ABOUT                       RECIPES                       LIFE                       INSTAGRAM                       FACEBOOK                       PINTEREST



1.5.12

Almendrados de noz?



Andei às voltas com o nome a dar a estas bolachas ou bolinhos.
Almendrado vem de amêndoa e numa primeira impressão 'almendrados de noz' pode parecer estranho.
Mas olho para estes doces e julgo que almendrados é a palavra que melhor os descreve, quer pelo aspecto quer pela textura.

Na Páscoa, fi-los com amêndoa - podem vê-los aqui - mas há uns dias resolvi repetir e fazer também uma dose com nozes.
Ficaram mais húmidos por dentro, com um sabor mais intenso e houve grandes apreciadores de amêndoa cujo coração balançou...



"Almendrados" de noz e chocolate
(a receita original está neste livro)

Para cerca de 24

2 claras
100 g de açúcar fino
125 g de miolo de noz moído
50 g de chocolate negro ralado (usei de culinária)
Pedaços de noz para decorar
Folha de obreia (opcional, se é do norte pode comprá-la aqui ou aqui)

Pré-aquecer o forno nos 180º.
Forrar um ou dois tabuleiros (consoante o tamanho) com papel vegetal ou papel de obreia (hóstia).
Bater as claras em castelo. Quando já estiverem bem fofas e brancas, juntar aos poucos o açúcar.
Continuar a bater até ficar espesso e brilhante.
Envolver suavemente o chocolate ralado e a noz em pó.
Colocar este preparado num saco pasteleiro com um bico largo liso (ou usar um saco de congelação e cortar-lhe uma das pontas) e fazer círculos de massa sobre o papel vegetal ou folha de obreia, com cerca de 4 cm de diâmetro e bem separados uns dos outros, pois vão crescer bastante no forno.
Colocar um pedaço de miolo de noz no centro de cada bolinho.
Levar ao forno cerca de 15 minutos ou até estarem firmes ao toque.


Se usar a folha de obreia, é fácil destacar os almendrados, depois de arrefecidos: basta fazer alguma pressão na bolacha, de baixo para cima, e a hóstia acabará por ceder à sua volta. Se preferir pode usar uma tesoura.

4.4.12

Coisas de Páscoa.







Gosto da Páscoa, das suas tradições e do seu espírito de recomeço.
Na Páscoa, como que se faz luz.
O Inverno fica para trás (este ano, talvez não seja bem assim) e, aos poucos, os dias vão ganhando tempo, a natureza vai ganhando vida, as faces vão ganhando sorrisos.

Mais do que de resoluções de ano novo, sou de resoluções de Páscoa.
Uma das que apontei mentalmente este ano foi obrigar-me a experimentar receitas novas mais vezes, animada por esta energia que, mesmo com a crise à espreita, se sente no ar (na verdade, acho que já tinha formulado este desejo ao comer uma das doze passas no reveillon...).

Contrariar a agenda sempre cheia de compromissos, contrariar a insegurança do como irá sair, contrariar a preguiça...

Ontem, dei um primeiro passo nesta missão primaveril.

E como estamos na Páscoa, escolhi uma receita com amêndoa. E chocolate.
Almendrados de chocolate. Para celebrar este tempo tão favorável ao crescimento das coisas boas. Como a amizade*.









































Almendrados de chocolate
(do livro Chocolate - 200 receitas)


Para cerca de 24


2 claras
100 g de açúcar fino
125 g de amêndoa moída
50 g de chocolate negro ralado (usei de culinária)
Amêndoas de chocolate, amêndoas inteiras ou lascas de amêndoa para decorar


Pré-aquecer o forno nos 180º.
Forrar um ou dois tabuleiros (consoante o tamanho) com papel vegetal.
Bater as claras em castelo. Quando já estiverem bem fofas e brancas, juntar aos poucos o açúcar.
Continuar a bater até ficar espesso e brilhante.
Envolver suavemente o chocolate ralado e a amêndoa em pó.
Colocar este preparado num saco pasteleiro com um bico largo liso (ou usar um saco de congelação e cortar-lhe uma das pontas) e fazer círculos de massa sobre o papel vegetal, com cerca de 4 cm de diâmetro e bem separados uns dos outros, pois vão crescer bastante no forno.
Colocar uma amêndoa ou uma lasca de amêndoa no centro de cada bolinho (a receita sugere uma espécie de amêndoa de chocolate, mas eu não tinha).
Levar ao forno cerca de 15 minutos, até estarem firmes ao toque.

Os meus talvez tenham cozido um pouco mais, mas ficaram no ponto para quem prefere a textura crocante àquela mais elástica e húmida que às vezes os almendrados têm.

Ah! No livro chamam-se "macaroons de chocolate" mas o aspecto fez-me lembrar os nossos almendrados, por isso mudei o nome. E da próxima vez, para os tornar ainda mais portugueses, vou levá-los a cozer sobre folha de obreia (hóstia).


*Esta experiência serviu também para assinalar uma amizade blogosférica. Só espero que cheguem ao destino estaladiços e saborosos, tal como os que ficaram cá em casa...

14.2.12

O amor de todos os dias.







Não são precisos grandes motivos ou pretextos para pôr chocolate no forno.
Estas bolachas são tão perfeitas para hoje, como para qualquer dia do ano.
Ainda que saibam sempre melhor quando partilhadas…
































Bolachas de chocolate com pepitas
(revista Good Food – Setembro 2010)

85 g de manteiga
1 colher de sopa de cacau em pó
1 colher de chá de café instantâneo em pó
85 de açúcar mascavado claro
25 g de açúcar amarelo
85 g de chocolate 70% cacau  (usei 85 g de pepitas de chocolate negro)
1 ovo batido
½ colher de chá de extracto de baunilha
140 g de farinha sem fermento
½ colher de chá de bicarbonato de sódio

Forrar dois tabuleiros com papel vegetal (esta receita dá para cerca de 22 bolachas).
Num tacho, colocar a manteiga, o cacau e o café e levar ao lume, médio, até a manteiga derreter.
Juntar os açúcares e deixar arrefecer.
Se não usar pepitas, partir o chocolate em pequenos pedaços, 
Juntar o ovo e o extracto de baunilha à mistura de manteiga. Adicionar a farinha e o bicarbonato e mexer bem. Juntar cerca de 2/3 do chocolate ou das pepitas à massa. Envolver suavemente sem bater demasiado. Deixar repousar para a massa ganhar consistência, aí uns 20 minutos.
Ligar o forno nos 180º
Com as mãos, fazer pequenas bolas de massa e colocar nos tabuleiros, bem afastadas umas das outras, pois vão alargar bastante no forno. Distribuir o restante chocolate ou as pepitas pelo topo de cada bolacha. Levar a cozer cerca de 12 minutos.

Nota: as minhas bolachas ficaram pouco estaladiças, julgo que deveriam ter ficado no forno mais alguns minutos. Em todo o caso, o sabor supera perfeitamente esta falha na textura!

24.12.11

O post(al) da época.


















As renas (ou serão alces?) que têm saído da cozinha do Lume Brando.
As mensageiras perfeitas dos meus desejos de Boas Festas. Para todos!

E agora vou ali preparar o menu de amanhã: pela primeira vez, o almoço do dia de natal será em minha casa. Com pais, sogros, irmãos, cunhados, tias, sobrinhos....
Uma aventura que me entusiasma, pois estarmos todos juntos é sempre muito bom.

Feliz Natal!

5.12.11

Um elefante nunca vem só...



O bolo e algumas das coisas doces que fiz para o baby shower do Lucas.
Espero conseguir publicar fotos da mesa nos próximos dias.
Boa semana para todos!

Design das etiquetas dos saquinhos de bolachas: Sofia Oliveira

24.11.11

Já cheira a Natal.



Na cozinha do Lume Brando já se começam a sentir os aromas de Natal.

Tenho andado a testar receitas para um projecto que está quase, quase a sair do forno, e depois de uns queques de baunilha fantásticos, cuja receita também virá para aqui em breve, foi a vez destas bolachinhas de chocolate.
Uma receita alternativa à massa tradicional de manteiga, que resultou muito bem. Ficaram estaladiças e com um delicioso sabor a cacau. Daquelas que é impossível comer só uma...

Confesso que até a massa crua fartei-me de comer, o que me deixou logo optimista quando ao resultado final ;)

A receita original está neste livro fantástico da "tia" Martha.

Bolachinhas de chocolate com formas

Para 3 a 4 dúzias

1 1/2 chávenas* farinha sem fermento
1/2 + 2 colheres de sopa de cacau em pó
1/8 de colher de chá de sal (não usei)
1/4 colher de chá de canela moída (não usei)
180 g de manteiga sem sal à temp. ambiente (usei com sal)
1 1/2 chávena* de açúcar em pó peneirado
1 ovo L ligeiramente batido (usei M)
1/2 colher de chá de extracto de baunilha


Peneirar a farinha, o cacau, o sal e a canela (se for caso disso) para uma taça.
Com a batedeira eléctrica, bater a manteiga e o açúcar durante cerca de 3 minutos, até se obter um creme esbranquiçado e relativamente fofo.
Juntar o ovo e a baunilha, reduzindo a velocidade da batedeira, e gradualmente adicionar a mistura de farinha e cacau.
Formar uma espécie de bola achatada de massa e levá-la ao frigorífico no mínimo durante uma hora (se achar que a massa está pegajosa e não consegue formar uma bola, junte um pouco mais de farinha, até se despegar das mãos.
Entretanto pré-aquecer o forno nos 180º.
Depois de bem refrigerada, estender a massa numa superfície enfarinhada, esticá-la com o rolo e cortar as formas desejadas. Passar as bolachas para o tabuleiro onde vão cozer (anti-aderente ou forrado com papel vegetal) e levar ao frigorífico por mais 15 minutos. Se a massa começar a ficar mole, leve-a de novo ao frio por alguns minutos antes de cortar as bolachas.
Repetir até terminar a massa.
Depois de arrefecidas, decorar as bolachas com glacé, por exemplo, ou embalá-las mesmo nesta versão mais simples e oferecer a alguém especial :)

*250 ml de capacidade

31.10.11

Happy Halloween!






Com crianças pequenas em casa é difícil resistir ao Dia das Bruxas.
Ainda que esta seja uma tradição 'importada', não deixa de ser um óptimo pretexto para fazer coisas giras com os miúdos.
Depois das abóboras escavacadas, das teias e das aranhas pintadas na cara, foi a vez das bolachas assustadoras.
Bom feriado para todos!

24.10.11

Aprender é uma festa.






Hoje houve lanche especial na sala do L.
O motivo era celebrar a conquista da aprendizagem das vogais: um marco importante para quem começou há pouco mais de um mês a escola "a sério".
A professora convidou os meninos a levarem algo alusivo ao tema e este foi o contributo que saiu cá de casa: um bolo mármore recheado com chocolate e umas bolachinhas de manteiga.
Espero que os miúdos tenham gostado. O L. adorou!

14.9.11

Um adeus com sabor a canela.



Aqui por casa, não foi só a minha rotina que nos últimos tempos ficou diferente.

Com a alteração da minha situação profissional, por opção própria, outras mudanças foram decididas e uma delas foi uma nova escola para os piolhos.

Esta semana começou a sua nova vida, numa escolinha tão perto de casa que até podemos ir a pé! Um verdadeiro luxo, que sabe ainda melhor agora que o Verão resolveu despedir-se em grande.

E foi também para uma despedida que estes bolinhos de canela foram feitos.
Um miminho dos meus rapazes para a equipa do colégio onde durante quatro anos foram muito felizes.

Que as mudanças saibam sempre a coisas boas.



Biscoitos de Canela

(receita aprendida aqui)

1 ovo
125 g de manteiga ou margarina
100 g de açúcar
300 g de farinha
Canela em pó


Pré-aquecer o forno nos 180º.
Misturar todos os ingredientes numa taça até se obter uma massa homogénea e moldável.
Noutra taça pequena ou prato de sopa, colocar duas a três colheres de sopa bem cheias de canela em pó.
Fazer bolinhas, passar cada uma delas pela canela e colocar num tabuleiro anti-aderente ou forrado com papel vegetal (eu gosto de achatá-las um pouco, pressionando com o dedo indicador).
Levar ao forno cerca de 20/25 minutos.

