ABOUT                       RECIPES                       LIFE                       INSTAGRAM                       FACEBOOK                       PINTEREST



10.10.11

Sweet garden.








































Uns queques que combinam com o Verão tardio que teima em fazer-nos companhia por estes dias.
Recentemente comprei estas forminhas de papel que fazem lembrar pétalas ou folhas, e achei que quando as usasse o tema deveria andar à volta de flores: estava encontrada a desculpa perfeita para finalmente decorar com creme de manteiga e saco/bico pasteleiro, inspirada no trabalho de Amanda do blog I am baker, de que sou absolutamente fã.
E estava criado o cenário ideal para fazer umas experiências fotográficas, no âmbito do curso de fotografia que estou a fazer (e a adorar!).

Fiquei bastante satisfeita com o 'creme de manteiga', quer em termos de sabor e textura, quer no que diz respeito ao comportamento com os corantes e o saco pasteleiro (com o qual ainda estou a dar os primeiros passos).
Para mim, este tipo de decoração é bem mais comestível do que a pasta de açúcar, embora continue a achar que os cupcakes valem sobretudo pelo aspecto visual. Se estivermos a falar de sabor e do prazer de comer, confesso que os prefiro bem mais simples!

A massa era de chocolate - uma receita de que gosto bastante e que já tinha publicado aqui, mas como fiz apenas 1/3 da receita, deixo aqui os ingredientes nas quantidades que utilizei desta vez.

Agora, estou ansiosa por experimentar este tipo de cobertura num bolo.

Fiquem atentos!



Minicupcakes de chocolate, decorados com creme de manteiga
Para cerca de 18

Para a base de chocolate
30 g de manteiga
60 g de açúcar
55 g de chocolate culinária
30 g de farinha
1/2 colher de café de fermento
2 ovos separados


Para a cobertura
(adaptado daqui)
4 chávenas* de açúcar em pó
1 chávena* de margarina
(usei 2/3 margarina e 1/3 manteiga)
Leite qb

Corante gel ou liquigel laranja
Corante gel ou liquigel amarelo


Pré-aquecer o forno nos 180º.
Bater bem a manteiga com o açúcar.
Juntar as gemas.
Derreter o chocolate com um fio de leite ou água e juntá-lo à mistura anterior.
Adicionar a farinha e o fermento e por fim envolver as claras batidas em castelo.
Distribuir pelas forminhas de papel e levar ao forno cerca de 15/20 minutos, ou até ganharem uma crosta firme (devem ficar bem cozidos mas relativamente húmidos por dentro).

Enquanto estão no forno, preparar o creme de manteiga: bater a manteiga/margarina (segundo a Amanda do I am baker, usar margarina em vez de manteiga torna o creme mais consistente) num robot de cozinha (Bimby: alguns segundos Vel.5).
Juntar uma chávena de açúcar em pó de cada vez (Bimby: cerca de 5 segundos Vel.5 de cada vez ). Praticamente no final, ver a consistência: se estiver demasiado espesso, juntar um fio de leite e misturar novamente, se estiver demasiado fluído, juntar mais açúcar e misturar igualmente.

Dividir 3/4 do preparado por duas tacinhas e refrigerar o restante (para que não sobre, fazer queques maiores ou maior quantidade: reduzir aos ingredientes pode comprometer o recurso à Bimby ou a outro robot de cozinha, por insuficiência de volume).
Juntar umas gotinhas de corante amarelo a uma das taças e mexer bem, ajustando o tom a gosto.
Proceder da mesma forma com o corante laranja.
Depois dos queques arrefecidos, encher dois sacos pasteleiros descartáveis munidos de bicos #103 da Wilton com os respectivos cremes e dar largas à imaginação!

Para mais detalhes, vejam este tutorial do I am baker.

*240 ml de capacidade

9 comentários:

Sarinha disse...

Ficaram lindissimos. Beijocas

Marafuz Jewelry disse...

Onde estás a tirar um curso de fotografia? Nota-se que as fotos estão a ficar cada vez melhores e que o lume brando inicia uma nova etapa como food blog! Parabéns!

Lume Brando disse...

Olá Rita! (não me enganei no nome, pois não? ;-)
Estou a fazer o curso básico de fotografia digital do IPF (Instituto Português de Fotografia), no Porto. Comecei há pouco mas estou a gostar bastante. Para mim é um mundo completamente novo!
Beijinhos e obrigada.
Teresa

Pauluxa disse...

Olá,
Ficaram lindíssimos, achei o máximo ficou mesmo um doce jardim.
Beijinhos e um bom inicio d semana

Babette disse...

Um lindo jardim florido!.... Até o regador fica bem. Que giro teres iniciado o curso de fotografia!
Beijo
Babette

Maria João disse...

ADORO esse site também. Ando há meses a ganhar coragem para fazer um bolo lindo que lá vi para os anos da minha Mãe este fim do mês. Vamos ver se fica minimamnete parecido :-)
Também gosto muito do seu site, que descobri recentemete.

Moka disse...

Ficaram lindos!
Eu ando há uns tempos a tentar ganhar coragem para fazer esse tipo de decoração em queques e bolos. Quem sabe se vai ser esta receita o ponto de partida!?

Mssco disse...

Que inspiração :D

Obrigada!!

Bjo e bom fim de semana
Mssco
http://pessoalmentecozinhado.blogspot.com

Lenita disse...

Este jardim está tão bonito que acho uma pena comê-lo! apetece-me chamar as fadas e os duendes para aqui brincar.
Maravilhosos!