20.10.10
Um livro, uma receita #20
Este livro foi a minha prenda do Dia da Mãe de 2007.
Em nome dos piolhos, o G. escreveu na primeira página que o objectivo era eu poder ter mais ideias para mimar a família. E ler isso dá-me sempre imenso prazer, ao contrário de muitas pessoas que conheço, que detestariam receber livros de cozinha, nomeadamente do marido, por acharem que isso significaria terem de cozinhar por obrigação.
Folheio-o muitas vezes. Está cheio de receitas realmente simples, rápidas e fáceis, como a capa promete. Imensas de frango, muitas de peixe e vegetarianas, inúmeras sugestões com massa e algumas sobremesas. Já me tinha inspirado algumas vezes, mas esta foi a primeira vez que segui uma receita mais 'à risca'.
No talho onde costumo ir, o senhor ficou algo hesitante quando lhe pedi que me picasse carne de frango, que a máquina não era a mais indicada e que não costumava fazê-lo. Mas depois de um vá lá persuasivo e da referência a uma receita especial, lá acedeu ao meu pedido.
O resultado, depois de acrescentados os restantes ingredientes, foram uns hambúrgueres suculentos e saborosos, que se portaram lindamente mesmo depois de congelados. Aconselho por isso a fazer-se uma grande quantidade de cada vez e a congelá-los já moldados e embalados individualmente em película aderente. Nas fotos não têm muito bom aspecto, mas posso garantir que são mesmo bons e até os miúdos adoraram (e nem sequer deram conta da cenoura e da cebola lá metida!)
Hambúrgueres de frango e queijo
Para 6/8 unidades
1 colher de sopa de óleo de girassol (usei azeite)
1 cebola picada
1 dente de alho esmagado ou picado
1/2 pimento vermelho (não tinha e usei 1 cenoura pequena ralada)
450 g de carne de frango picada (usei peito)
2 colheres de sopa de iogurte grego magro (usei natural normal)
50 g de pão fresco ralado grosseiramente, idealmente integral ou de mistura
1 colher de sopa de salsa picada ou outra erva.
50 g de queijo Cheshire esfarelado (usei flamengo ralado grosseiramente)
Sal e pimenta a gosto
Levar ao lume num tacho ou frigideira o azeite com a cebola e o alho.
Deixar cozinhar por cerca de 5 minutos e juntar o pimento ou a cenoura (se for cenoura deixar cozinhar mais alguns minutos).
Transferir para um taça, juntar a carne picada de frango, as migalhas finas de pão, a erva e o queijo. Temperar com sal e pimenta e moldar em pequenas bolas que depois se achatam formando os hambúrgueres.
Levar ao frigorífico cerca de 20 minutos antes de os grelhar no grill do forno: eu não os refrigerei e grelhei-os numa frigideira anti-aderente pincelada com azeite.
Quando cozinhei os congelados, deixei-os descongelar um pouco primeiro.
Servir no pão com alface e tomate ou no prato com uma boa salada (que não foi o caso da salada da foto, que era uma singela salada de alface temperada com azeite e balsâmico).
Que belo aspecto! Uns hamburgers feitos com uma carne mais saudável e até com uma notinha de vegetais!...
ResponderEliminarAprovado
PS- Tb sou das que deliram com um bom livro de culinária como prenda!...
Babette
Uma receita bem suculenta, com dupla vantagem: a de ser passível de congelação o que a torna muito prática, e a de agradar o paladar exigente da pequenada! (E o meu também ;))
ResponderEliminarBeijinho.
Teresa, seus hamburgers ficaram lindos! E adorei o acrescimo da cenoura!
ResponderEliminarEu costumo fazê-los sempre, mas pico a carne de frango aqui em casa, no robot de cozinha. Já os fiz de peixe também!
Um beijo!
:o)
Tal como tu e como a Babette, adoro receber livros de culinária! E, o meu marido sabendo disso, costuma fazer-me o gosto! Gostei da receitinha saudável e muito prática! Com a vantagem de agradar a todos ( piolhos e menos piolhos!) Um beijinho
ResponderEliminara carne de frango e uam carne maravilha poer ser mais saudavel
ResponderEliminarlogo estas hamburguers encheram-me os olhos
eu ca ja dei livros ao namorado e ele gostou:-)
boa semana
beijinhios