo menos para quem não tem MFP, como é o meu caso).
Este ano lectivo, os meus rapazes passaram a ter de levar diariamente lanche para a escola. E adoram que o 'pão de leite com queijo' faça parte do menu.
Agora que experimentei esta receita fantástica da Gasparzinha, acho que não vou precisar mais de comprá-lo: foram um sucesso cá em casa.
Na falta de uma Bimby, é só arregaçar as mangas e seguir as indicações da Gasparzinha para a via tradicional.
Pãezinhos de Leite
(Receita original, aqui)
Para 15 pães
300 g de farinha de trigo integral
200 g de farinha de trigo T65
(Não tinha farinha integral e usei 500 g de farinha T65)
250 ml leite
80 g de manteiga
80 g de açúcar (para a próxima vou colocar apenas 50 g, mas talvez tenham ficado mais doces por não ter usado farinha integral)
15 g de fermento fresco de padeiro ou meia saqueta de fermento seco (usei este último)
Uma pitada de sal
1 gema de ovo para pincelar
Com a Bimby:
Colocar todos os ingredientes no copo, excepto a(s) farinha(s), e programar 2 min, temp 37º, vel 1.
Adicionar a(s) farinha(s) e programar 10 seg, vel 6 e, de seguida, 3 min, vel espiga.
Formar uma bola e deixar a levedar num recipiente tapado (eu usei um pirex e tapei com um pano de cozinha) até duplicar de volume, cerca de 30 minutos.
Ligar o forno nos 200ºC, com uma tacinha de metal vazia lá dentro.
Fazer bolas de 60 g e colocá-las num tabuleiro de forno forrado com papel vegetal (eu usei os do Ikea anti-aderentes, ligeiramente enfarinhados)
Enquanto o forno aquece, deixar levedar mais uns 30 minutos (eu tapei os pãezinhos com um pano, mas não cresceram muito mais).
Desfazer a gema de ovo com um pingo de leite e pincelar os pães.
Encher a taça que colocámos no forno com água a ferver, para criar humidade.
Levar os pães a cozer cerca de 15 a 20 minutos (eu precisei de 25 minutos, mas tive de tapar os pães a certa altura com folha de alumínio, pois ficaram dourados muito depressa).
Sem a Bimby:
(não experimentei)
Aquecer ligeiramente o leite e dissolver o fermento e a manteiga derretida.
Fazer um monte com a farinha, o açúcar e o sal e no centro colocar os líquidos.
Amassar muito bem durante uns minutos, até a massa ganhar ar e elasticidade e se soltar da bancada.
Formar uma bola, colocar num recipiente tapado com um pano e deixar que levede até duplicar de volume, cerca de 30 minutos.
A partir daqui, proceder como descrito acima.
Eu fi-los à tarde: os que sobraram guardei-os num saco plástico bem fechado e no dia seguinte de manhã continuavam frescos. Para a próxima, vou congelá-los depois de arrefecidos, tal como já fazia todas as semanas com o pão "de compra": congelo-os já partidos e com o queijo, embrulhados individualmente em película aderente. Todos os dias de manhã retiro dois pães do congelador, coloco-os nas lancheiras e vão descongelando até à hora do lanche, ficando como se fossem frescos.
Subescrevo tudinho o que disseste. A Bimby é uma grande salvadora, inicialmente achava que essa descrição era exagerada mas quando vi a demonstração e comecei a usar.... uau! A minha melhor amiga. eheheh
ResponderEliminarEsses pãezinhos ficaram mesmo um mimo.
Bjinhos,
Sofia Apóstolo
Que lindos!
ResponderEliminarTeresa, cá em casa tb tenho sempre alguns no congelador. :))
ResponderEliminarFicaram mesmo bonitos!
Beijinhos
hum o que adorava esses paezinhos.
ResponderEliminaraos tempos que nao comp
deste-me vontade de tambem fazer em casa
beijinhos
Olá Teresa
ResponderEliminarEssa receita sai sempre bem e olha que os meus são grandes e gostam muito!
Um beijo
Olá, Teresa. A saltitar de blogue em blogue, cheguei aqui. Ainda bem, pois gostei imenso. Partilho a sua opinião em relação à Bimby e, sinceramente, não percebo o odiozinho de estimação que tanta gente tem por esta máquina. Não faço tudo na Bimby, mas já não passo sem ela. Pão, iogurtes, massas, limonada, capirinhas...
ResponderEliminarUm beijinho e parabéns pelo blogue.
Um mimo de pão, um mimo este blogue:)
ResponderEliminarAdorei a receita, mas a manteigueira é uma delícia! Linda!
ResponderEliminarBeijinhos