ABOUT                       RECIPES                       LIFE                       INSTAGRAM                       FACEBOOK                       PINTEREST



1.7.09

Grand Gateaux.





Esta é mais uma das receitas da minha amiga S., aprendida no fantástico curso de cozinha que fez há uns anos e gentilmente cedida às amigas gulosas. E porque o bom da cozinha é mesmo a partilha, aqui ficam as indicações para este bolo de chocolate delicioso. O resultado final depende muito do forno, por isso talvez seja uma receita que não saia perfeita à primeira.
Mas fica sempre bom, mesmo quando fica mais cru (como me aconteceu da última vez que o fiz, nota-se nas fotos!) ou mais cozido, ainda que a primeira situação seja mais agradável.

Gateaux de chocolate

250 g + 100 g chocolate
(preferencialmente Nestlé)
8 ovos (preferencialmente XL)
125 g manteiga (preferencialmente manteiga e não margarina)
180 g açúcar
50 g farinha


Aquecer o forno nos 190º.
Untar com manteiga uma forma de aro amovível
(tipo cheesecake, com cerca de 25 cm de diâmetro) e polvilhá-la com farinha.
Derreter o chocolate e a manteiga em banho-maria até se obter um creme espesso. Separar as gemas das claras e bater as gemas com o açúcar - com a batedeira eléctrica - até se obter um creme esbranquiçado.
Juntar a este creme o chocolate e a manteiga derretidos, cuja mistura deve estar ainda morna.
Bater as claras em castelo bem firme e incorporar na mistura anterior.
Por fim juntar a farinha, com a ajuda de uma peneira, envolvendo delicadamente.
Colocar a massa na forma e antes de levar ao forno, introduzir cerca de ½ tablete de chocolate (100 g) partida aos pedaços/quadrados, bem no centro da massa.
Levar a cozer até ficar cozido do lado de fora, mas relativamente líquido no centro. Espetar um palito ou faca para confirmar
(a receita original diz para cozer cerca de 20 minutos mas depende do forno e do tempo que esteve em pré-aquecimento. Provavelmente vai demorar mais do que isso a ficar no ponto desejado, pelo menos no meu forno, um Siemens normalíssimo, demora cerca de 30 minutos...).

4 comentários:

B. disse...

Com certeza não sai bem à primeira! Nem à segunda. Nhecas! :p

Teresa Rebelo disse...

À terceira é vez, vais ver ;-)

B. disse...

ya...se mudar de forno até lá! O meu forno não gosta de bolos de chocolate! :p

Miriam disse...

Tem tão bom aspecto :) bem cozido ou não!!!