ABOUT                       RECIPES                       LIFE                       INSTAGRAM                       FACEBOOK                       PINTEREST



4.4.12

Coisas de Páscoa.







Gosto da Páscoa, das suas tradições e do seu espírito de recomeço.
Na Páscoa, como que se faz luz.
O Inverno fica para trás (este ano, talvez não seja bem assim) e, aos poucos, os dias vão ganhando tempo, a natureza vai ganhando vida, as faces vão ganhando sorrisos.

Mais do que de resoluções de ano novo, sou de resoluções de Páscoa.
Uma das que apontei mentalmente este ano foi obrigar-me a experimentar receitas novas mais vezes, animada por esta energia que, mesmo com a crise à espreita, se sente no ar (na verdade, acho que já tinha formulado este desejo ao comer uma das doze passas no reveillon...).

Contrariar a agenda sempre cheia de compromissos, contrariar a insegurança do como irá sair, contrariar a preguiça...

Ontem, dei um primeiro passo nesta missão primaveril.

E como estamos na Páscoa, escolhi uma receita com amêndoa. E chocolate.
Almendrados de chocolate. Para celebrar este tempo tão favorável ao crescimento das coisas boas. Como a amizade*.









































Almendrados de chocolate
(do livro Chocolate - 200 receitas)


Para cerca de 24


2 claras
100 g de açúcar fino
125 g de amêndoa moída
50 g de chocolate negro ralado (usei de culinária)
Amêndoas de chocolate, amêndoas inteiras ou lascas de amêndoa para decorar


Pré-aquecer o forno nos 180º.
Forrar um ou dois tabuleiros (consoante o tamanho) com papel vegetal.
Bater as claras em castelo. Quando já estiverem bem fofas e brancas, juntar aos poucos o açúcar.
Continuar a bater até ficar espesso e brilhante.
Envolver suavemente o chocolate ralado e a amêndoa em pó.
Colocar este preparado num saco pasteleiro com um bico largo liso (ou usar um saco de congelação e cortar-lhe uma das pontas) e fazer círculos de massa sobre o papel vegetal, com cerca de 4 cm de diâmetro e bem separados uns dos outros, pois vão crescer bastante no forno.
Colocar uma amêndoa ou uma lasca de amêndoa no centro de cada bolinho (a receita sugere uma espécie de amêndoa de chocolate, mas eu não tinha).
Levar ao forno cerca de 15 minutos, até estarem firmes ao toque.

Os meus talvez tenham cozido um pouco mais, mas ficaram no ponto para quem prefere a textura crocante àquela mais elástica e húmida que às vezes os almendrados têm.

Ah! No livro chamam-se "macaroons de chocolate" mas o aspecto fez-me lembrar os nossos almendrados, por isso mudei o nome. E da próxima vez, para os tornar ainda mais portugueses, vou levá-los a cozer sobre folha de obreia (hóstia).


*Esta experiência serviu também para assinalar uma amizade blogosférica. Só espero que cheguem ao destino estaladiços e saborosos, tal como os que ficaram cá em casa...

6 comentários:

Babette disse...

A amizade da blogosfera acusa a recepção ;) E informa também que além de estaladiços, estavam aboslutamente irresistíveis. Aos mais pequenos teve mesmo que impedir que marchasse o terceiro... E prometer que hoje poderiam comer mais dois cada um...
Obrigada, querida Tecas!
Foi um encontro emocionante, o meu com a caixa que veio do correio! Espero em breve estrear a outra oferta que perdura. Será sinal de que já estarei na nova cozinha.
Muito obrigada pela generosidade. E pela amizade que veio em forma de almendrados de chocolate e tecido alegre. Com pormenores deliciosos de mãos de fada.
Um beijo e uma Páscoa Feliz!...
Babette

frango do campo disse...

às vezes temos mesmo de contrariar os medos e os "vou deixar para amanhã". e a verdade é que quando o conseguimos fazer ficamos felizes connosco e com o resultado do que fizemos :)
estes "macarrons" parecem mesmo almendrados perfeitos!ideias para a Páscoa ou para qualquer altura do ano :) um beijo

Lume Brando disse...

Babette: fico mesmo feliz por saber que os pequenos mimos chegaram ao destino sãos e salvos. Foram preparados com muito carinho para um blog (e respetiva autora), que fazem da blogosfera culinária uma festa ainda maior ;)
Beijos

Ilídia disse...

Olá, Teresa.
Irresistíveis, estes almendrados. Não sou muito apreciadora de amêndoas doces, mas gosto muito do fruto. As fotografias estão lindas.
Um beijo e boa Páscoa.
Ilídia

Martina Breidenstein disse...

Pronto, lá vou eu para a cozinha fazer mais umas bolachas que tanto gosto! :) Obrigada!
beijinhos

LPO disse...

Fiz estas bolachas, usando saco de pasteleiro e ficaram lindas!Para a próxima experimento com nozes pois acho que também deverão ficar ótimas.
Tereza