Com a canela, não é fácil ver quando os biscoitos estão prontos, mas à partida este tempo é suficiente para os cozer. Quando saem do forno devem ceder ainda um pouco quando pressionados, mas depois de arrefecidos ficam crocantes por fora e igualmente óptimos por dentro.

18.7.11

A linguagem universal dos húngaros.





Desde que me conheço que conheço estas bolachas.
Nas confeitarias aqui do norte, pelo menos, são uma variedade muito comum, fazendo muitas vezes parte da ementa dos lanches e das festas de aniversário dos mais novos.
Os meus piratas, como quase toda a gente, adoram-nas.

Há já algum tempo deparei-me com esta receita no perfil do facebook da Bimby. Resolvi apontá-la e noutro dia consegui pôr as mãos na massa.
Apesar do sabor e da textura serem diferentes dos húngaros "de compra", o aspecto ficou bastante idêntico.
Quem provou disse que até gostava mais destas, por serem mais estaladiças.

O truque para parecerem húngaros (julgo que a receita original leva gemas de ovos cozidas) é a farinha custarda ou custard powder - amido de milho com corante amarelo e aroma de baunilha, muito usado pelos ingleses para fazer uma espécie de leite creme instantâneo - disponível em quase todos os supermercados.

Para que a receita pudesse ser replicada mesmo por quem não tem Bimby, fi-los sem recurso à máquina e correu muito bem.



Húngaros caseiros rápidos
(receita de Cláudia Queiroz Samico via Facebook Bimby)

300 g de farinha
50 g de custard powder
(usei da marca Ramazzotti)
150 g manteiga
100 g de açúcar em pó
2 gemas de ovo
20 g/ml de leite
1 gema para pincelar
Cerca de 150 g de chocolate de culinária para cobrir
(usei de culinária)

À mão
Pré-aquecer o forno nos 180º. Numa taça grande juntar todos os ingredientes pela ordem da receita.
Misturar muito bem com as mãos e formar uma bola de massa uniforme.
Estender com o rolo até a massa ficar com cerca de 3/4 mm de espessura.
Recortar as bolachinhas com as formas desejadas, usando cortantes variados, e colocá-las num tabuleiro anti-aderente ou forrado com papel vegetal.
Com um garfo, fazer umas riscas leves na superfície das bolachas e pincelar com gema batida.
Levar ao forno até estarem bem douradas, cerca de 15 minutos (o tempo vai depender do forno).

Depois de bem arrefecidas, levar o chocolate a derreter em banho-maria. Mergulhar metade de cada bolacha no chocolate e deixar secar sobre papel vegetal.


Na Bimby:
Colocar os ingredientes por ordem no copo - 30 seg. Vel.5.
Retirar a massa do copo e estendê-la com o rolo até a massa ficar com cerca de 3/4 mm de espessura.
Recortar as bolachinhas com as formas desejadas, usando cortantes variados, e colocá-las num tabuleiro anti-aderente ou forrado com papel vegetal.
Com um garfo, fazer umas riscas leves na superfície das bolachas e pincelar com gema batida.
Levar ao forno até estarem bem douradas, cerca de 15 minutos (o tempo vai depende do forno).

Depois de bem arrefecidas, levar o chocolate a derreter em banho-maria. Mergulhar metade de cada bolacha no chocolate e deixar secar sobre papel vegetal.

8.6.11

Message in a cookie.





Quem me conhece, sabe que sou viciada em utensílios de cozinha, sobretudo forminhas de papel e cortantes para bolachas.
Quando a semana passada vi este cortante à venda na Pasgelpan, por apenas €9.50, não resisti.
Não sabia era que o iria pôr a uso tão rapidamente.

Acontece que a minha professora primária, que entretanto se tornou amiga da família, fez hoje 50 anos de casada.
Achei que era a ocasião ideal para experimentar o cortante.

A receita das bolachas (eu sei que já chateia saber que a receita é sempre a mesma, mas tive de fazê-las ontem, no fim de um dia de trabalho e na véspera de outro, sem condições para experiências) é a do costume e está aqui.

Mas sim, este cortante merece uma massa de bolachas que as deixe mais lisas e menos... rústicas, digamos assim.

O cortante portou-se muito bem, ainda que eu tenha usado a "calha" das letras separadamente, ou seja, primeiro cortei as bolachas e só depois gravei a expressão Parabéns! (com as letras incorporadas no cortante as bolachas precisavam de ficar ainda mais grossas do que estas, ou a palavra não ficaria gravada).
E foi pena o ponto de exclamação notar-se mal, para a próxima não vou usar.

A boa notícia é que podemos inscrever mensagens em qualquer formato de bolacha, não precisando de usar apenas o cortante que vem neste kit.
Mas este formato clássico é um charme, não acham?

22.5.11

Bolachas e mais bolachas.




Finalmente, o Lume Brando tem cabeçalho novo.

Não foi muito pensado nem planeado.
Apesar desta ideia já andar a rondar-me há algum tempo, estava meio adormecida, pois tinha pensado pedir aos meus colegas designers uma ilustração ou algo mais criativo.
Mas um dia da semana passada, à noite, quando os piratas já dormiam, deu-me para experimentar fazer as bolachinhas com os cortantes das letras e decorá-las com pasta de açúcar. Gostei do resultado.

Os meus colegas acabaram por me ajudar na foto (obrigada Sandra, obrigada Vítor!) e eis o Lume Brando mais catita.
Até porque a reboque do cabeçalho, refresquei o layout, os tipos de letra e acrescentei os atalhos para partilha no final dos posts.

Para assinalar esta mudança o primeiro post tinha de ser sobre... bolachas!

Estes bodies foram a minha primeira experiência em bolachas decoradas com pasta de açúcar e já tem alguns meses.
Foram feitas para uma colega de trabalho muito querida, a L., que as ofereceu no dia do baptizado do seu filhote (celebrado no mesmo dia em que fez um ano e em que os papás deram o nó - uma grande festa, portanto!).

Apesar de não terem ficado muito perfeitas, acho que ficaram fofas e combinavam com o tema da festa, ilustrado pela nossa talentosa colega designer, Sandra Rolão.




A receita das bolachas é a do costume e está aqui.
Depois de arrefecidas, trabalhar e esticar a pasta de açúcar, usar o mesmo cortante das bolachas na pasta e aplicar o motivo por cima da bolacha colando com glacé. Decorar igualmente com glacé e deixar secar muito bem (idealmente de um dia para o outro) antes de embalá-las.

Já agora, se gostam de bolachas decoradas, espreitem aqui o novo projecto da Carlota do Tangerina Aderente!

17.4.11

Cheira a Páscoa.






Flores açucaradas para madrinhas especiais.
Com os desejos de Páscoa Feliz. Para todos.

23.2.11

Meia dúzia.







Hoje foi dia de festa. Colorida.
O L. fez anos. Meia dúzia deles.
E que bom foi vê-lo tão feliz.
Estes foram o bolo e as lembranças que levou para a escolinha.
Os festejos serão retomados no fim-de-semana.
Até lá!

23.12.10

A todos, um Bom Natal.




O stress, o trabalho e as correrias da época (infelizmente, o Natal também é feito disso) tomaram conta do Lume Brando.
Mas não queria que a data passasse por aqui em branco.

Estas foram algumas das bolachas que fiz para os meus rapazes levarem para escolinha e para oferecer a alguns amigos especiais.
Inventei na receita e não ficaram muito boas, mas acho que cumpriram o seu papel de miminho 'eye candy'.

A todos os que me lêem e aos que nem por isso; a todos os food bloggers e food lovers; a todos os amigos - virtuais e reais; a todos, sem excepção, desejo um Bom Natal e um 2011 recheado de experiências positivas.

Um PS especial para os blogs de cozinha que costumo visitar e onde às vezes deixo uma palavrita (acho que sabem quem são!): tenho andado muito ausente da blogosfera, mas estou certa de que vou ter muita coisa boa para pôr em dia, assim que conseguir acalmar. A partir de Fevereiro, se tudo correr bem, espero poder voltar a acompanhar mais de perto as vossas aventuras culinárias! Beijos felizes.