Se há algo que ter um blog de cozinha me ajudou a interiorizar é a noção de que só praticando, só errando muito, só fazendo e repetindo é que conseguimos evoluir. Esta ideia é válida para qualquer área das nossas vidas ou para qualquer profissão, mas quem tem um blog pode mais facilmente aperceber-se dessa evolução: comparando posts, comparando fotografias, comparando os ingredientes que mais usava há uns anos e os que entretanto ocuparam lugar nas prateleiras da despensa. E quanto mais sabemos e experimentamos, mais nos apercebemos do quanto há ainda para explorar. Seja nas receitas e nas técnicas de cozinha, seja ao nível dos textos ou da fotografia, a margem para progredir é imensa e há muito, mesmo muito, para aprender. Haja tempo.
E foi mesmo nisso que um destes sábados se transformou: em tempo para participar no Workshop de Fotografia de Comida que a Maria Midões dinamizou na Clavel's Kitchen, um projecto que muitos de vocês já devem conhecer, nascido da energia inesgotável da Mª João Clavel.
Foi o segundo workshop que fiz neste espaço e o clima que se gera é sempre mágico. A decoração convida a isso, o ambiente é de pura partilha, as pessoas sentem-se em casa e custa sempre vir embora no final. Claro que quem lidera a formação também é responsável pela atmosfera que se cria e nisso a Maria Midões é exímia, com a sua descontração e simpatia.
Uma das minhas expectativas em relação ao workshop era a de receber dicas e conselhos para, no pouco tempo que tenho para fotografar as minhas receitas, conseguir melhores resultados. Primeira lição do dia: sem tempo, não há milagres!
A Maria alertou-nos para questões a que devemos responder antes de fotografarmos (qual o mood que queremos para a imagem, qual o elemento principal, que história ou momento queremos transmitir, etc.) e obviamente que com a experiência este exercício poderá ser feito de forma eficiente e mais 'automática'. Mas vamos sempre precisar de tempo: não só para pensar no que queremos contar com a nossa foto, mas também para escolher os props, para compor os elementos, para disparar, avaliar e mudar aquilo que não está a resultar.
Outra das componentes da fotografia mais debatida foi a luz. Talvez esta seja mesmo a questão fundamental e confesso que esta é uma das minhas maiores dificuldades: dominar a luz (e consequentemente as sombras), sobretudo não tendo grande equipamento em casa.
A parte prática foi bastante voltada para o styling e para a composição. Os participantes foram convidados a levar os seus próprios 'modelos': bolos ou outras preparações culinárias, ingredientes e até alguns adereços. Este brownie foi o meu contributo e como fez sucesso no lanche que se seguiu à sessão fotográfica, prometi publicar a receita.
Deixo-vos ainda algumas fotos onde podem ver exercícios de composição de outras participantes (um grupo fantástico, diga-se!) e a evolução do styling à volta do brownie, com a caneca de café e o cachecol, sugeridos e colocados pela Maria Midões, a fazerem toda a diferença.
Para terminar, e a propósito do início do post, aqui fica uma lição dessa lenda da fotografia chamada Henri Cartier-Bresson: "As suas dez mil primeiras fotografias são as piores". Tendo em conta que Bresson é do tempo da fotografia analógica, terei de multiplicar por muitos esse valor, até começar a ficar satisfeita com as minhas...
BROWNIE DE NOZES E PÊRA
100 g de chocolate preto 70% cacau
80 g de chocolate de culinária
130 g de manteiga
175 g de açúcar amarelo
3 ovos
80 g de farinha sem fermento
100 g de miolo de noz
2 a 3 pêras
Sumo de 1/2 limão
Pré-aqueça o forno nos 180º.
Unte uma forma rectangular com manteiga, forre com papel vegetal e volte a untar, polvilhando-a com farinha.
Descasque as pêras e corte-as em pedaços. Regue-as com o sumo de limão, para não oxidarem.
Leve a derreter os chocolates com a manteiga no micro-ondas (potência elevada poucos segundos de cada vez, para o chocolate não queimar) e misture bem.
Noutra taça, bata os ovos com o açúcar. Junte a mistura de chocolate e manteiga derretidos.
Envolva a farinha e de seguida envolva metade das pêras e das nozes partidas grosseiramente.
Verta para a forma e espalhe por cima os restantes pedaços de pêra e as restantes nozes.
Leve ao forno cerca de 30 minutos.Retire do forno e deixe arrefecer.
Ai Teresa... obrigada. Que palavras bonitas. Que bom sentir que essa energia é transmitida. E sim, a Maria tem muito influência nisso, imensa!!! :D
ResponderEliminarObrigada por tudo.
Esses brownies são de comer e chorar por mais.
Que brownies fantásticos!
ResponderEliminarBeijinhos,
Espero por ti em:
http://strawberrycandymoreira.blogspot.pt/
www.facebook.com/omeurefugioculinario
Opá, sou como tu, NUNCA fico satisfeita com as minhas fotos. Raras são as vezes em que, após editar as imagens, olho para elas e penso "Bolas, isto hoje correu-me bem, não está nada mal!" e depois quando vou a publicar essas mesmas imagens no blog, dias depois de as ter editado, já dou por mim a olhar para elas de outra forma e a pensa, "ai que isto ficou tão mau, podia ter tirado aquilo ou posto aqueloutro, e este ângulo é mesmo mau, e, e,e...". É mesmo daquelas áreas onde há tanto por aprender, por evoluir, e realmente só fazendo, fazendo e fazendo mais é que começamos sequer a ter a noção daquilo que pode correr bem ou mal. Em mim acaba por ter de ser sempre um processo muito intuitivo, visto que não tenho meios financeiros de fazer os workshops que sei que precisava de fazer - felizmente consegui fazer dois online por serem grátis!! e leio imenso em blogs de fotografia sobre dicas e truques, claro está, mas tenho noção de que não é a mesma coisa que poder estar lá frente a frente com os melhores a puxarem por nós e a demonstrarem ao vivo, né? Amei a ideia dos brownies, pera e chocolate sabe sempre bem!!
ResponderEliminarhttp://bloglairdutemps.blogspot.pt/
Se soubesse que havia brownies também tinha ido!! ;-) Beijinhos
ResponderEliminarTempo e luz. Já percebi há muito que sem essa dupla não há milagres. É por isso que o meu blog está hibernado.
ResponderEliminarAs fotos estão lindas e a receita promete ser um apetite.
Bjs
lembro-me sempre de uma frase (não quero errar mas penso que era de um doa beatles) que dizia mais ou menos o mesmo mas em relação a horas de trabalho. para se ser bom em alguma coisa, pratica, pratica, experimenta, experimenta :)
ResponderEliminaradorei ler o teu relato :) deve ter sido um dia fantástico :) beijinho**
As fotos estão óptimas e os brownies parecem ainda melhores :)
ResponderEliminarConvido-te a fazer-me uma visita em Gulosoqb
Maravilhosamente lindos e gulosos! Adorei :)
ResponderEliminar-
Diogo Marques
Blog: A culpa é das bolachas! | Facebook | Instagram | Zomato
-
Que bonito Teresa, deve ter sido um dia especial e só de pensar que eu ainda não consegui ir à cozinha da Clavel em funcionamento fico mesmo triste... Espero que daqui a uns meses já consiga ir e te encontre por lá. As imagens estão lindas, eu acho que aprender é maravilhoso e será algo que farei a vida toda, beijos
ResponderEliminar