ABOUT                       RECIPES                       LIFE                       INSTAGRAM                       FACEBOOK                       PINTEREST



19.10.09

A minha varanda está cheia de ervas.





Alecrim
Cebolinho
Coentros
Hortelã
Manjericão
Poejo
Salsa
Tomilho


Depois de uma primeira tentativa falhada, a que por certo o excesso de luz e calor não foram alheios (a minha única varanda está virada a poente), volto a investir na produção própria de ervas aromáticas.
Não sei até quando vão resistir. É mais uma questão de sorte, porque infelizmente faltam-me o jeito, a experiência e o tempo necessários para cuidar das plantas como deve ser. Às vezes pego nos livros que tenho sobre ervas aromáticas mas é sempre tudo tão a correr, que passados alguns minutos já não sei qual a erva que gosta de sombra, aquela que adora luz ou a outra cuja sede é moderada.
Mas mesmo que seja por pouco tempo - e prometo que desta vez vou fazer um esforço por cuidar melhor delas, até porque conto com a ajuda das mãos da C., bem mais sábias do que as minhas - valeu a pena ver os meus piratas entusiasmados a espetar os pauzinhos com as etiquetas nos vasos, e é sempre engraçado ouvi-los a discutir quem é o primeiro a regar. Quer dizer, engraçado talvez não seja a palavra certa porque raramente chegam a acordo e quase sempre tenho de ser eu a arranjar uma boa teoria para fazer a escala.
Quanto ao privilégio de poder ir na hora buscar umas folhinhas de tomilho fresco para aromatizar uma entrada de queijo ou cogumelos, umas hastes de cebolinho para decorar um patê, um pezinho de salsa para juntar ao pão ralado ou umas folhas de manjericão para terminar a salada, é o sonho de qualquer pessoa que adore cozinhar e comer bem. Espero não ter de acordar do sonho tão cedo.

7 comentários:

Vidazinha disse...

Que inveja.

Também já fiz uma primeira tentativa e falhou redondamente. Umas coisas semeei, outras comprei já em vasos mas a salsa atraiu bicaharada em barda e acabou por destruir tudo.

Susana Almeida disse...

Assim que tiver a chave da minha casa nova...este vai ser um dos sonhos que vou concretizar em primeiro lugar!! Adoro cozinhar e sempre sonhei em ter as minhas proprias ervas aromaticas...
obrigada pelo post...incentivou-me!
bjs

Maria Ferreira disse...

Estão lindas as suas ervas aromáticas, espero que se desenvolvam sempre com este aspecto saudável.
Parabéns

Tangerina disse...

Estão tão lindas!!
Cá em casa não se dá nada :(
Este fim de semana comprei 4 vasos, vamos ver quanto duram... é que a varanda é virada a sul e tem sol o dia todo :(

Beijinhos,
Carlota

Pierre Corneille disse...

Ah, eu já tentei plantar várias vezes, mas aqui em casa não há sol suficiente, uma pena. As suas plantas são lindas, parabéns. E adorei o blog também, já te linkei no meu.

Marina disse...

Que maravilha!
Também comprei umas sementes... mas realmente é difícil conseguir sucesso. Vamos ver...
Boa sorte com as tuas ervas!
Beijinhos.

Margarida disse...

A minha primeira experiência com aromáticas também não correu muito bem mas a segunda venceu e hoje ainda resistem e estão lindas. Ao sol tenho hortelã, salvia, coentros, rúcola e agora também aipo.
À sombra está o manjericão, o cebolinho e o poejo.
O problema são as lagartas às vezes mas nada que não se resolva. : )