ABOUT                       RECIPES                       LIFE                       INSTAGRAM                       FACEBOOK                       PINTEREST



16.8.09

Férias. Já fui e já vim.



A internet em baixo nos minutos que antecederam a partida para as férias não me deixou publicar uma última receita, nem me permitiu dizer um até já. Sorry.

Entretanto voltei e decidi recomeçar com uma boa sugestão para aproveitar a fruta madura que por esta altura há nos quintais e nas fruteiras.

Este crumble foi feito nas férias, de cabeça, pois achava que não tinha nenhuma receita de crumble nos livros de cozinha que levei comigo.
Mas enganei-me, dias mais tarde, descobri uma receita no livro da Bimby*!

Mas verdade seja dita, não há muita ciência na confecção de um crumble de frutos: farinha, manteiga, açúcar e fruta são os ingredientes essenciais. A canela ou outras especiarias e o sumo de limão para a fruta não oxidar, por exemplo, são pormenores que enriquecem esta sobremesa ou lanche bem fácil de fazer, mas a sua inexistência não impede que nos deliciemos com ela.

Crumble de pêra e pêssego

200 g farinha
150 g açúcar em pó
(ou normal)
175 g manteiga
3 pêras grandes maduras
4 pêssegos maduros
Sumo de limão

Descascar e cortar a fruta em pedaços, espalhá-los num prato de forno e regá-los com sumo de limão. Numa tigela grande juntar os restantes ingredientes e misturá-los com a mão até ficar tipo migalhas. Espalhar esta mistura por cima da fruta e levar ao forno pré-aquecido nos 180º durante cerca de 40 minutos ou até a crosta ficar bem dourada e o sumo dos frutos estiver a borbulhar.

Quanto mais sumarentos forem os frutos, melhor fica o crumble, digo eu.
Para os mais gulosos, uma bola de gelado de baunilha serve de acompanhamento perfeito.

*Com dois miúdos pequenos, a ida a restaurantes revela-se muitas vezes uma extenuante e embaraçosa missão. Por isso, por não gostarmos muito de comida comprada, por gostar de cozinhar e por termos uma Bimby a precisar de ser explorada, decidimos que nestas férias iríamos fazer todas as refeições nas casas onde estávamos. Foi cansativo mas valeu a pena. A Bimby revelou-se uma ajudante fiel e eficaz. Sopa, arroz, estufados, o refogado para o soufflé, a massa da pizza e o respectivo molho de tomate... Tudo se revelou mais fácil e mais rápido de fazer com a Bimby. Para não falar do sorvete de manga e dos fantásticos granizados de espumante e morangos saboreados todos os dias ao fim da tarde. Um luxo.

Sem comentários: