Há já uns meses, fui convidada para fazer um showcooking no Continente Maia Jardim, no âmbito de uma parceria com o gabinete de Turismo da Câmara Municipal da Maia/Maia Welcome Center. A ideia era apresentar receitas inspiradas no receituário do concelho e, depois de várias pesquisas, optei por usar sardinhas (bolos de sardinha e sardinhas de escabeche fazem parte da cozinha maiata tradicional, muito influenciada pelo Minho e toda a região do Douro Litoral), e fazer um arroz doce, numa versão mais tropical. Depois de testadas e aprovadas em casa, as receitas passaram com distinção no pequeno evento, mas por vários motivos que se foram atropelando, ainda não tinha conseguido trazê-las aqui para o blog.
Hoje, finalmente, consigo publicar a receita com sardinhas: uns queques muito simples de fazer, que ficam fofos e deliciosos e são uma maneira diferente de aproveitar as nossas conservas maravilhosas.
Uma lata de sardinhas em tomate (adoro a versão picante!) e meia dúzia de ingredientes básicos, é tudo o que precisam para fazer estes queques salgados e fazer um brilharete no próximo lanche ou piquenique entre amigos, agora que parece que o bom tempo chegou de verdade (vamos esquecer que dão chuva para o fim de semana, os senhores da meteorologia também se podem enganar, não é?)
Uma nota antes de passarmos à receita: normalmente coloco uma camada de massa na forma do queque, depois um pouco de recheio e termino com mais massa. Desta vez, resolvi colocar os pedacinhos de sardinha apenas no final, mas apesar de ficarem mais bonitos - e mais crocantes, pois os pedacinhos acabam por secar um pouco - acho que gosto mais da versão original, em que ficam tipo queque 'surpresa', como estes aqui.
QUEQUES DE SARDINHA
Para cerca de 10-12
1 lata de sardinhas em tomate
1 chávena* de farinha s/ fermento
1 colher de sopa de fermento em pó
1 chávena* de leite
1 colher de sopa de manteiga derretida
1 ovo, separado
1 pitada de sal
1 pitada de pimenta preta acabada de moer (se as sardinhas não forem picantes)
1 colher de sopa de salsa picada
*Chávena com 250 ml de capacidade
Ligue o forno nos 180º.
Prepare as forminhas de papel colocando-as num tabuleiro com 12 cavidades para queques.
Pique a salsa e reserve.
Retire as sardinhas da lata, com o molho, para uma tábua de cozinha, pique-as com uma faca e reserve.
Numa taça, coloque a farinha, o fermento e o sal (e a pimenta, se for caso disso) e junte o leite aos poucos - antes da última adição de leite, junte a gema e a manteiga derretida. Mexa e junte o resto do leite. Envolva a salsa.
Bata a clara em castelo e envolva no preparado anterior.
Distribua um pouco de massa por cada forma de papel, distribua os pedacinhos de sardinha e volte a cobrir com mais massa (em alternativa, distribua logo a totalidade da massa por todas as formas e espalhe os pedacinhos de sardinha por cima dos queques, empurrando um pouco alguns pedacinhos).
Leve ao forno cerca de 25 minutos.
Eu que nem sou fã de sardinha acho que tem um aspecto delicioso! Vou ter de experimentar :D
ResponderEliminarIt's ok
ui, isto vai já para a minha pasta de to do recipes, adoro sardinhas enlatadas - tem graça que não gosto nada das frescas - e então se forem picantes, ainda mais!! E adoro queques salgados, é daquelas coisas a que dificilmente consigo resistir.
ResponderEliminarhttps://bloglairdutemps.blogspot.pt
Eu adoro sardinha enlatada em tomate desde pequena... é um guilty pleasure meu. E como tal adorei estes queques, uma receita cheia de tradição e ao mesmo tempo moderna e apelativa. Acho que acertaste em cheio :)
ResponderEliminarAmo sardinha assada e tenho tantas saudades de as comer!!!
ResponderEliminarAgora devo confessar que me parece super estranho comê-las assim em queques... Olho para os queques e remete-me logo a algo doce e a nada que se assemelhe ao sabor de uma sardinha! Que curiosidade enorme que tenho de provar. Traz cá um traz. :)
Gostei muito!
ResponderEliminarHumm.. Resultaram uns belos queques. Gosto de sardinha por isso iria gostar desses queques fantásticos.
ResponderEliminarBjinhos
http://bimbysaboresdavida.blogspot.pt/
Que delicia deve ser. Vou fazer! Obrigada pela partilha.
ResponderEliminarE que pena... moro na Maia e vou ao Continente Maia Jardim com muita frequência. Perdi esse evento...
Bom fim de semana