2.1.12
E 2012 fez... pop!
Os meus primeiros cake pops.
Nunca tinha experimentado porque achava que eram muito trabalhosos, mas revelaram-se uma óptima surpresa: são relativamente simples de fazer e ficaram deliciosos.
Claro que ajudou ter umas sobras de bolo de chocolate congeladas.
Lembrei-me delas e do queijo-creme que tinha no frigorífico (ingrediente que não é muito comum cá em casa), revi um vídeo da Bakerella e segui em parte uma receita deste livro da Merry Cupcakes.
O resultado foi tão bom, que estou ansiosa que cheguem os aniversários dos meus piratas para fazê-los de novo.
Feliz 2012 para todos!
Cake pops de chocolate
(para cerca de 45)
Cerca de 1/2 deste bolo de chocolate*
150 g de açúcar em pó
25 g de manteiga
65 g queijo-creme frio
500 g de chocolate de culinária
Confeitos de açúcar coloridos
Palitos de chupa-chupa ou palitos de espetada partidos ao meio (dos mais robustos sem ser dos maiores de churrasco, com as pontas aparadas)
Deixar arrefecer muito bem o bolo ou deixar que descongele à temperatura ambiente, se for caso disso.
Com as mãos, desfazê-lo em migalhas.
Com a batedeira eléctrica, misturar o açúcar, o queijo-creme e a manteiga durante uns 3 minutos.
Juntar este preparado às migalhas de bolo até obter uma massa húmida e interligada. Fazer bolinhas do tamanho dos chupa-chupa normais, colocando-as num tabuleiro forrado com papel vegetal.
Levar ao frigorífico cerca de 30 minutos (a Bakerella sugere que os leve ao congelador primeiro, mas eu não tinha espaço no meu).
Entretanto levar o chocolate a derreter em banho-maria (uso esta caçarola do Ikea).
Retirar as bolinhas do frigorífico.
Mergulhar uma das pontas de um palito no chocolate (não mais do 1/2 cm) e inserir essa ponta no centro de uma bolinha, introduzindo-o até cerca de metade da bolinha (o chocolate faz de cola).
Pegando pelo palito, mergulhar a bola no chocolate derretido. Retirar e talvez seja preciso rodar um pouquinho o palito com suavidade, já fora do recipiente com o chocolate, para que o cake pop não fique a pingar.
Polvilhar com confeitos de açúcar coloridos e colocar num copo adequado a secar (uma placa alta de esferovite seria o ideal mas eu não tinha).
Repetir com os restantes ingredientes e no final levar os cake pops ao frigorífico para secarem mais rapidamente.
*Como as quantidades não são muito fáceis de dividir por dois, aconselho a fazer a receita inteira, em forma rectangular, tipo tabuleiro, para ficar mais húmido. Divida em dois e se não usar o bolo todo de uma vez, congele-o.
Lindos, lindos! Excelente ideia para usar os bolos que vou ter de congelar. O meu pirata também vai achar imensa piada :) obrigada. Beijinhos e um excelente 2012!
ResponderEliminarQue lindos..... é uma ideia fantástica!!! Bom ano!!! :)
ResponderEliminarQue delícia! beijinho e um ano especial em "lume brando". sofia
ResponderEliminarEstão mesmo lindos os teus cake-pops!
ResponderEliminarUm Óptimo Ano Novo!
Pop e viva 2012!... Com muitos projectos e coisa boas. E um encontro! ;)
ResponderEliminarBeijo
Babette
Não me atrevo a tal empreitada.
ResponderEliminarEstão encantadores!
Um bom ano para si.
Beijo
Também experimentei uma vez e realmente surpreende, porque é mais fácil de fazer do que pensamos. um óptimo 2012:) beijinhos
ResponderEliminarQue aspecto brutal.. eu tenho o primeiro livro e adoro! um beijos
ResponderEliminarAdorei!!! E é mesmo fácil :)
ResponderEliminarFeliz 2012 com muitas receitas em Lume Brando
Beijinho
Romã
Olá :)
ResponderEliminarAdorei!
Fiquei apenas com uma dúvida... Quantas gramas (mais ou menos) utiliza de bolo? É que o link para o bolo de chocolate não está correcto...
Um beijinho, Ana*
Obrigada Ana por me avisar! De facto o link estava mal e eu não tinha dado conta, já corrigi. Pelas minhas contas devo ter usado à volta de 350/400 g de bolo.
ResponderEliminarE obrigada a todos pelos elogios! Aconselho mesmo a experimentarem. Wow factor garantido ;)
Teresa
Olá :)
ResponderEliminarexperimentei hoje os cake pops. Apesar de seguir a receita (tanto do bolo como do cake pop), a massa ficou muito mole e difícil de moldar... Mesmo depois da refrigeração (no congelador) não os consegui segurar nos palitos :(
Vou voltar a tentar! Tem alguma dica em especial?
Um beijinho, Ana*
Olá Ana, que pena a experiência com os cake pops não ter corrido bem :(
ResponderEliminarAinda no fim-de-semana fiz esta receita e correu bem. Julgo que por algum motivo terá de aumentar à quantidade de bolo ou diminuir à quantidade de queijo-creme e manteiga. Da próxima, não junte toda a quantidade destes últimos ingredientes de uma vez e vá testando a massa. Na revista deste mês do Continente, vem uma receita de cake pops em que o elemento de ligação é chocolate derretido em natas, parece bem mais simples, hei-de experimentar.
Um beijinho... e não desista!
Teresa
Usei a sua receita para fazer popcakes para oferecer aos amigos da minha filha Teresa na sua festa de aniversário da escola(em vez os terriveis saquinhos de gomas que me recuso a dar). ficarma deliciosos e os miudos adoraram.
ResponderEliminarpode ver com ficaram aqui: http://doguincho.blogspot.pt/2012/11/a-teresa-tem-5-anos-teresa-turn-five.html
muito brigada e parabens pelo blog e pelas receitas!
Vou experimentar fazer pata o aniversário da minha filha, no entanto tenho uma dúvida, que queijo creme utiliza?
ResponderEliminarObrigada
Olá.
ResponderEliminarEstou a pensar em fazer cake-pops para o aniversário da minha filha no entanto tenho uma dúvida, que tipo/marca de creme-queijo utiliza?
Muito obrigada.
Beijocas Rita
Olá Ritocas,
ResponderEliminarPeço desculpa não ter respondido antes, mas estive uns dias ausentes do blog. Eu costumo usar Philadelphia. Entretanto fui experimentando outras receitas de cake pops e agora gosto mais desta, que não leva queijo-creme, acho mais fiável:
http://lume-brando.blogspot.pt/2014/04/party-mood.html
Beijinho
Teresa