ABOUT                       RECIPES                       LIFE                       INSTAGRAM                       FACEBOOK                       PINTEREST



4.7.14

Plim, plam, plum.







As ameixas continuam a chegar e de várias origens generosas. Enquanto não me resolvo a fazer compota com elas, vou escoando-as com a ajuda de outras receitas doces.
Apesar de num post recente ter dito que as minhas estações favoritas eram a Primavera e o Outono, tenho de admitir que se há coisa boa que o Verão nos traz (para além das férias, do sol - quando resolve aparecer - e de um clima mais descontraído no ar), é a fruta. O Verão é a época da fruta por excelência e para quem, como eu, gosta de bolos e sobremesas com fruta, não há mãos a medir por estes dias.Depois do bolo invertido do último post, resolvi fazer estes queques. Um pouco improvisados, a partir de duas receitas: os queques de iogurte da Leonor de Sousa Bastos e este bolo de ameixa com crumble do Pratos &Travessas. O resultado foi um queque rico mas equilibrado, devido aos diferentes sabores e texturas, que numa só dentada nos dá o crocante do crumble, reforçado pelas sementes, a maciez ácida da fruta, e ainda a massa húmida e de travo caramelizado devido ao açúcar amarelo. Adorei.E ao contrário dos queques 'normais', estes não ficam secos no dia seguinte (aliás, no dia seguinte, estavam ainda melhores), o que é uma óptima dica para quem quiser levá-los para um piquenique e precisa de fazê-los com antecedência.(Sim, porque outra coisa boa do Verão, que esqueci de referir mais acima, são os piqueniques e as refeições ao ar livre!)



QUEQUES DE AMEIXA COM CRUMBLE DE SEMENTESPara 12, em formas de papel médias, das que cabem nas cavidades dos tabuleiros de queques



Cerca de 18 ameixas pequenas (usei das brancas e das vermelhas)1 fio de sumo de limão1 colher de sopa de açúcar amarelo

200 g de farinha T55

7 g de fermento tipo Royal

180 g de açúcar
 amarelo
125 g de iogurte natural sem açúcar
(1 iogurte tamanho normal)

100 g de manteiga derretida (usei Vaqueiro líquida)
1 ovo
1 gema

Crumble:

90 g de farinha
75 g de manteiga ou margarina fria, cortada em cubos
50 g de açúcar amarelo
3 colheres de sopa de mistura de sementes (pevides de abóbora, sementes de girassol, de linhaça, sésamo, etc,)
1 colher de café de canela

Descascar as ameixas, descaroçá-las, cortá-las em pedaços pequenos e colocá-las numa taça com o fio de limão e a colher de sopa de açúcar amarelo. Reservar.
Numa taça, juntar a farinha, o açúcar e a manteiga do crumble e misturar com os dedos até se obterem migalhas grossas. Junte as sementes e envolva com as mãos. Reservar
Distribuir as forminhas de papel pelo tabuleiro de queques.

Numa taça, colocar a farinha e o fermento e juntar-lhes o açúcar, misturando bem com um garfo. Noutra taça, bater o ovo, a gema, a manteiga, e o iogurte, só até ter obtido uma mistura homogénea.
Juntar os ingredientes secos aos húmidos rapidamente, sem bater demasiado.

Distribuir a massa pelas formas com uma colher de gelado - só até metade da forma de papel. 
Distribuir a fruta reservada (e o sumo) pelos queques e teminar com uma camada de crumble.
Cozer durante cerca de 35 minutos. Nos últimos 5 ou 10 minutos de cozedura ligue só a parte superior do forno, para cozinhar o crumble. Deixar arrefecer um pouco, retirar as forminhas do tabuleiro e deixar arrefecer completamente sobre uma grade de bolos.


9 comentários:

Su Delícia disse...

que aspecto maravilhoso! Fiquei com vontade de ir para a cozinha fazer queques! que delícia!
Beijinhos,
http://sudelicia.blogspot.pt/

Ondina Maria disse...

adorei o título!!!!
Olha eu bem que gosto de picnics, mas com este tempo esquisofrénico a coisa não está muito promissora. Mas acho que vamos ter sorte para a próxima 5ª feira :)
Vais trazer 3 desses queques para o nosso picnic? :D

Unknown disse...

Que fotos e receita lindas. Fazem vivas o verão.

Fátima Fonseca disse...

Perfeitos!

Ana Rita Marreiros disse...

Estão lindos e adorei os ingredientes...
Bjoka
Rita

Anónimo disse...

Por aqui ainda não houve mãos bondosas em termos de ameixas, mas a horta tem sido abonada este ano. Gostei destes teus queques e das tuas inspirações. As ameixas são frutos deliciosos e quando há muitos temos de rentabilizá-los.
Beijinhos
Patrícia

Lume Brando disse...

Obrigada a todas pelos comentários tão simpáticos!
Quem sabe, Ondina? Tenho de pensar bem na minha multa :)
Pois é Patrícia, confesso que às vezes fico sem saber o que fazer, tantas são as receitas e as hipóteses! Obrigada pelas informações sobre as farinhas sem glúten!

Beijinhos
Teresa

Unknown disse...

Olá Teresa!
Adorei estes teus queques! Têm tudo de bom. A fruta, o crocante do crumble... ficaram mesmo bonitos e apetitosos.
Pequeninos hinos ao verão que esperemos que fique por mais tempo.
Um beijinho

Unknown disse...

Estes bolinhos estão com aquele aspecto tão delicioso!!!
Também por cá este ano as ameixas são imensas e à que lhes dar a volta de melhor forma.
Adorei esta proposta. :)

Bjinhos
Susana