ABOUT                       RECIPES                       LIFE                       INSTAGRAM                       FACEBOOK                       PINTEREST



5.5.14

Dia da Mãe: a mesa e o bolo.




Para ambos podermos passar o Dia da Mãe com as nossas mães, este ano voltei a fazer o almoço cá em casa. "Fazer" é uma força de expressão, pois na verdade só pus a mesa, preparei uns salgadinhos para entrada e fiz o bolo preferido da minha mãe
(na verdade não é bem um bolo, é mais uma sobremesa às camadas de massa folhada e doce de ovos).

O prato principal foi cabrito assado com arroz de forno, batatinha assada e legumes. Veio tudo daqui e tudo estava delicioso. O creme de legumes, a fruta, a mousse de chocolate e o pão de ló, que completaram o menu, foram trazidos pelas especialistas da família em cada um desses itens, e está fácil de ver que foi um almoço que durou até tarde.
Nestes almoços de Primavera, em que o sol também se faz de convidado, gosto de caprichar na mesa, enchê-la de flores e de cores ligadas a esta época do ano.
As flores que comprei na feira deram o mote rosa e assim surgiu uma mesa algo diferente da do ano passado, que podem espreitar aqui.

Quanto ao bolo, vou deixar aqui as indicações, mas como vos disse não é um bolo no sentido tradicional do termo. De vez em quando, há nas festas da nossa família um bolo parecido com este, vindo de Guimarães, que a minha mãe adora, mas que basicamente é isso: massa folhada e doce de ovos. Podem fazer o doce de ovos com bastante antecedência, e no dia é só levar ao forno as placas de massa folhada, que podem cortar na forma que desejarem ou até usarem inteiras.
Acho que da próxima vez irei usar placas de massa folhadas redondas, para ficar com mais ar de bolo.

Uma sobremesa pecaminosa, só para dias especiais. Como o de ontem.














BOLO DE MASSA FOLHADA COM DOCE DE OVOS

2 placas de massa folhada refrigeradas
+
Doce de ovos:
12 gemas + 1 ovo inteiro (usei caseiros, faz toda a diferença)
500 g de açúcar
250 g de água
1 pedaço de casca de limão
1 pau de canela

Comece por fazer o doce de ovos: num tacho, levar ao lume a água, o açúcar e os aromatizantes (limão e canela). Sem mexer, deixar levantar fervura. Quando começar a borbulhar (bolhas grandes em toda a superfície da calda), contar 4 ou 5 minutos (normalmente deixo ferver 3 minutos, mas desta vez quis que o doce de ovos ficasse um nadinha mais espesso). Retirar do lume, descartar o limão e a canela e verter em fio sobre as gemas e o ovo previamente desfeitos numa taça de metal, mexendo sempre. Coar para o tacho e levar ao lume até engrossar, cerca de 15 minutos, mexendo sempre para não ganhar grumos e sem deixar ferver. Colocar num frasco, deixar arrefecer e conservar no frigorífico.


Cozer a massa folhada: pré-aqueça o forno nos 200º. Corte a massa folhada em quadrados ou rectângulos, se esta for rectangular, e leve ao forno pré-aquecido em tabuleiros forrados com papel vegetal (pode aproveitar o papel vegetal que vem com a massa). Deixe cozer cerca de 15 minutos ou até estar folhada e dourada. Talvez precise de usar dois tabuleiros em simultâneo. Retire e deixe arrefecer.

Montar: espalhe um pouco de doce de ovos no prato do bolo (isto vai fazer com que a massa folhada adira ao prato e não deslize quando for cortada), faça uma camada de massa folhada, espalhe livre e generosamente doce de ovos por cima, volte a fazer uma camada de massa folhada e assim sucessivamente. Convém cozer a massa folhada e montar o bolo só no dia em que é servido.
Se sobrar doce de ovos, guarde-o no frigorífico para outras utilizações, dura várias semanas.

6 comentários:

andorinha disse...

Tem tudo um aspecto maravilhoso, desde a decoração, à mesa e ao bolo. Muitos parabéns! :)

Raquel Raminhos disse...

A mesa estava linda, adorei as flores e também os marcadores... Nota-se que foi tudo preparado com todo o amor do mundo... As nossas mães merecem :) O bolo é simples, mas deve ser uma tentação. O segredo não está mesmo em sermos simples??? Acho que sim...

Beijinhos.

foodwithameaning disse...

Estava sublime a mesa! beijinhos
Patrícia

Lia Teixeira disse...

Que lindo teresa!!
A mesa está absolutamente encantadora e o bolo, que não é bolo e sim, é muito pecaminoso, tem tudo o que adoro em sobremesas de pecado. Doce de ovos e massa folhada!!
A restante ementa também muito do meu agrado, já me deixou de água na boca e foi sem dúvida um dia especial!
Beijinhos,
Lia.

Ilídia disse...

Tudo lindo, Teresa. Nota-se o carinho que puseste em tudo. Parabéns!

Beijinho,

Ilídia

iwantobakefree disse...

Ficou linda a mesa!