25.6.12

Mais perto do céu, parte I




Todos os anos, por esta altura, costumamos fazer uma escapadinha de quatro ou cinco dias.
Vamos para fora, cá dentro: o Alentejo recebeu-nos dois anos seguidos, o ano passado foi o Douro e este ano voltámos a esta região que, merecidamente, está classificada como Património Mundial da Humanidade.

O Douro não é só paisagem e néctar dos deuses. Não que isto seja pouco: beber um copo de bom vinho a olhar os vários verdes dos socalcos é, só por si, uma experiência que nos reconcilia com a vida, normalmente demasiado buliçosa para que a apreciemos como deve ser.

Mas o Douro são também as pessoas, genuinamente simpáticas, a boa comida, o sossego e o clima, que no Inverno pode ser muito agreste, mas que nos finais da Primavera sabe comportar-se como gostamos: com sol e calor do bom, mesmo quando, num ano atípico, no resto do país faz frio e chove. 

Desta vez, a nossa casa durante quatro dias foi esta.
E uso o termo casa porque foi mesmo assim que nos sentimos: nós, o casal amigo que repetiu connosco este destino e as nossas crianças.

Vê-las felizes a descobrir os recantos da quinta ou a brincarem na piscina enquanto se punha a conversa em dia, foi uma das partes boas deste fim-de-semana prolongado, que incluiu ainda refeições suculentas e preguiçosas,
de que darei conta no próximo post...



9 comentários:

  1. Olá!! Sem dúvida que esta zona de Portugal é simplesmente lindíssima. Tenho raízes no Douro e tal como tu é onde me sinto verdadeiramente em casa. Com estas tuas fotos senti cá uma saudade!

    beijinhos

    ResponderEliminar
  2. adoro o Douro, não tivesse eu uma "costela" nortenha :)
    Não passa um ano sem dar uma volta por esta zona!
    Lindas fotos :)
    um beijinho

    ResponderEliminar
  3. Que maravilha de ambiente!!!
    Adoro o Douro. Aliás todo o nosso Portugal é lindo!!!
    Fotos muito bonitas... aliás como é habitual :))
    Feliciades.
    Bj.

    ResponderEliminar
  4. Que bonitas imagens, deu vontade de ir aí já este fim de semana, beijos

    ResponderEliminar
  5. heyyy!!
    que fotografias tão bonitas que temos aqui hoje!!fiquei cheia de contade de ir até ao Douro, que infelizmente não conheço=(

    ResponderEliminar
  6. Ficamos mesmo com vontade de ir!...
    Babetet

    ResponderEliminar
  7. Olá Teresa
    Apesar da minha alma sulista, reconheço que o Douro tem lugares lindissimos. Quando os rapazes eram pequenos conheci muitos dos seus recantos, onde tenciono voltar um dia.
    Beijo

    ResponderEliminar
  8. Que bom encontrar a quinta do Valado com estas novidades todas no Lume Brando! E que lindas as fotografias! Há um ano e tal estivemos a passar o fim de semana e toda essa parte nova estava em construção. Uma maravilha a adega, e o pequeno almoço, e a simpatia de quem nos recebeu.
    Saudades do douro!
    Beijinhos
    Catarina

    ResponderEliminar
  9. Faz agora 1 ano que andei perdida nesas maravilhas do Douro.
    As tuas fotografias, lindas, lindas, encheram-me de saudade... :)
    Bjs

    ResponderEliminar