ABOUT                       RECIPES                       LIFE                       INSTAGRAM                       FACEBOOK                       PINTEREST



20.11.15

De chocolate e laranja, a gente nunca se cansa.
































Sansão e Dalila. Bonnie e Clyde. Tristão e Isolda.
Nos jogos de cultura geral, perguntas sobre pares famosos são recorrentes.
Mas, e se não estivéssemos a falar de casais célebres, mas de combinações de ingredientes?

“E agora, para cinco mil euros, qual a dupla de ingredientes mais famosa de sempre?” Morangos e Natas? Pato e Laranja? Bacon e Ovos? Porco e Maçã? Chocolate e Avelãs? Esta pergunta nunca existiu porque é impossível dar uma só resposta. E se é certo que pode haver tantas combinações inusitadas mas válidas quanto os rasgos criativos dos cozinheiros, a verdade é que há duplas clássicas. Estas e outras menos comuns estão  n’“O Dicionário dos Sabores”, de  Niki Segnit -  um livro já com alguns anos mas muito interessante não só para quem gosta de cozinhar, como também para quem gosta de comer. Sem surpresas, a laranja e o chocolate constam da obra enquanto combinação de sucesso.

Se for como eu, ou seja, se adora estes dois ingredientes juntos mas está sem tempo ou coragem para fazer as orangettes, experimente este bolo: fica pronto em meia hora e os dois sabores vão surgir-lhe bem entrelaçados, tal como dois amantes inseparáveis.


BOLO DE CHOCOLATE E LARANJA

3 ovos
175 g de açúcar amarelo
Raspa de 1 laranja
Sumo de ½ laranja
200 g de chocolate de culinária (1 tablete)
150 g de manteiga
1 colher de sopa de café instantâneo em pó
120 g de farinha sem fermento
1 colher de chá de fermento
Cacau em pó para polvilhar

Ligue o forno nos 180º. Unte com manteiga uma forma retangular com cerca de 23 cm x 35 cm, forre-a com papel vegetal, unte o papel e polvilhe com farinha.
Coloque o chocolate e a manteiga numa taça de vidro ou cerâmica e leve a derreter no microondas ou em banho-maria. Misture bem o chocolate e a manteiga derretidos até obter um creme brilhante e uniforme, junte o café em pó e mexa bem.
Numa taça maior, bata bem os ovos com o açúcar e a raspa da laranja. Junte o sumo de laranja e mexa. Junte a mistura de chocolate e café e misture até obter um creme homogéneo.
Por fim envolva a farinha e o fermento.
Verta para a forma e leve a cozer cerca de 20 minutos ou até um palito, quando espetado no centro do bolo, sair limpo ou apenas com algumas migalhas agarradas. Depois de frio, corte em quadrados e sirva polvilhado com cacau em pó.

Texto e receita publicados no jornal Observador em 29/04/2015. 

7 comentários:

cozinha100segredos disse...

Não nos cansamos mesmo! Adoro!

Paula Moita disse...

É, sem dúvida, uma combinação infalível! Chocolate e laranja são sabores que combinam muito bem e o teu bolinho tem um aspecto fantástico!
um beijinho

Miranda disse...

Eu adorooooo combinar chocolate com laranja, já o meu marido... detesta!!! É coisa que cá por casa não se faz, visto que temos de ceder umas vezes um, outras vezes outro, e o desgraçado já cedeu na noz moscada, na pimenta da jamaica e no anis estrelado!!!
http://bloglairdutemps.blogspot.pt

Enjoy the Ride disse...

Humm que bom aspecto. Tenho de experimentar esta receita. :)

Susana Machado disse...

deve ser tão bom!!
Beijinhos,
http://sudelicia.blogspot.pt/

O Prazer da Cozinha disse...

Chocolate e laranja, o casamento perfeito!
E este bolo que tem um aspecto e uma textura fantástica :)
Beijinhos
Cláudia
http://vidadeprazeres.blogspot.pt

Anónimo disse...

Olá!
Muito obrigada pela receita, a familia adorou! :)