ABOUT                       RECIPES                       LIFE                       INSTAGRAM                       FACEBOOK                       PINTEREST



9.7.09

Fora de tempo.




Este prato não é muito próprio para esta época do ano.
E o facto é que já foi há uns tempos que o fiz pela última vez, altura em que aproveitei para fotografar. Aliás, isso vê-se pelas ervilhas de quebrar que cozi para acompanhar!
Mas estava a incomodar-me ver o blog sem posts novos e resolvi resgatar esta receita que faço imensas vezes nos dias mais frescos. Aprendi-a com a minha mãe, o que a torna ainda mais especial. Digamos que é uma açorda por camadas que vai ao forno, para tostar um pouco e ficar mais bonita.

Lá em casa todos gostam deste prato de peixe, incluindo os mais novos.

Açorda de peixe da Avó V.

Para 4


3 postas ou lombos de pescada médios
(prefiro usar postas, pois a pele e as espinhas dão mais sabor à água de cozedura)
2 cebolas grandes
4 dentes de alho
4 tomates médios maduros
(ou 1 lata de tomate pelado)
1 folha de louro
3 a 4 pães (podem e devem ser do dia anterior, muitas vezes até faço com pão que tenho congelado)
Azeite
Sal
Salsa ou Coentros
(opcional)

Cozer o peixe em bastante água com um dente de alho e uma folha de louro. Escorrer, limpar de peles e espinhas e reservar a água da cozedura. Num tacho, colocar um bom fundo de azeite e cozinhar o restante alho e as cebolas às rodelas até começarem a ganhar cor. Juntar o tomate sem pele nem grainhas partido aos pedaços, temperar com sal e cozinhar bem, até o tomate se desfazer (pode fazer-se esta tomatada com antecedência). Entretanto amolecer bem o pão partido aos pedaços na água de cozer o peixe (quanto mais quente estiver a água, mais depressa o pão amolece) e escorrer bem.
Num prato de forno, colocar uma primeira camada da tomatada.
A seguir espalhar o pão amolecido, depois espalhar os pedaços de peixe cozido e polvilhar com salsa ou coentros frescos. Terminar com a restante tomatada e levar ao forno pré-aquecido, na posição grill para tostar um pouco.


Muitas vezes, a minha mãe junta camarão ao peixe, para enriquecer a açorda. O prato pode ser feito só com camarão, para uma refeição mais requintada. Nesse caso, deve usar-se a água de cozer os crustáceos para amolecer o pão.

Sem comentários: