Há pouco mais de um mês, fui surpreendida com um simpático e irrecusável convite do projecto Simplesmente Baby: contribuir com algumas receitas para a sua rubrica apetitosa chamada "À volta da mesa".
Todos os domingos, neste site cheio de bom gosto dedicado às famílias e aos mais novos, é agora publicada uma receita ou uma sugestão ligada à cozinha. A meu lado nesta aventura de sabores estão mais quatro bloggers cujo trabalho adoro: a Ana, do Tapas na Língua, a Sandra, do Marmita, a Inês, do Ananás e Hortelã e a Susana, do No soup for you.
Estes cake pops foram a minha primeira sugestão e são uma perdição.
Parece complicado, mas garanto-vos que podem e devem mesmo tentar fazer isto em casa.
Depois de algumas experiências boas e menos boas (do género de ter cake pops a rachar ou a escorregar pelo palito), acho que cheguei à receita perfeita. Estes estão revestidos de cor-de-rosa, mas podem escolher de entre muitas outras cores disponíveis nas lojas de artigos para bolos ou usar até um chocolate de culinária que derreta bem. Deliciosos vão ficar com certeza.
E este domingo, volto a ser a convidada do S Baby. O que irá sair desta vez? Para não perder pitada é só fazer like aqui.
CAKE POPS DE CHOCOLATE
(para cerca de 50 unidades ou mais...)
Bolo:
2 ovos
1 chávena* de açúcar amarelo
1/2 chávena* de óleo vegetal
1/2 chávena *de água a ferver
65 g de chocolate em pó (ou 1/2 pacote)
1 chávena de farinha sem fermento
1 colher de chá de fermento em pó
*250 ml de capacidade
Ganache:
200 ml de natas
200 g de chocolate de culinária
Cobertura:
400 g de Candy Melts ou outras pastilhas coloridas de chocolate para fundir, ou sucedâneo de chocolate para fundir (há colorido e resulta muito bem).
E ainda, 50 pauzinhos de cake pops (pode usar palitos de espetada, mas os de papel aderem melhor às bolinhas)
Sprinkles coloridos
3 bases de esferovite (ou 3 ‘oásis’ de florista)
Pré-aqueça o forno nos 180º.
Unte bem uma forma pequena (14 ou 16 cm de diâmetro) com manteiga e polvilhe com farinha; forre o fundo com papel vegetal e volte a untar/polvilhar.
Coloque a água a ferver.
Com um batedor de varas, bata os ovos com o açúcar.
Junte o óleo, de seguida a água, e mexa bem.
Junte o chocolate, dissolva bem.
Envolva a farinha e o fermento.
Verta na forma e leve a cozer cerca de 25 minutos ou até um palito sair limpo do interior do bolo. Desenforme sobre papel vegetal e deixe arrefecer completamente.
Faça a ganache, partindo o chocolate em pedaços para um taça de vidro ou metal. Leve as natas a ferver e verta-as sobre o chocolate. Espere uns minutos e mexa com um batedor de varas até obter um creme liso e brilhante. Deixe arrefecer.
Quando o bolo e a ganache estiverem frios, desfaça o bolo para uma taça grande (reserve algum bolo para o caso da massa ficar demasiado mole) e junte aos poucos ganache amassando com as mãos (à partida não vai precisar da ganache toda). Para testar se a massa está no ponto, faça uma bolinha e espete um palito de cake pop: a bolinha não deve rachar. Derreta em banho-maria a cobertura escolhida (a água do recipiente de baixo não deve tocar no recipiente da cobertura), transfira-a para um copo alto, onde possa mergulhar os cake pops. Faça bolinhas (um pouco mais pequenas do que brigadeiros) e coloque-as sobre papel vegetal. Mergulhe a ponta de um pauzinho de chupa-chupa na cobertura e espete-o numa bolinha até cerca de metade desta. Repita a operação com as restantes bolinhas. Fixe quais foram os primeiros cake pops que fez, para começar a cobrir esses, pois já terão o pauzinho mais firme. Mergulhe cada cake pop no copo da coberura, retire, rode o cake pop suavemente para retirar o excesso de cobertura, salpique com os sprinkles (coloque uma taça grande por baixo, para aparar os que caem) e espete em esferovite ou ‘oásis’ de florista até secar.
Ficam tão lindos estes cake pops e que delícia devem ser. Gosto do facto de serem feitos com bolinho fresco porque normalmente são feitos para aproveitar restos de bolo.
ResponderEliminarBeijinhos,
Lia.
Ficaram bem fofinhos mesmo =)
ResponderEliminarBela forma de iniciar o projecto :)
ResponderEliminarFicaram mesmo lindos!
Bjinhos
Que lindos!
ResponderEliminarE engraçado, o posto de hoje é a receita deste bolo de chocolate. O modo de preparo é ligeiramente diferente.
Que lindos!
ResponderEliminarHoje o posto do meu blog é um bolo de chocolate como o desta receita. Só difere um pouco no modo de preparar.
Tão delicados estes cake pops, bem "girly"! Adorei
ResponderEliminarBeijinhos
ficaram lindos lindos!!!
ResponderEliminarBeijinhos,
http://sudelicia.blogspot.pt/
Amorosos!
ResponderEliminaré coisa que nunca me deu para fazer. Mas se alguém fizer, eu como LOL
ResponderEliminarque doçura :) obrigado, miss Lume brando!
ResponderEliminarQue lindos! Fazem as delícias de pequenos e graúdos... O facto de serem feitos com bolo acabado de fazer deve fazer com que sejam delciosos.
ResponderEliminarbeijinhos
ResponderEliminarFicaram lindos!
Já tentei fazer uns cake pops num aniversário do meu filho (fazem uma mesa gira :-)) mas a experiência com o sucedâneo não correu muito bem. Senti dificuldade em encontrar o ponto certo. Ou estava muito líquida ou muito pastosa. Mas derreti no micro-ondas.
Não percebi o que quererá dizer com : (a água do recipiente de baixo não deve tocar no recipiente da cobertura) , na altura de derreter a cobertura? Como assim. É um banho-maria normal?
Obrigada e um beijinho
Olá Michelle!
ResponderEliminarSim, às vezes o chocolate para cobertura pode pregar partidas, certifique-se na loja onde o compra se é adequado para o que pretende. Quando era pequena, em minha casa, "banho-maria" era colocar um recipiente dentro de outro com água, sendo que uma parte do recipiente pequeno mergulhava mesmo na água, mas depois aprendi que no verdadeiro 'banho-maria', o recipiente onde estamos a derreter o chocolate não deve tocar na água, ou seja, o recipiente maior, que está em contacto com o calor deve ter apenas um fundo de água. Penso que é para evitar que a água quente queime o chocolate. No Ikea há um acessório óptimo para banho-maria, uma espécie de meia bola em metal, que se apoia facilmente num tacho. Espero ter ajudado! beijinho
Olá Teresa!
ResponderEliminarMuito obrigada pela sua resposta, que me ajudará imenso.
Imagine que ao fim destes anos todos, para mim, no banho-maria o recipiente de cima toca na água do de baixo. Sempre fiz assim...
Eu tenho essa meia bola do Ikea da próxima vez que experimentar, conto-lhe o resultado.
Obrigada e um beijinho