ABOUT                       RECIPES                       LIFE                       INSTAGRAM                       FACEBOOK                       PINTEREST



4.6.09

With or without Bimby.

Não tenho Bimby. E acho que tão cedo não vou cair na tentação de comprá-la.
Primeiro porque é cara. Segundo, porque sei que aquele entusiasmo inicial iria acabar por passar e mais cedo ou mais tarde "a cozinha mais pequena do mundo" iria ficar estacionada numa prateleira a ganhar pó. Terceiro, porque acho que grande parte do prazer da cozinha está em ir juntando os ingredientes, ir mexendo, ir provando, ir rectificando, ir vendo... algo que não me parece compatível com a Bimby.

Claro que é tentador pensar que para fazer uma sopa, por exemplo, não precisamos de mais nenhum electrodoméstico ou panela, pois a Bimby faz tudo, do cozer ao passar. Fazer leite-creme e molho béchamel também é bastante mais rápido e simples nesta máquina e parece que fazer massa de pão e gelados também.

Conheço quem a tenha, incluindo pessoas que adoram cozinhar, e que vêem nela um ajudante de peso (e por falar em peso, uma das funcionalidades mais curiosas da Bimby é que ela também é uma balança, ou seja, para fazer a massa de um bolo, por exemplo, podemos pôr directamente os ingredientes no copo da máquina, que os vai pesando).

Mesmo assim, pelo menos enquanto não me sai o Euromilhões ou sou aumentada (cenários que me parecem bastante longínquos, no momento), acho que a dispenso*. Mas não dispenso uma ou outra receita Bimby que possa adaptar e fazer sem a dita. Como este bolo de chocolate que está num dos livros que vem com a máquina e que provei em casa de uma amiga. Ficou muito bom, mesmo nesta versão handmade.

Já agora, porque será que em Portugal a Bimby se chama assim e não Thermomix como em Espanha e noutros países? Não que Thermomix seja muito feliz, mas a mim soa-me muito melhor.



Delícia de chocolate

250 g chocolate de culinária (usei mais: 200 g culinária + 100 g chocolate 70% cacau)
150 g de manteiga
200 g de açúcar (usei só 160 g, pois quando provei a receita original achei bastante doce)
6 ovos (gemas + claras em castelo)
50 g farinha

Derreter o chocolate em banho-maria. Bater o açúcar com a manteiga. Juntar a este creme as gemas, o chocolate derretido, depois a farinha e por fim as claras em castelo. Verter numa forma que dê para servir, uma tarteira, por exemplo, e levar ao forno durante cerca de 20/25 minutos. A ideia é ficar bem húmido no centro, pode-se ir controlando a cozedura com um palito. Servir morno com uma bola de gelado.


*Só se a reunião Bimby a que vou assistir no próximo sábado, com uma demonstradora a fazer não sei quantos pratos em duas horas, me deixar estupidamente surpreendida e rendida...

6 comentários:

Tangerina disse...

Olá!!
Não conhecia o teu blog e gostei muito!!
Eu tenho Bimby... mas não faço nada agora que não fizesse antes... faço é mais depressa... estive quase um ano a pensar comprar... os contras eram o preço e o facto de eu já cozinhar... mas acredita que vale a pena, não a podes é arrumar dentro do armário... eu funciono com ela como se fosse um tacho, nem sempre sigo os tempos e as velocidades... e no fim deixo-a a lavar-se sozinha :))

Desculpa o testamento :))

Beijinhos,
Carlota

colher-de-pau disse...

Eu também não tenho uma Bimby. Mas também não faço questão de ter uma.
Que pode ser uma ajuda mais rápida, e que nos liberta de outras tarefas enquanto prepara a sopa, ou o leite-creme ou o bechamel, estou totalmente de acordo. Mas tirando isso acho que ela não serve para muito mais.
Muitos os meus amigos têm Bimby e conehço todas as suas potencialidades, pois já a vi trabalhar dezenas de vezes. E de cada vez que a vejo a trabalhar, mais me convenço que é demasiado dinheiro por uma máquina que faz umas optimas emulsões, e pica muito melhor que qualquer outra picadora.
Quando a minha amiga C. me fala que faz rolo de carne na Bimby, ou Bolo de chocolate na Bimby, ou quiches na Bimby, ou ainda Bacalhau Espiritual na Bimby,e eu que estou mesmo ali ao lado a vê-la trabalhar logo me apercebo que para misturar um rolo de carne não preciso de uma Bimby. Para misturar um bolo, não preciso duma Bimby. Para fazer a massa da quiche, uso o meu robot de cozinha de 50€ que faz exactamente a mesma coisa e faço mais depressa o bacalhau espiritual ou com natas com as coisas do costume do que com a Bimby(porque a bimby pode fazer tudo, mas não faz o mais chato... descascar batatas e tirar peles e espinhas ao bacalhau!)
Além disso a Bimby tem um grande problema: a capacidade, e o número de pessoas para quem permite cozinhar.
E eu não me impressionei quando vi uma demostração da Bimby a cozinhar não sei quantos pratos em 2 horas. Qualquer pessoa que esteja habituada a cozinhar consegue fazer o mesmo.
Um tacho, uma colher de pau, uma batedeira, um robot de cozinha, uma varinha mágica e uma balança digital tem exactamente a mesma utilidade de uma Bimby, por 1/4 do preço.
Mas isto é apenas a minha opinião... Reconheço que sou bastante anti-Bimby!

Helena disse...

Desta vez vim cá e este post antigo acabou por me chamar a atenção.
Não sei se entretanto compraste a Bimby, que se chama assim em Portugal e Itália porque já existiam máquinas com o nome de Thermomix. Um secador em Portugal.

mgp disse...

Olá
vim parar a este post antigo precisamente porque queria saber porque razão a Bimby tem esse nome e não Thermomix ( também não é brilhante mas francamente melhor)
Depois de anos a desdenhar da coisa, precisamente pelas razões invocadas neste post acabei por ceder. Perdi de repente um apoio fundamental que me fazia a sopa e outras coisas triviais e cabei por embarcar na Bimby...Adoro cozinhar e não me vejo a substituir o método tradicional pela confecção na Bimby. Tenho um amigo que diz que eu descontraio de roda dos tachos, e é verdade. Mas também tenho pouco tempo e tenho de alimentar a família. Para já estou a apostar nas sopas e em usa-la como ferramenta auxiliar. Tem a vantagem de ser usada pelos meus filhos que já fazem umas sopinhas ( mas continuo a investir no "ensino tradicional" eles também gostam de andar de roda dos tachos :))
Ainda estou no inicio, lá mais para a frente logo conto como correu.
beijinho

Teresa Rebelo disse...

Olá mgp, não sei se viu os outros posts, mas eu pouco depois mudei de opinião e rendi-me à máquina!
Também faço sempre lá a sopa e apesar de não usar para cozinhar receitas de uma ponta à outra (a não ser a sopa), acho uma ajuda fundamental para uma alimentação saudável: se não tivesse a Bimby, provavelmente ainda usava bechamel e massa de pizza de compra... Boas experiências!

Beijinho
Teresa

mgp disse...

Já vi sim , mudança rápida ��. Para mim é mesmo uma questão de poupar tempo. Eu fazia tudo em casa( acho que só compro feita a massa folhada) . Mas já estou rendida ao bechamel. Não gosto é dos refogados com a cebola picada na dita. Prefiro cortar com a faca e depois juntar.
Beijinho
Manela