ABOUT                       RECIPES                       LIFE                       INSTAGRAM                       FACEBOOK                       PINTEREST



25.7.10

Um livro, uma receita #18





O bolo de aniversário do G.
Tinha de ser de chocolate.
Cá em casa, os bolos de chocolate funcionam por 'fases'.
Agora estamos na fase deste, uma receita que vem no livro da Leonor de Sousa Bastos, mais uma das aquisições na última Feira do Livro do Porto.
É já a terceira vez que o faço e desta feita em dose dupla: cozi dois e uni-os, com recheio igual à cobertura - ganache de chocolate.
Não há muito a dizer sobre ele, a não ser que é muito fácil de fazer e muito bom.
Ainda não experimentei muitas receitas da Leonor, mas o rigor que se nota no seu trabalho e a elegância das suas sugestões, fazem adivinhar que a qualidade e o sucesso estarão sempre garantidos...


Bolo de chocolate
(receita de Leonor de Sousa Bastos)

200 g chocolate negro 52% cacau (usei Nestlé)
200 g manteiga
5 ovos
150 g açúcar
1 pitada de sal
50 g amido de milho peneirado
(usei Maizena)

Para a ganache:
200 g chocolate 52% cacau (usei Nestlé)
50 g natas (como queria maior quantidade, para rechear, desta vez usei 100 g)
50 g manteiga amolecida

Pré-aquecer o forno a 180º. Untar uma forma redonda com manteiga e forrar o fundo com papel vegetal (untei também o papel).
Derreter o chocolate com a manteiga (usei o microondas).
Bater os ovos com o açúcar e o sal.
Juntar a mistura do chocolate à mistura de ovo, adicionar o amido de milho, envolvendo com cuidado e verter para forma e levar a cozer durante 20 a 22 minutos
(depende dos fornos mas a ideia é ficar pouco cozido no centro).
Retirar do forno e deixar arrefecer na forma.

Preparar a cobertura:
Picar o chocolate ou cortá-lo em lascas muito finas e reservá-lo numa taça resistente ao calor. Levar as natas ao lume até levantarem fervura e depois juntá-las aos poucos ao chocolate, mexendo com cuidado até este estar bem derretido. Juntar a manteiga e mexer até ficar homogéneo e brilhante (eu cobri o bolo directamente no prato, mas a Leonor sugere que se desenforme o dito sobre uma grade de pastelaria, que se espalhe aí a ganache e só depois se transfira o bolo para o prato de servir).

5 comentários:

Babette disse...

Belo!... e certamente delicioso...
estou a regressar das férias, e esta visão de chocolate é inspiradora!
beijo
babette

Miguel disse...

Já folhei o livro e tem muito boas escolhas, prezam pela perfeição da apresentação, algo que acho que caracteriza a autora.
A visão da imensidão do chocolate e mais chocolate acho que põe as papilas gustativas de qualquer um em brasa.
Um abraço.

moranguita disse...

ainda nao tive o prazer de o comprar mas espero ansiosamente pois tnho visto muitas delicias desse livro
e um must este bolo

um pouco de mim disse...

Este bolo parece divinal, e nós por casa o bolo de chocolate é o que fazemos regra geral ao fim-de-semana, com o meu doce ajudante de 4 anos! Mas tenho uma duvida (ou será que li mal??): não me parece que está a indicação de quando por a farinha! Deduzo que seja com os ovos, certo? Obrigada pelo seu magnifico blog que descobri recentemente por sugestão de uma amiga!

Lume Brando disse...

Olá Natália,
Tem razão! Saltei a parte da farinha, ou neste caso do amido de milho. Este deve ser incorporado a seguir à mistura de chocolate, ou seja, é o último ingrediente. Vou já corrigir!

Um beijinho
Teresa