Os últimos dias (e a bem dizer as últimas semanas) têm sido bastante intensos por aqui.
Preparar workshops, dar workshops (e dar entrevistas...), desafios inesperados e algumas encomendas pelo meio.
O blog tem andado por isso parado, mas hoje tinha mesmo de vos trazer um post em modo de reportagem e uma receita especial.
Realizou-se no sábado passado o evento de que vos falei a favor da Liga Portuguesa Contra o Cancro. "Uma cozinha pela vida" inseriu-se na iniciativa da Liga "Um dia pela Vida" e foi magistralmente delineado pela Mª João do Clavel's Cook, que convidou o Lume Brando para parceiro desta aventura.
Foi uma honra para mim participar e foi muito reconfortante chegar ao fim cansada, mas sentir toda a plateia entusiasmada e satisfeita.
A palestra do Dr. Bruno Maia, nutricionista e médico (que gentilmente se juntou a esta causa e que no dia aceitou de forma divertida ser nosso ajudante de cozinha) foi muito, muito interessante e reteve a atenção dos participantes, que puderam fazer perguntas e esclarecer diversas dúvidas.
A cooking lesson da Mª João foi deliciosa e pro como ela é, encantou todos os presentes: dos cogumelos à limonada de bagas goji, passando pelos brócolos salteados com amendoins, só se ouvia "Mmmmm.... que bom"!
Depois dos salgados, chegou a hora dos doces com pouco açúcar: crepes que levam azeite com frutos vermelhos, crumble natura e batido de anona (este último não pôde ser provado em todo o seu esplendor, pois as únicas anonas que consegui encontrar já se encontravam num estado algo duvidoso, o que foi uma pena, porque o batido com anona fresca e madura fica mesmo agradável e saboroso).
O crumble natura, adaptado de uma receita que vi no fantástico In the mood for food, fez imenso sucesso e é por isso a primeira receita de sábado a ter lugar aqui no blog.
Quero agradecer uma vez mais à Mª João por esta oportunidade, que para além de me ter permitido apoiar uma causa tão importante, obrigou-me a pesquisar e a aprender mais sobre hábitos alimentares saudáveis. Obrigada também a todos os que se quiseram juntar e contribuíram para o sucesso do evento: aos queridos participantes, à galeria 604 R/C, que cedeu o seu fantástico espaço, à Bonsalt, que forneceu o sal sem sódio especialmente indicado para hipertensos e ofereceu embalagens aos participantes, à Floresta Viva, que contribuiu com deliciosos cogumelos biológicos shitake, à Sabor da Fruta, que forneceu quase todos os legumes e frutas e, finalmente, à DeBorla, que ofereceu à Liga todos os utensílios de cozinha que utilizámos. Um agradecimento especial à Marta e ao Marlon Ayres pela cobertura fotográfica e audiovisual, que irá ajudar a perpetuar na nossa memória este evento tão especial, para não falar que sem as suas imagens este post não seria a mesma coisa.
Para ler o relato da Mª João Clavel sobre o evento é aqui.
E agora, toca a preparar os workshops para o Cozinha de Blogs!
PS: excepcionalmente, este post não foi traduzido para inglês.
Crumble Natura
(adaptado daqui)
Para cerca de 6 taças pequenas
10 peças de
fruta não muito grandes (ex.: pêssegos e bananas)
75 g de nozes
75 g de amêndoas com pele
Cerca de 15 tâmaras secas s/ caroço
Canela em pó qb
2 colheres de sopa de mel ou a gosto
Sumo de 1 laranja pequena
2 iogurtes tipo grego naturais sem açúcar
Chocolate preto para decorar
Levar a tostar as amêndoas numa frigideira anti-aderente.
Cerca de 15 tâmaras secas s/ caroço
Canela em pó qb
2 colheres de sopa de mel ou a gosto
Sumo de 1 laranja pequena
2 iogurtes tipo grego naturais sem açúcar
Chocolate preto para decorar
Levar a tostar as amêndoas numa frigideira anti-aderente.
Num processador de cozinha, colocar as amêndoas tostadas e arrefecidas, as nozes e as tâmaras
descaroçadas e triturar em pedaços grossos (não triturar demasiado), até ficar com o aspecto de um crumble.
Passar
para uma taça, juntar a canela e o mel.
Lavar, descascar
e cortar a fruta em pequenos pedaços.
Regar com o sumo de laranja.
Triturar metade da fruta até ficar em puré e dividir pelas taças.
Colocar por cima fruta em pedaços e
cobrir com o crumble. Servir com uma colherada de iogurte e raspas de chocolate preto.
Adorei a partilha e o evento em si. Se não fosse de tão longe também teria estado presente. Foi realmente um evento muito bom e por uma causa tão nobre. Obrigado e boa sorte para o próximo :)
ResponderEliminarTêm de repetir este evento em Lisboa, tive muita pena de não conseguir ir. Entretanto vou-me deliciando com os vossos relatos e com as maravilhosas imagens :)
ResponderEliminarAdorei este resumo! Está tudo tão bem relatado que parece mesmo que estamos lá de novo. Obrigada eu por tudo, Teresa. É um prazer trabalhar contigo! Terá sido a primeira de muitas, tenho a certeza. Um beijinho enorme e... boa!!! Temos receita online! ;)
ResponderEliminarTeresa, o workshop foi maravilhoso e ADOREI este crumble. Uma receita que vou fazer de certeza :)
ResponderEliminarAdorei conhecer-vos pessoalmente (são uma simpatia) e adorei ouvir o Dr. Bruno Maia.
Haja mais eventos destes para podermos contribuir para causas como esta.
Obrigada pela maravilhosa tarde.
Bj
Carla Calçada
Gostei muito do evento.
ResponderEliminarO crumble deve ter ficado uma maravilha.
Bjs
Parece me ser uma delicia de receita...
ResponderEliminarA guardar!!!
Bjoka
Rita
Tão bom!
ResponderEliminarAdorava ter lá estado!
Que lindas estão as duas, como disse à Maria deve ter sido uma tarde muito bem passada. Tenho tanta pena o Porto ser tão longe de Lisboa :( beijos
ResponderEliminarTeresa, fico tão contente por te teres inspirado no raw crumble!!! eu acho uma sobremesa deliciosa que não fica nada atrás do crumble tradicional, e gostei da tua adaptação; tostar as amêndoas dá outra profundidade de sabor sem dúvida! bjinho
ResponderEliminarIniciativas destas são de louvar: os blogs juntos por uma causa maior. Nunca saberemos quando iremos estar do lado de quem sofre.
ResponderEliminarParabéns a si e à organização.
Um abraço aqui dos Açores.
Patrícia