ABOUT                       RECIPES                       LIFE                       INSTAGRAM                       FACEBOOK                       PINTEREST



29.4.16

A primavera, finalmente.



















Gloriosa primavera.
Finalmente começamos a sentir-te. E sabes tão bem!
Ainda não vais segura, mas já vais formosa.
Confesso que ainda me surpreendo com a tua luminosidade ao fim do dia. Depois deste inverno que parecia não querer acabar, ainda estranho sair de casa sem casaco grosso ou guarda-chuva. Mas, como dizia Fernando Pessoa nos seus tempos de publicitário sobre uma conhecida marca de refrigerante, "primeiro estranha-se e depois entranha-se". E eu cá estou, pronta para usufruir das coisas boas da época entranhadas nos meus dias: a temperatura amena, a roupa mais leve, o semblante desanuviado das pessoas na rua, a vontade de planear saídas e atividades com os rapazes, um café numa esplanada, as receitas com fruta da estação.

Esta galette foi a receita que levei esta semana ao programa Olá Maria, no Porto Canal (quem segue o Lume Brando no facebook já a tinha visto, numa foto de telemóvel!) e é um brinde à minha estação do ano preferida, com morangos como protagonistas.
E apesar de rústica e tosca, esta tarte também pode ser um mimo para as mães, cujo dia se celebra já este domingo. Afinal, os filhos também nunca são perfeitos ;)


GALETTE DE MORANGOS MARINADOS EM BALSÂMICO

Para a massa:
100 g de farinha s/ fermento
50 g de farinha de amêndoa (amêndoa com pele moída)
50 g de manteiga fria partida em pedaços
1 colher de sobremesa de açúcar amarelo
1 ovo pequeno

Para o recheio:
500 g de morangos
2 colheres de sopa de vinagre balsâmico
4 colheres de sopa de açúcar amarelo
Uma mão cheia de amêndoas laminadas

Raspa de limão para polvilhar no final
Folhinhas de hortelã para decorar


No mínimo com uma hora de antecedência, lave, seque e tire os pés aos morangos, corte-os a meio e coloque-os numa taça juntamente com o açúcar e o vinagre balsâmico. De vez em quando mexa-os e envolva-os na calda.

Entretanto prepare a massa: coloque todos os ingredientes numa taça grande e amasse com as pontas dos dedos até obter uma massa moldável. Forme uma bola achatada, envolva em película aderente e leve a frigorífico durante cerca de 30 minutos.

Pré-aqueça o forno nos 160º ventoinha (ou 180º se o seu forno não tiver ventoinha).
Retire a massa do frigorífico e estique-a em forma de círculo sobre uma superfície enfarinhada e com a ajuda de um rolo de cozinha, deve obter um círculo grande (pode ser tosco e irregular, até tem mais graça!), com uma espessura de cerca de 2 mm, no máximo. Passe a massa com cuidado para um tabuleiro forrado com papel vegetal.

Escorra os morangos e espalhe-os na massa, deixando uma margem larga a toda a volta.
Dobre esta margem de massa para o interior da tarte.
Leve ao forno na posição médio cerca de 45 minutos. Uns 15 minutos antes de terminar a cozedura, espalhe algumas amêndoas laminadas e leve de novo ao forno.

Sirva morna ou fria polvilhada com raspa de limão, decorada com folhinhas de hortelã e acompanhada de iogurte natural, mascarpone ou natas batidas.

Nota: esta não é uma tarte muito doce, os mais gulosos talvez queiram polvilhá-la com um pouco de açúcar antes de ir ao forno.

Mais receitas de galettes:
Galette de figos, amêndoas e mel
Minigalette de legumes
Petit galettes de ameixa e framboesa
Galette de ameixas e framboesas




7 comentários:

Tânia Tiago disse...

Uau... Uma deliciosa galette. Tão boa que deve ser a julgar pelo aspecto maravilhoso apresentado.
Bjinhos
Bom fim-de-semana!! :)

http://bimbysaboresdavida.blogspot.pt/

Mary - Strawberrycandy disse...

Que galette linda e deliciosa certamente!
Beijinhos,
Espero por ti em:
strawberrycandymoreira.blogspot.pt
http://www.facebook.com/omeurefugioculinario

Rute Jacinto disse...

Olá Teresa, adorei este teu texto e a tua galette! Cá em casa somos fãs de morangos e não sendo muito doce acho que vamos mesmo experimentar, aliás, sabia-me mto bem uma fatia como sobremesa agora! Beijinho e feliz dia da mãe :)

Ruth Miranda disse...

Realmente que Inverno tão fora de época que tivemos, depois de um Verão a perder de vista e de um Natal em pleno Outono, finalmente a Primavera. Adoro galettes assim rústicas, ficam tão bonitas de fotografar - nem vou falar do quanto é bom de comer!!
http://bloglairdutemps.blogspot.pt/

sil disse...

Simplesmente, maravilhosa!!!

Chapéus Pingleton disse...


O bolo parece muito deliciciosa , fez -me com fome :D
Um beijinho :D

http://www.pingletonhats.com/pt/sombreros

Bela Dina disse...

OOOooooh god!!!!!!!!!!
Anda uma gaja a dar no duro no exercicio para depois se deparar com estas tentações! Ainda bem que só vejo em fotos pois ainda assim fico a babar!
:)