ABOUT                       RECIPES                       LIFE                       INSTAGRAM                       FACEBOOK                       PINTEREST



19.5.09

A fase Jamie.




Assumo que ando na "fase Jamie". Um dia destes passa.
Esta receita de cogumelos está neste livro dele. Um livro em que todos os pratos e sugestões parecem merecer ser testados, provados e repetidos.
Os textos, simples, sinceros e entusiásticos também ajudam à tentação, deixando-nos não só de água na boca como com uma imensa vontade de largar tudo e ir para Itália sentir in loco aquela gente, aquela cultura, aqueles sabores.
Enquanto adiamos o sonho, pomos uns cogumelos no forno.
E ficamos logo mais bem-dispostos.

Cogumelos gratinados*

1 emb. de cogumelos frescos
2 bolas de mozzarella fresca
Tomilho fresco (também já usei do seco e resultou bem)
Azeite virgem extra
Sal e pimenta preta moída na altura

Lavar (ou escovar ou limpar com papel de cozinha) os cogumelos e laminá-los.
Numa travessa, dispor os cogumelos, temperar com sal e pimenta e espalhar por cima pedaços de queijo. Polvilhar com as folhas de tomilho e regar com um fio de azeite.
Levar ao forno bem quente, na função grill, durante cerca de 15 minutos ou até ficarem no ponto desejado.

*Já fiz esta entrada várias vezes. Gosto mais de usar mozzarella normal e não fresca (receita original), pois basta que arrefeça um pouco para a mozzarella fresca ficar logo com uma textura mais "borrachuda". Lá em casa adoramos comê-la com salada de alface, rúcula e tomate-cereja. Às vezes, antes de servir, escorro com cuidado o líquido largado pelos cogumelos. Escrevi este post de cor, mas julgo que não me esqueci de nada. Esta receita é mesmo assim: simples e rápida. A foto mostra um tabuleiro com o dobro da receita, feita com mozzarella fresca, que deu para 6 à vontade.

4 comentários:

Nuno Guerra disse...

:-) Ola Miúda!
Das duas uma;
ou o euro milhões te sai a ti e te dedicas a passar esta arte divinal que tens em ti que é cozinhar ao resto do mundo para que este seja um mundo melhor,
ou
me sai a mim e ficas contratada para me tratar da barriga :-) o mundo não fica melhor mas eu fico no céu :-)
beijos do nº4 - Guerra

Teresa Rebelo disse...

:-)
Podemos começar por sexta-feira... estás convidado a jantar lá em casa!

Anónimo disse...

Gosto muito ds receitas do Jamie. Também gosto muito do modo como este encara a cozinha, a sociedade e a familia. Sou uma fã do Jamie.
Tenho que lhe dar também os parabéns por este blog. Tem um estilo muito próprio: simples mas com textos que tornam as receitas ainda mais apetecíveis. Se é que me é permitido sugeria como oportunidadede melhoria conteúdos visuais (fotos, filmes...) mais condizentes com o resto do blog...
FS

Teresa Rebelo disse...

Obrigada FS.
A batalha com a minha máquina fotográfica tem sido uma constante, nem sempre está de bom humor, tenho de resolver isso. E também é verdade que os meus assistentes de produção, de 2 e 4 anos de idade ;-), atrapalham um bocadinho. Mas concordo, também eu quero ver o Lume Brando mais yummy!