ABOUT                       RECIPES                       LIFE                       INSTAGRAM                       FACEBOOK                       PINTEREST



31.7.14

Gulodices fresquinhas. E mais saudáveis do que parecem.


















Parece que o Verão, finalmente, perdeu a timidez e já podemos falar de gelados, bebidas frescas, sopas frias e banhos no mar, sem constrangimentos e sem nostalgia por verões mais extrovertidos. Será?
Vamos torcer para que sim, pois este fim-de-semana o Lume Brando vai de férias e como é pelo norte do país, precisa mesmo que façam figas!

Mas antes de ir fazer as malas, deixo-vos uma sugestão fresquinha e muito fácil de fazer. Peçam ajuda aos mais novos e tenho a certeza de que vão colaborar com um enorme sorriso. E poucas horas depois já vão podem saborear o fruto do seu trabalho, o que os vais deixar ainda mais entusiasmados.

Porque se nesta altura é quase impossível os miúdos não atingirem a média de um gelado por dia, estes não precisam de ser todos de compra!

Esta receita foi publicada originalmente no apetitoso S Baby.



Geladinhos de stracciatella
Para cerca de 8 geladinhos, dependendo do tamanho dos recipientes

3 iogurtes tipo grego de stracciatella
60 g de chocolate de culinária
Pauzinhos de gelado
Copinhos ou frascos pequenos de vidro

Leve o chocolate a derreter e distribua pelo fundo dos recipientes. Encha estes com iogurte de stracciatella.
O pauzinho deve ser espetado até ao fundo do recipiente, com o chocolate ainda mole, por isso, recorte uns pedaços de cartão um pouco maiores do que o tamanho da abertura dos recipientes, e faça um ranhura a meio. Pouse no recipiente e introduza o pauzinho na ranhura até ao fundo. Desta forma o pauzinho ficará estável (tipo palhinha nos copos das bebidas dos restaurantes de fast-food). Leve ao congelador durante algumas horas, até solidificar.*
Para servir, mergulhe o recipiente em água muito quente durante alguns segundos e puxe pelo pauzinho com cuidado.

*Já depois de ter feito os gelados, lembrei-me que talvez seja mais fácil inverter a ordem das camadas e o chocolate ficar por cima. Da próxima vez, encho os copinhos até 3/4 com o iogurte, levo cerca de uma hora ao congelador para ganhar alguma consistência, ao fim desse tempo retiro do congelador, verto a camada de chocolate derretido, espeto o pauzinho e levo de novo ao congelador. Desta forma não tenho que fazer a tampinha de cartão...

8 comentários:

Petiscos e Miminhos disse...

boas férias e espero que o tempo melhore :))
adorei as tuas gulodices e saudáveis ainda melhor!

Ondina Maria disse...

Boas férias minha querida, espero sinceramente q o tempo arribe para vocês poderem comer mts geladinhos, passear e ir à praia!

Unknown disse...

O seu blog é absolutamente espectacular! Muitos muitos parabéns! É um encanto!

Eduarda Varzim - eatbioandbike,blogs.sapo.pt

Clarinha disse...

Olá,

Gostei da tua sugestão e esses gelados ficaram lindos.
Sou da tua opinião e por isso no meu congelador há sempre gelados de fruta triturada ou iogurte e fruta nas forminhas para gelado.

Beijinhos,
Clarinha

http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/

Inês disse...

Hummm! Que bela sugestão! Simples, fresca e deliciosa!
Beijinhos,
http://www.madamexicaras.com/

Babette disse...

Estamos a viver um Verão um bocadinho bipolar;) Mas receitas assim, bonitas e saudáveis, ficarão bem em qualquer ocasião ;)
Saudades!
E falta de tempo para andar a cirandar por aqui!
Babette

Catarina disse...

Gostei muito da receita, só me parece que ao inverter as camadas de gelado/chocolate os miudos acabem por se sujar pois o chocolate vai derretendo...

Unknown disse...

adoro o teu blog, é mesmo o meu preferido de todos, até falei contigo (no facebook) por isso mesmo!
Deixo aqui os meus se quiseres ver:
http://www.onlytalking.com/
http://bigtreats.blogspot.pt/ (comida)