Acho que já disse algures aqui no blog que gosto muito da Páscoa.
E quando esta acontece numa altura em que a Primavera já perdeu a timidez e nos abraça com claridade e calor, ganha uma magia especial.
Esta é talvez a altura do ano em que me sinto com mais energia, com mais vontade de mudar, de fazer, de planear, de sonhar: um tempo de renovação e inspiração.
No entanto, cá em casa, Páscoa é igualmente sinónimo de miúdos de férias, o que quer dizer menos tempo para a cozinha e para o blog. Mas entre os trabalhos de casa, as atividades lúdicas feitas com eles e a pensar neles, e as festas de família (para além dos aniversários, que são vários nesta época do ano, no fim-de-semana passado os meus pais completaram 50 anos de casados), consegui experimentar os 'meringue kisses' das divertidas Meringue Girls.
Conheci este projecto na Amazon, quando, há uns tempos, andava a ver as novidades em termos de livros de cozinha. Apaixonei-me de imediato pelas cores vibrantes destes merengues e não resisti a encomendar o livro.
Elegantes e com ar festivo, estes suspiros prometem tornar qualquer mesa de Páscoa ainda mais bonita.
Apesar de ser daquelas receitas que deixam a cozinha em estado de sítio, sobretudo se quiser fazer três versões com apenas uma dose de merengue, como foi o meu caso, ficam tão bonitos que o trabalho pegajoso compensa (o facto de eu ter usado sacos de pasteleiro pequenos ajudou à barafunda).
Confesso que é sobretudo com os olhos que os como: são um doce demasiado doce para ser consumido sem algo a contrastar (o livro tem imensas receitas em que estes mini-suspiros aparecem combinados com bolos, tartes, cremes e outras sobremesas, mas desta vez a ideia era mesmo testar apenas o merengue).
Apesar dos meus não terem ficado tão perfeitinhos como os da Alex e da Stacey, gostei muito do resultado e fiquei com imensa vontade de testar novas cores e combinações de sabores.
A todos, uma doce e colorida Páscoa!
MERINGUE KISSES OU SUSPIROS COLORIDOS
(Receita base das Meringue Girls)
Para cerca de 35
150 g de claras
300 g de açúcar fino
Castanhos:
2 colheres de cacau em pó
Amarelos:
Corante alimentar amarelo
Sprinkles (Vahiné)
Verdes:
3 colheres de sopa de pistácios picados
4 gotinhas de água de rosas
Corante alimentar verde
Pré-aquecer o forno nos 200º.
Forrar um tabuleiro de forno com papel vegetal, colocar aí o açúcar fino numa camada uniforme e levar ao forno cerca de 5 minutos ou até as bordas começarem a caramelizar (aquecer o açúcar faz com que este se dissolva mais facilmente nas claras de ovo; confesso que o meu primeiro merengue não ficou bem, ficou a notar-se o açúcar, talvez porque o forno ainda não tinha aquecido o suficiente; da segunda vez retirei o açúcar só quando no rebordo já estava mesmo a derreter e correu bem).
Entretanto começar a bater as claras numa batedeira com apoio. Inicialmente numa velocidade lenta até ficar com bolhinhas uniformes por toda a superfície e depois numa velocidade mais alta, até ficar preso o suficiente para não sair da taça quando esta é virada para baixo. O açúcar já deve estar no ponto nesta altura. Reduza a temperatura do forno para os 100º, retire o açúcar (deixe a porta do forno ligeiramente entreaberta, para que arrefeça mais rapidamente) e vá juntando-o às claras, uma colher grande de cada vez, mantendo a batedeira em funcionamento entre cada adição. Depois de todo o açúcar incorporado, bater mais cerca de 7 minutos em velocidade máxima, até se obter um merengue macio, brilhante e de picos extra-firmes.
Entretanto forre tabuleiros de forno com papel vegetal.
Para fazer as diferentes versões, divida o merengue por diferentes taças.
Em 1/3 junte uma colher de sopa de cacau em pó e mexa bem. Encha um saco pasteleiro descartável com esta mistura, corte a ponta (o orifício deve ficar com cerca de 2,5 cm de diâmetro) e faça os suspiros num dos tabuleiros já preparados (pode colar as pontas do papel ao tabuleiro com um pouco de merengue, para o papel não "fugir"). Polvilhe o resto do cacau pelos merengues.
Em 1/3, junte 2 colheres de sopa de pistácios picados e as gotinhas de água de rosas e envolva bem.
Vire um saco pasteleiro ao contrário e com um pincel e o corante alimentar verde, faça algumas linhas verticais desde a ponta do saco até quase ao final (as Meringue Girls enchem o saco quando este ainda está virado do avesso e só depois o colocam direito, mas eu não consegui, talvez porque o meu saco era dos pequenos: primeiro virei-o novamente e só depois o enchi com o merengue). Proceda como anteriormente, cortando a ponta do saco e fazendo pequenos montinhos de merengue num tabuleiro.
O merengue deve estar bem compacto no saco, sem bolhas de ar, para que os suspiros saiam perfeitinhos.
Polvilhe com os restantes pistácios picados.
Por fim, vire outro saco pasteleiro do avesso e pinte riscas amarelas verticais, ligeiramente afastadas umas das outras. Volte a colocar o saco do direito e encha com o merengue que tiver sobrado. Faça os suspiros e polvilhe com as bolinhas de açúcar coloridas.
Leve os tabuleiros ao forno durante cerca de 40 minutos ou até conseguir que os suspiros se descolem facilmente do papel vegetal (como usei dois níveis de forno, usei a função 'ventoinha').
Deixe arrefecer nos tabuleiros e guarde-os depois de frios em recipientes herméticos.
Ah! Os meus favoritos, em termos de sabor, são os de chocolate.
Que merengues mais apetecíveis ;)
ResponderEliminarBeijinhos
food&emotions
http://fefoodemotions.blogspot.pt
Que ternura de fotos e de suspiros e, quem ficou a suspirar fui eu...
ResponderEliminarFeliz Páscoa, bjs
Estão lindos! Eu como já sabes adoro suspiros e tive a sorte de curso do Jamie reparar que lá vendiam os suspiros delas.. e comprei uns quantos! Estão muito parecidos os teus no aspecto, se puderes manda pelos ctt pra eu provar :) beijos
ResponderEliminarFicam bem engraçados!
ResponderEliminarBeijinhos,
http://sudelicia.blogspot.pt/
Olá Teresa,
ResponderEliminarestão absolutamente encantadores.
"Passei" para te deixar um abraço de Páscoa muito feliz, junto da família e como uma mesa unificadora.
Um beijinho,
Guida
Lindos, todos eles.....
ResponderEliminaré uma boa ideia para ofercer na Páscoa, uma caixa bem recheada desses suspiros.
Bjoka
Rita
sua chocolateira! :D
ResponderEliminarOlha que ficaram super bonitos! E nós quando almoçamos e tratamos do WS-PUK?
Tenho andado muito cansada e com muito trabalho, preciso de distracções para ver se isto passa!
Adoro suspiros, e estes ficaram tão amorosos e lindos, que até dá pena comer ehehehe adorei!
ResponderEliminarBeijinhos
Joana
tenho acompanhado a tua saga pelo mundo dos suspiros, estão incríveis!
ResponderEliminarUm suspiro verdadeiramente delicioso!! Adorei, tão bonitos e perfeitos :)
ResponderEliminar_____________________
aculpaedasbolachas.com
Adoro estes suspiros. Prometi à minha irmã fazê-los esta semana, para o próximo fim-de-semana. Até porque o meu presente de aniversário, sabes qual foi? O mesmo que o teu! :D weeeeeee
ResponderEliminarMais uma vez...adorei!
ResponderEliminar