Ho Ho Ho!
Parece que o Pai Natal já anda por estes lados e trouxe algo no saco que vai ficar maravilhoso na vossa mesa das festas natalícias (e em muitas festas ao longo do ano): um prato de bolo com pé, vermelho, igual ao das fotos!
Uma oferta da Sanimaia, uma loja que só tem coisas de nos fazer perder a cabeça, de tão bonitas. Presente fisicamente no Porto (Foz) e na Trofa, a Sanimaia vende ainda os seus produtos através da sua página no facebook. É só mandar uma mensagem, que a simpática Cristina dá-vos todas as indicações.
E o que têm de fazer para poder ganhar este prato lindo? É muito simples:
- Fazer like na página de facebook do Lume Brando (no caso de ainda não serem fãs)
- Fazer like na página de facebook da Sanimaia (no caso de ainda não serem fãs)
VENCEDOR: Cláudia Leitão!
Boa sorte!
Ah, e não temos direito à receita do bolo, perguntam vocês. Claro que têm, é só fazer scroll, que ela aparece logo a seguir ao formulário :)
BOLO DE CHOCOLATE E COCO COM RECHEIO DE NATAS E DOCE DE FRAMBOESA
Para o bolo:
4 ovos
1,5 chávenas* de açúcar amarelo
140 g de manteiga derretida
1 chávena* de água a ferver
60 g de cacau em pó
60 g de chocolate em pó
2 chávenas* de coco
1,5 chávenas* de farinha
1 colher de sopa de fermento em pó
[*chávena = 250 ml de capacidade]
Para o recheio:
150 ml de natas para bater
Açúcar qb
Algumas gotas de sumo de limão
6 colheres de sopa de doce de framboesa (usei de compra, mas podem fazer um doce rápido com fruta congelada, por exemplo)
Para a cobertura/decoração:
300 g de chocolate de culinária
240 g manteiga à temperatura ambiente
50 g de açúcar em pó
Açúcar em pó e coco ralado qb
Folhinhas de hortelã e outros elementos decorativos a gosto
Pré-aquecer o forno nos 170º.
Untar muito bem/polvilhar com farinha duas formas de 16 cm de diâmetro.
Forrar os fundos com papel vegetal e voltar a untar/polvilhar com farinha.
Numa taça grande, bater os ovos inteiros com o açúcar. Juntar a manteiga derretida, mexer bem e de seguida adicionar a água a ferver. Mexer bem e incorporar o cacau e o chocolate em pó. Juntar o coco e por fim envolver a farinha e o fermento, sem bater.
Dividir pelas formas e levar ao forno cerca de 40 minutos (o tempo de cozedura varia de forno para forno, por volta dos 30-35 minutos veja como os bolos estão. Se lhe parecerem firmes no centro, espete um palito: o bolo está pronto quando este sair limpo ou apenas com algumas migalhas agarradas).
Retire, deixe arrefecer uns cinco minutos, passe uma faca a toda a volta do bolo e desenforme.
Entretanto prepare a cobertura: leve a derreter em banho-maria o chocolate (o recipiente do chocolate não deve tocar na água do recipiente de baixo, deve receber apenas o vapor deste).
Quando estiver derretido, mexa bem com uma vara de arames até obter um creme uniforme e brilhante e reserve, para que arrefeça até à temperatura ambiente.
Assim que tiver arrefecido, pode prosseguir, batendo a manteiga com a batedeira até ficar bem aveludada.
Junte o açúcar em pó e bata novamente até estar bem incorporado e macio. De seguida adicione o chocolate, aos poucos, continuando a bater, dois ou três minutos. Deverá obter um creme liso, espesso e brilhante.
Bata as natas em chantilly com açúcar a gosto (não adoce em demasia porque vai ser misturado com o doce de framboesa). A meio do processo junte umas pinguinhas de limão para ficarem mais firmes.
Para montar/ decorar:
Parta cada bolo em dois, reservando o bolo com o topo mais perfeito para o fim.
Coloque um pouco do creme de chocolate no centro do prato de servir e pouse por cima uma metade de bolo com o lado 'da migalha' virado para cima.
Encha um saco de pasteleiro com boquilha lisa com creme de chocolate e faça um rebordo de creme à volta do bolo (neste vídeo conseguem ver bem este passo, a diferença é que está a ser usado creme de manteiga normal, em vez do creme de chocolate, e a ordem dos restantes ingredientes é um pouco diferente).
Preencha o interior do rebordo com natas batidas e espalhe por cima das natas duas colheres de sopa de doce de framboesa.
Coloque outra metade do bolo por cima e volte a repetir o processo.
No final, antes de finalizar a cobertura, pode espetar um palito no centro do bolo (da altura deste, para ser imperceptível) para que as várias partes se mantenham alinhadas. Quando servir lembre-se do palito, não o dê aos convidados!
Com uma espátula (idealmente destas), aplique creme no topo do bolo e reforce com mais um pouco de creme à volta de cada união dos bolos. Retire o excesso com uma espátula destas ou semelhante, fazendo rodar o bolo.
Termine com os elementos decorativos que desejar: eu usei bolinhas de azevinho e cogumelos artificiais (comprados aqui), folhinhas de hortelã e no fim polvilhei com coco e açúcar em pó.
Está tão lindo o bolo! Ternurinha mesmo!
ResponderEliminarNão conheço o espaço físico da Sanimaia, mas vejo no facebook que têm peças lindíssimas, de muito bom gosto.
Beijinhos
Marta
Que bolo maravilhoso!
ResponderEliminarQuero tanto :D
ResponderEliminarQue lindo! Este bolinho já mostra que estamos tão pertinho do Natal e está tão guloso que apetece mesmo comer uma fatia.
ResponderEliminarO prato é lindo... já estou a participar!
um beijinho
Que tentação de bolo :)
ResponderEliminarGulosoqb
O bolo está tão lindo que até dá pena encetar!!
ResponderEliminarhttp://bloglairdutemps.blogspot.pt/
Passatempo maravilhoso... Participo!
ResponderEliminarBolo mesmo bonito ! já participei, quando e onde se sabe o vencedor?
ResponderEliminarhttp://www.petisconamesa.com/
Mais um bolo maravilhoso!
ResponderEliminarQuanto ao passatempo, já participei ;)
Teresa, o bolo está lindissimo, como aliás já é normal por aqui :)
ResponderEliminarEssa massa parece-me super fôfa e a decoração está um mimo!
Bjinhos
Susana
Obrigada a todos pelos vossos comentários e participações!
ResponderEliminarA vencedora foi Cláudia Leitão.
Beijinho
Teresa