ABOUT                       RECIPES                       LIFE                       INSTAGRAM                       FACEBOOK                       PINTEREST



15.10.04

Receita #2

Esta semana, os meus "posts publicitários" não deixaram as teclas livres para outro tipo de palavras, mais apetitosas. Em todo o caso, aqui fica uma sugestão para o fim-de-semana: um bolo muito fácil de fazer, que já foi experimentado por mais do que uma cozinheira amadora e saboreado por muitos e exigentes apreciadores desta coisa boa chamada chocolate. Sai sempre bom.

Bolo de chocolate sem farinha

200 g chocolate de culinária*
200 g manteiga ou margarina
200 g açúcar
4 ovos (separados)
Manteiga ou margarina qb p/ untar a forma

Pré-aquecer o forno a 180 graus. Untar e revestir uma forma redonda com papel vegetal que também se unta com manteiga (ou margarina). Se se usar uma forma de silicone, não é necessário o papel vegetal, basta untá-la. Partir o chocolate aos pedaços e derreter com a manteiga (ou margarina) em banho-maria.
Bater as gemas com metade do açúcar. Juntar este creme ao chocolate derretido com manteiga. De seguida, bater as claras em castelo e, a meio deste processo, começar a juntar o restante açúcar até as claras ficarem bem firmes. Envolver as claras no preparado anterior. Cozer durante 40 minutos ou até um palito sair seco depois de espetado no interior. Não se admirem com a altura: como não leva farinha, fica baixinho.

Pode ser servido quente ou frio e acompanhado de gelado de nata polvilhado com cacau, por exemplo.


*Para os amantes de chocolate preto, aconselho a substituir parte do chocolate por chocolate com “cacau a 70%” (50 ou 75 g, no máximo).

Sem comentários: