ABOUT                       RECIPES                       LIFE                       INSTAGRAM                       FACEBOOK                       PINTEREST



18.8.05

Um sargo e pêras.


Sargo cozido ao vapor no restaurante Duque de Caminha, este Verão.
Aromático, suculento, fresquíssimo. Parece que o segredo (semi-desvendado pela D. Olímpia) está em temperar não o peixe mas a água, que ao evaporar-se dá ao peixe um sabor especial. Prometo experimentar brevemente em casa, numa panela Inco “herdada”. O cesto de bambu ou o “cesto" metálico perfurado, próprios para cozinhar a vapor numa panela normal, são outras hipóteses, desde que o peixe seja de dimensões bastante mais reduzidas! Para quem preferir comê-lo no Duque, fica o aviso: aqui, a comida não é de luas, pelo contrário, mas o dono do restaurante, marido da D. Olímpia, parece ser.
Em todo o caso, vale a pena. O ambiente é agradável, a decoração é algo rústica mas confortável, e a comida, não custa nada repetir, é óptima. Incluindo as pêras – bêbedas - que se podem trincar à sobremesa. Fica na Rua Direita (ou seja, na rua dos bares), bem no centro de Caminha. O telefone é o 258 722 046.

Sem comentários: