ABOUT                       RECIPES                       LIFE                       INSTAGRAM                       FACEBOOK                       PINTEREST



7.5.09

Uma massa para pastéis especial.


O que mais me surpreendeu quando vi esta receita aqui, adaptada daqui, foi a massa. Nunca tinha visto uma receita de massa que levasse queijo creme. Fiquei curiosa e com vontade de experimentar, e há uns tempos atrás concretizei o desejo. Gostei do potencial da massa e da combinação dos ingredientes, ainda que não tenha usado o queijo das receitas originais. Usei uns queijos que já tinha no congelador há algum tempo - gorgonzola e outro de que já não me lembro bem. A minha massa, no entanto, ficou elástica em demasia, o que não permitia colar muito bem as bordas dos pastéis (colava e a massa voltava a retrair-se e a descolar) e o recheio acabou por sair em maior quantidade do que seria de esperar. Pelo mesmo motivo também não consegui esticá-la de modo a ficar fininha - ou encolhia outra vez ou rasgava de tão fina que estava, por isso acabaram por ficar um pouco massudos. As quantidades dos ingredientes também me deixaram um pouco baralhada, com uma pêra a ser suficiente, no meu caso, se bem que depois de prová-los concluí que podiam ter, de facto, mais recheio. Na altura achei que se pusesse mais recheio, não os conseguiria fechar. Enfim, coisas de amadora na cozinha. Um dia destes volto à carga, para ver se saem mais perfeitinhos. E estou a pensar usar recheios diferentes. Estes foram comidos como entrada.

Pastéis de queijo e pêra

125 g de queijo creme (usei Philadelphia)
50 g de manteiga à temperatura ambiente
1 chávena de farinha (usei uma chávena almoçadeira mal cheia)
1 gema para pincelar
1 queijo camembert (usei outros queijos mas julgo que este ou o brie devem ser mesmo boas apostas)
3 pêras (eu usei só uma, era grande)
Mel para servir (ou compota de frutos silvestres, gosto mais)

Bater o queijo creme com a manteiga até a mistura ficar homogénea. Misturar a farinha, aos poucos até se poder mexer a massa com as mãos. Amassar até se obter uma massa firme. Dividi-la em duas porções, envolvê-las em película aderente e refrigerar durante 30 minutos. Para o recheio cortar o queijo escolhido em pedacinhos. Descascar as pêras e cortá-las em fatias finas. Estender a massa e cortar círculos (eu fiz círculos com cerca de 14 cm de diâmetro, o que deu para nove pastéis; segundo as receitas originais dá para 40/45!) Colocar no centro de cada círculo pedacinhos de queijo e de pêra. Dobrar os discos ao meio pressionando bem para fecharem. Colocar os pastéis num tabuleiro anti-aderente e pincelá-los com gema de ovo. Levá-los ao forno pré-aquecido nos 180º durante cerca de 20 minutos. Servir mornos ou à temperatura ambiente regados com um fio de mel ou doce de frutos silvestres.

Sem comentários: