ABOUT                       RECIPES                       LIFE                       INSTAGRAM                       FACEBOOK                       PINTEREST



4.5.09

Cacau nada sublime.


Este fim-de-semana quis experimentar uns soufflés de chocolate. Não posso passar muito tempo sem fazer nada que leve cacau. Acho que os bolos de chocolate são aquilo que faço mais vezes, tendo já experimentado pelo menos dez receitas, desde os que não levam farinha aos que levam óleo em vez de manteiga, passando por aquele em que quadrados de chocolate são colocados inteiros no centro do bolo antes deste ir ao forno. Mas desta última vez, era soufflé o que era suposto ser a estrela de um simples jantar só para nós os quatro. Tinha tudo o que a receita pedia, incluindo o leite condensado e o cacau em pó. E aqui é que a coisa deu para o torto. Costumo usar sempre o "Cacau magro" da Nestlé. Mas noutro dia, tentada pela diferença de preço, resolvi comprar o cacau marca Continente. Mal abri o pacote e se soltaram alguns pozinhos do dito, achei que o cheiro não era bem o que eu estava à espera. Como só tinha este, resolvi prosseguir com a receita. Mas a massa crua, feita com a ajuda do L., que não pode ouvir o som da batedeira eléctrica que vem logo a correr, continuava a não augurar um resultado muito feliz. Lá foram ao forno. Mas não ficaram nada bons e julgo que a culpa foi mesmo do cacau, que tinha um sabor estranho, a mofo. Pode ter sido azar, pode ter sido só aquele pacote, que estava dentro do prazo, como fui logo verificar. Mas não volto a comprar.
Quanto aos chocolates de culinária em tablete, aproveito para dizer que o meu preferido é o da Nestlé. Também gosto muito do Lindt 70% cacau, para aquelas receitas mais poderosas. Das marcas mais económicas, já experimentei o do Lidl (mauzinho) e o do Dia, que para mim apresenta uma óptima relação qualidade-preço, com mais % de cacau do que o Pantagruel, por exemplo.

Sem comentários: