ABOUT                       RECIPES                       LIFE                       INSTAGRAM                       FACEBOOK                       PINTEREST



23.8.10

Regresso às fatias.




As férias já são apenas uma memória diluída.
Desta vez o regresso foi ainda mais voraz.
O tempo (e a vontade) para o blog teimam em não aparecer.
Encaro este post como uma terapia.
A ver se o lume, ainda que brando, torna os meus dias mais apetitosos.

Bolo salgado de queijo e ervas
(Blue Cooking nº40 Julho 2009)

180 g de farinha com fermento

80 g de queijo Emental ralado (usei 100 g de flamengo)
200 g de queijo feta aos cubinhos (usei 125 g Palhais original)
3 ovos
100 ml de leite
100 ml de azeite
1 chávena de ervas picadas (usei um pouco menos de manjericão e salsa)
Sal e pimenta qb (não usei pimenta e adicionei muito pouco sal, pois o queijo, nomeadamente o de cabra, já é bastante salgado)

Pré-aquecer o forno nos 180º.
Untar uma forma de bolo inglês e polvilhá-la com farinha.
Bater os ovos com o azeite e o leite.
Temperar com sal e pimenta a gosto e juntar a farinha aos poucos, envolvendo sem bater.
Adicionar os queijos e as ervas picadas.
Envolver bem e verter a mistura na forma.
Levar ao forno cerca de 40 minutos.
Espete um palito no centro para confirmar a cozedura: quando sair seco, está pronto.


Saboroso e muito prático para piqueniques e refeições de Verão. Permite várias combinações a partir dos ingredientes base: leite, azeite, ovos, queijo ralado e farinha. A Blue Cooking sugere ainda manjericão e tomate seco; salmão e aneto; azeitonas e bacon, mas a imaginação é o limite. O amarelo da massa deve-se aos ovos caseiros, que melhoram qualquer receita...

7 comentários:

Babette disse...

Regressa com calma mas regressa que temos saudades!
Babette

Isabel (pipoka) disse...

Teresa,

Eu adoro cakes salgados e está conjugação - excelente - terá de ser experimentada ;-)

Tenho uma série de receitas lá no blogue. Inclusivamente comprei um livro só sobre o tema que dá as bases para criarmos as nossas próprias receitas e fazermos uma plêiade de combinações.

bjs

Bebedores do Gondufo disse...

Gostei do teu blog.

Blog da Nô disse...

Eu adoro bolos salgados! E adoro inventar combinaçãos neles! Gostei muito da sua receita!
Há dias , e épocas, que nada nos anima, não é?! É a vida!
Um abraço!
:o)

moranguita disse...

bem vinda de novo
o regresso e sempre doloroso eu ca acho :-)
esta uma delicia este cake
beijinhos

Anónimo disse...

Visitei este blog pela primeira vez e apeteceu-me experimentar tudo! O primeiro seleccionado foi este bolo salgado de queijo e ervas. Mas fiquei com uma dúvida: quantos ovos são utilizados?...
Obrigada,
Carolina.

Teresa Rebelo disse...

Olá Carolina!
Peço desculpa pela gralha, não me tinha apercebido de que faltavam os ovos nos ingredientes.
São 3! Já corrigi.
Muito obrigada pela visita e pelo comentário!
Beijinhos e boas receitas.
Teresa