ABOUT                       RECIPES                       LIFE                       INSTAGRAM                       FACEBOOK                       PINTEREST



5.5.09

Uma salada diferente.




Muito diferente. Pelo menos para mim, que tenho preferências mediterrânicas demasiado enraizadas para me perder de amores por sabores orientais. Vi esta receita na Olive, uma revista inglesa de que gosto bastante*. Na última edição, um número especial que contou com Gordon Ramsay como director-convidado, não faltam sugestões frescas e leves, próprias para dias mais compridos e noites menos frias. Como esta "Radish and cucumber salad". Como o G. adora rabanetes (e eu nunca compro) e pepino, achei que devia fazer-lhe esta surpresa. Ainda por cima tinha comprado há pouco tempo óleo de sésamo, um dos ingredientes. Tentei seguir religiosamente a receita mas como decido sempre tudo à última hora, há sempre alguma coisa que falta. Desta vez foi a cebola vermelha e o incontornável chilli, que tenho mesmo de começar a comprar, tal a quantidade de receitas que o incluem. Mesmo assim, o G. adorou. Eu mais ou menos. Achei fresca, desenjoativa, mas algo estranha. Pode ser que para a próxima "se entranhe".

Salada de rabanete e pepino

(para 6 - eu usei praticamente estas quantidades e não achei que desse para tanta gente. Serviu de entrada para mim e para o G. e não sobrou, mas também é verdade que nós devoramos salada!)

Pepino - 1 partido ao meio e em fatias finas
(pela foto, achei que a polpa tinha sido retirada e foi isso que fiz)
Rabanetes - 10 partidos em rodelas muito fininhas
Cebola vermelha - 1/2 partida aos pedacinhos e mergulhada em sumo de limão durante 10 minutos (usei chalotas, pois acho que à semelhança da cebola vermelha, são mais doces do que a nossa cebola tradicional)
Vinagre de arroz - 60 ml (usei menos, a medo)
Azeite - 1 1/2 colheres de sopa
Óleo de sésamo - 2 colheres de sopa
Malagueta vermelha (chilli) - 1 partida aos pedacinhos
Sementes de sésamo - 2 colheres de sopa, tostadas (levei-as uns minutos ao fogão numa sertã anti-aderente).
Temperos/especiarias a gosto (usei sal, pimenta-de-caiena, que na verdade é da família das malaguetas e não da pimenta, e tão pouca quantidade de pimentão doce que nem se notou e ainda bem, pois acho que não tinha nada a ver com a receita!)

Colocar numa taça o pepino, os rabanetes e a cebola depois de escorrida. À parte, misturar o vinagre, o óleo, o azeite, a malagueta e os temperos e verter sobre a salada. Envolver bem e deixar assentar durante 5 minutos. Polvilhar com as sementes de sésamo e servir.


*Tenho apenas duas edições, uma de Setembro do ano passado e a deste mês, por coincidência ambas compradas na Tabacaria Gomes, em Caminha (e que bem que se está ali na "pracinha", a tomar o pequeno-almoço tardio com esta revista a acompanhar, enquanto os miúdos se divertem com as pombas). Para além das muitas receitas, agrupadas de diversas maneiras - económicas, rápidas, com os ingredientes da época ou sugeridas por alguém especial - a Olive oferece ainda várias rubricas sobre tendências, produtos, restaurantes e chefes, com fotos, títulos e textos bastante apelativos, ainda que o layout seja bastante mais denso do que a nossa Blue Cooking, por exemplo. Uma das iniciativas originais da revista é apresentar críticas comparativas a restaurantes, ou seja, em cada edição um restaurante é analisado exaustivamente por duas pessoas diferentes: um crítico profissional e um leitor da revista que se candidata ao desafio, inscrevendo-se no site da Olive. Apenas restaurantes ingleses, que eu saiba, mas agora com as companhias de aviação low-cost, não é difícil dar lá um salto...

PS: a minha máquina fotográfica está avariada :-(. Por isso as últimas fotos estão tão fraquinhas. Não imaginam as que tenho de tirar para conseguir uma ou duas minimamente aceitáveis. Pode ser que entretanto receba um presente do Dia da Mãe atrasado...

1 comentário:

Nuno Guerra disse...

Ola!
Ainda não li todas as receitas mas também não preciso, eu sou um dos felizardos que tem o prazer de as provar :-)
Não conheço ninguém como tu, cozinheira, Mãe e Amiga sem igual :-)
Parabéns, não deixes parar este projecto.
Beijos
Guerra "Fã nº4"