ABOUT                       RECIPES                       LIFE                       INSTAGRAM                       FACEBOOK                       PINTEREST



11.6.14

Sweet green.





A passos de caracol, vou testando as receitas que mais curiosidade me despertam.
Usar curgete em bolo estava na lista há anos, talvez desde que conheço o Chocolate & Zucchini - um dos blogs de cozinha estrangeiros que sigo há mais tempo.
Na verdade, não consigo encontrar uma explicação para nunca ter experimentado, mas desta vez os astros alinharam-se a favor deste desejo antigo.

Recentemente, comecei a receber o cabaz semanal da Prove, um serviço de entrega em casa de legumes e fruta de agricultores locais. Estou bastante satisfeita com os produtos, mas nem sempre é fácil conseguir gastar todo o cabaz num semana (e o meu congelador é muito pequeno). Este bolo surgiu por isso como a solução ideal para dar uso a uma curgete grande (e as grandes só gosto de usar na sopa), que andava há já uns dias no frigorífico.

Confesso que fiquei na dúvida se havia de partilhar ou não esta experiência, porque não foi daquelas paixões à primeira fatia. Mas levei o bolo para a reunião da associação de pais da escola dos meus rapazes, e os meus colegas, que ao contrário de mim o apreciaram bastante, incentivaram-me a que o publicasse.

Em todo o caso, acho que o problema de eu não ter gostado muito do bolo não está na curgete, mas sim na baunilha. Nas raras vezes que usei baunilha em bolos de chocolate, eles ficaram com um certo travo a bolo 'de compra', a que costumo torcer o nariz.
Conclusão: vou ter de voltar a fazê-lo, mas sem a baunilha para tirar a teima...







BOLO DE CHOCOLATE E CURGETE
(receita daqui)

120 ml de azeite extra virgem (usei Gallo frutado)
240 farinha sem fermento
60 g cacau em pó
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
1/2 colher de chá de fermento em pó
1/2 colher de sal de chá fino (usei um pouco menos)
180 g de açúcar amarelo
1 colher de chá de extracto de baunilha (para a próxima não vou usar!)
1 colher de chá de café solúvel (usei 1 pacotinho de Nescafé)
3 ovos
350 de curgete ralada com casca
160 de chocolate preto em pepitas (piquei grosseiramente esta quantidade de chocolate de culinária na Bimby)
Açúcar em pó para servir

Pré-aquecer o forno nos 180º.
Untar com manteiga uma forma grande (25 cm de diâmetro) e polvilhar com farinha. Forrar o fundo com papel vegetal e voltar a untar/polvilhar.
Ralar a curgete e pesar as pepitas de chocolate (ou picar o chocolate equivalente).
Numa taça grande juntar a farinha, o cacau, o fermento, o bicarbonato e o sal.
Noutra taça grande, bater o azeite com o açúcar. Adicionar a esta mistura o café solúvel, a baunilha e os ovos, mexendo bem entre cada adição.
Adicione grande parte da mistura de ingredientes 'secos' (farinha, cacau etc.) à taça dos 'líquidos' e mexa só até ficar uniforme. Adicionar a curgete e o chocolate à taça dos ingredientes 'secos' reservados e envolver bem. Juntar à restante massa, sem mexer demasiado.
Verter para a forma, alisar e levar a cozer cerca de 50 minutos ou até um palito sair seco do interior do bolo.
Desenformar, deixar arrefecer e polvilhar com açúcar em pó antes de servir.
Se gostar de contraste de texturas, sirva cada fatia com uma colherada de iogurte natural tipo grego sem açúcar, polvilhado de pistácios picados.




11 comentários:

Lua disse...

Excelente sugestão para um bolo bem mais saudável que o habitual

Tertúlia da Susy disse...

Quero e quero e quero. Adorei!

Ondina Maria disse...

adoro bolos com courgette. O No Soup tem um excelente no livro, que até já publiquei aqui no blogue. Este de chocolate também deve ser bom. Quanto ao travo a bolo de compra, já sabemos qual foi o problema: exageraste na quantidade de sabor a baunilha... Tenta não colocar nenhuma ou então usa metade da quantidade :)

Célio Cruz | Sweet Gula disse...

Já experimentei essa combinação, do chocolate com a courgette e gostei bastante. A courgette dá uma textura macia ao bolo que gostei muito. Mas com baunilha nunca experimentei. Tenho a certeza que ficou bom, eu gosto de sentir o sabor da baunilha nos bolos.
Aspecto fantástico. ;)
Beijinho.

Lia Lemon and Vanilla disse...

Olá Teresa,
O problema não será do azeite?
É que sempre que os bolos pedem azeite, aqui vende-se um chamado azeite light que até tem uma cor clara e que é o aconselhado para os bolos, precisamente para não alterar o sabor dos mesmos...
Bom, foi só uma sugestão. de qualquer maneira, adorei a sugestão e o aspecto do bolo é lindíssimo e super convidativo.
Beijinhos,
Lia.

Flores de Oliveira disse...

Vou experimentar, mas também sem baunilha ;)

Creative Sweet disse...

Já ouvi falar muito bem sobre os bolos de courgete. Quem diria que ficavam tão deliciosos! Parabéns pelo blog :)

Inês Ginja disse...

Teresa,
eu adoro bolos com curgete e com chocolate melhor ainda!
Essa inspiração do Chocolate and Zucchini tb foi uma das minhas primeiras, adoro a Clotilde.
Acho que já uma vez falamos sobre isso, que eles usam baunilha semrpe em todos os bolos. E cá não é nada assim.
Eu desde que tenho a pasta de baunilha aventuro-me mais e gosto de a usar mas só quando quero. Faz sem a baunilha que vais gostar!
Um beijinho.
(a forma do bolo que usei há na amazon, foi o Rodrigo que me ofereceu há uns dois natais!)

Teresa Rebelo disse...

Olá Lia!
Desculpa responder só agora!
Eu acho que não é do azeite, porque já tenho usado este noutras receitas de bolos e gosto. Acho que tenho mesmo de experimentar sem a baunilha ;)
Mas muito obrigada pelo teu comentário!
Um beijinho
Teresa

Teresa Rebelo disse...

Olá Lia!
Desculpa responder só agora!
Eu acho que não é do azeite, porque já tenho usado este noutras receitas de bolos e gosto. Acho que tenho mesmo de experimentar sem a baunilha ;)
Mas muito obrigada pelo teu comentário!
Um beijinho
Teresa

Anónimo disse...

acho que me tinha passado esta receita (não sei bem como: adoro chocolate e curgete). também sou cliente do cabaz prove e dos seus legumes, que tanta versatilidade (e saúda!) vieram trazer à minha cozinha. aproveito para acrescentar, teresa, que o teu blogue é simplesmente espectacular: fotografias, receitas, tudo. sigo há imenso tempo, sem me cansar. beijinho