ABOUT                       RECIPES                       LIFE                       INSTAGRAM                       FACEBOOK                       PINTEREST



30.4.09

Patê "Dá-me a receita já!"




Se há uma receita de sucesso infalível, em que toda a gente que come pela primeira vez fica rendida de imediato, é esta. Não me lembro de uma receita ter sido tantas vezes solicitada e transmitida. Tipo esquema de pirâmide, estão a ver? Porque quem prova uma vez, só pensa quando poderá repeti-la em casa e surpreender a família e os amigos. Chegou até mim através da minha prima L., que cozinha divinalmente, mas já lhe tinha sido dada por uma amiga que tinha uma prima que tinha uma tia que tinha uma amiga. Ou seja, o seu autor ou autora é desconhecido. Mas merecia um lugar no céu. Assim que experimentarem e comerem, vão perceber do que estou a falar. Vamos ao que é preciso:

Patê de forno de alho francês e bacon

• 1 pão grande para rechear
• Bacon (comprar uma daquelas porções embaladas, de 200g, e partir aos cubinhos)
• Alho francês (3 talos compridos pelo menos, sem a rama verde)
• Maionese (gosto da Hellmans/Vianeza - a quantidade depende da quantidade dos restantes ingredientes, mas 1 frasco dos pequenos deve chegar)
• Mistura de queijos ralados para gratinar (Ex.: “4 queijos” Dia ou “3 queijos” Président - comprar um pacote e juntar a gosto)
• 1 molho de coentros frescos picados (opcional)
• Tostinhas para acompanhar

Num tacho ou frigideira anti-aderente, juntar o bacon em cubinhos com o alho francês partido às rodelas finas. Deixar cozinhar bem, até o alho francês ficar bem macio e transparente. É preciso bastante alho francês, pois vai reduzir imenso de volume. Deixar arrefecer (se for para levar de imediato ao forno e servir, não é preciso arrefecer). Quando estiver frio, juntar a maionese e o queijo ralado, de forma a obter-se uma pasta cremosa. Juntar nesta altura os coentros, se for caso disso.
Abrir uma tampa no pão e retirar-lhe o miolo. Rechear o pão com o preparado e levar ao forno quente cerca de 20/25 minutos ou até o queijo estar derretido e o patê gratinado (pode ir com a tampa, para não queimar por cima). Podem levar-se também ao forno os pedaços de miolo de pão e usá-los como tostinhas. Servir de seguida
.

É ideal para lanches, festas e dias especiais, com muita gente lá em casa. No dia em que o fizerem e servirem, preparem com alguma antecedência cópias com a receita: vai ser impossível não a implorarem!

3 comentários:

B. disse...

Ui! O sucesso que eu já fiz graças a esta receita! Já é da praxe, não há jantar que não seja acompanhado deste patê divinal!

L.O. disse...

Experimentei este fim-de-semana num jantar de amigos. Óptimo. E claro... tive de partilhar a receita.

Miriam disse...

Tem um aspecto fantástico... hummm... vou ter de experimentar :)
Obrigada