ABOUT                       RECIPES                       LIFE                       INSTAGRAM                       FACEBOOK                       PINTEREST



11.10.09

Com peso e medida.



"For solids, use cups only for estimating and for when an ingredient's exact measure isn't critical to the recipe. When you want accuracy in the quantity of solids, use a scale to weigh it. Using a scale is a must when making delicate sauces and pastries, where accuracy is vital."

Retirado daqui.

Quando às vezes escrevo que as receitas que apresentam as quantidades de sólidos em 'chávenas' me deixam algo confusa, não quer dizer que não saiba que esse sistema é comum em muitos países, nomeadamente nos Estados Unidos, e que existem uns conjuntos de colheres-chávenas medidoras com as respectivas capacidades expressas em cups. Só que da vasta parafernália culinária que tenho acumulado, não consta nenhum desses acessórios. Quer dizer, até tenho um conjunto desse género, mas é do Ikea e as capacidades vêm expressas em dl e ml e a colher-chávena maior é de apenas 100 ml. De modos que, volta e meia, lá ando eu à cata da chávena certa, até porque nem sempre a 'chávena' de uma receita corresponde exactamente ao mesmo volume ou peso da 'chávena' de outra receita. Depende do autor ou do país de onde nos chega a receita, sendo que nos EUA, por exemplo, 1 chávena/1 cup = 240 ml.
No 1º livro de Mafalda Pinto Leite existe no final uma tabela de conversões, só que aqui, por exemplo, 1 'chávena' é igual a 250 ml de volume, logo, as correspondências em gramas para ingredientes sólidos (farinha, açúcar...) são necessariamente um pouco diferentes das saídas de uma 'chávena' com diferente capacidade.
Preferia que as receitas me apresentassem sempre as quantidades de acordo com o sistema métrico internacional (litros, gramas, centímetros... ) mas mesmo por cá, em revistas e livros portugueses, é cada vez mais normal a unidade de medida ser a 'chávena'.
Sinal da globalização e sinal de que o melhor mesmo é investir em breve num bom measuring cup set, de preferência daqueles em que cada recipiente corresponde na totalidade à quantidade em causa, para que com uma faca ou espátula possa nivelar o ingrediente e tornar a medição mais precisa. Tanto no site de onde retirei a citação do início do post, como aqui, tenho muito por onde escolher.

1 comentário:

Vidazinha disse...

Isso das chávenas também é uma coisa que me chateia. É tão impreciso... com sistemas de medição tão universais (seja o métrico, seja o outro, que a conversão e fácil) e ao preço que se compram as balanças de cozinha hoje em dia, andar a medir as coisas às chávenas é um bocado absurdo.

Na comida salgada não me faz muita diferença que geralmente vai quase tudo a olho mas nos doces e molhos é chato.