ABOUT                       RECIPES                       LIFE                       INSTAGRAM                       FACEBOOK                       PINTEREST



7.5.09

Um livro, uma receita #3






Mais dia menos dia tinha que ter aqui uma receita do Jamie. Com sete livros dele cá em casa, o difícil é escolher. Mas logo da primeira vez que folheei este, achei muita piada ao facto dele transformar salsichas frescas em almôndegas em menos de nada. Ontem lembrei-me da receita e antes de vir para casa passei no Modelo à procura delas. Quando cheguei a casa fiquei muito contente por ver que tinha praticamente tudo o resto que era preciso para fazer esta deliciosa carbonara de salsicha.

Linguine alla carbonara di salsiccia


Para 4

4 salsichas biológicas italianas de boa qualidade
(usei 12 salsichas frescas "longanizas ibéricas brancas", imagino que as italianas sejam bem maiores!)
4 fatias grossas de pancetta, picadas (usei bacon)
Sal marinho e pimenta preta acabada de moer
455 g de linguine seco (usei esparguete - 3 doses daqueles medidores com buraquinhos)
4 gemas de ovos grandes, de preferência biológicos (não sei já existem ovos biológicos cá, eu costumo usar "caseiros", que não são necessariamente a mesma coisa, ou dos normais)
100 ml de natas
100 g de parmesão ralado na hora (usei grana padano - não é fácil encontrar parmesão inteiro nos supermercados mais pequenos)
Raspa de 1 limão
1 ramo de salsa, picada
Azeite

Com uma faca afiada, fazer uma incisão ao comprimento nas salsichas, retirar a pele e formar bolinhas do tamanho de berlindes (é muito fácil, até o L. gostou de as fazer). Aquecer uma sertã, colocar o azeite - "um bom trago" - e cozinhar as almôndegas. Quando já estiverem douradas, juntar o bacon e continuar a cozinhar mais um pouco. Entretanto, põe-se a cozer a massa, em água e sal. Numa taça grande, batem-se as gemas, juntam-se-lhes as natas, a raspa de limão (que confere ao prato um sabor e um aroma frescos e muito agradáveis), o queijo ralado, a salsa picada, o sal e a pimenta. Escorrer a massa e reservar alguma água da cozedura. Envolver o molho na massa, juntar as almôndegas e levar de novo ao lume, para que o molho ganhe uma consistência cremosa e suave, mexendo sempre. Se começar a engrossar em demasia ou a colar no fundo, juntar um pouco da água de cozer a massa. Antes de servir, polvilhar com mais um pouco de parmesão ralado e um fio de azeite (não achei necessário).


Cá em casa, só o B. é que torceu o nariz a esta estreia, mas também já tinha comido um grande prato de sopa. Os restantes aprovaram e repetiram. E já imaginaram as imensas variações que podemos fazer com estas almôndegas "instantâneas"? Eu vou experimentar algumas.

PS: desculpem a má qualidade das imagens, a minha máquina está cada vez pior...

Sem comentários: