ABOUT                       RECIPES                       LIFE                       INSTAGRAM                       FACEBOOK                       PINTEREST



2.9.10

A quatro mãos.



Durante a semana, é raro eu cozinhar.
A não ser fazer a salada ou um acompanhamento de legumes, finalizar um ou outro prato ou aquecer a sagrada sopa.

Saio de casa antes das 8h30, chego a casa já tarde, quantas vezes por volta das 20h. Se ainda tinha de me pôr ao fogão, não era tão cedo que conseguia deitar os piolhos. Já assim, sabe Deus...

Vale-me a desenrascada C., que tenta reproduzir de forma mais ou menos fiel os meus pedidos. Normalmente simples, que para sairmos da linha, bastam os almoços de domingo em casa dos meus pais ou dos meus sogros e as muitas festas de aniversário que marcam os nossos fins-de-semana.

Estes camarões resultaram, e bem, dessa parceria.
À C. sugeri apenas três ingredientes: camarões, vinho branco e pimentos em conserva*.

Quando cheguei, enquanto as crias inundavam literalmente a casa de banho, cozi esparguete, aqueci os camarões, juntei tudo e salpiquei com salsa. Ficou muito bom.

Aqui fica a receita, com base na descrição da C. Quanto às quantidades, é uma questão de se guiarem pelo vosso gosto e de as adaptarem ao número de comensais.

Massa com camarão e pimento vermelho

Camarões crus sem casca
Cebola
Alho
Azeite
Vinho branco
Pimento vermelho em conserva
(de preferência do Lidl)
Esparguete
Salsa


Numa sertã com um fundo de azeite, deixar fritar um pouco a cebola e o alho picados. Juntar o pimento também picado ou partido em pedacinhos pequenos, deixar apurar um minuto ou dois e juntar o vinho branco. Deixar evaporar um pouco e juntar os camarões, mexendo de vez em quando, cozinhando até estarem vermelhinhos mas al dente.
(eu aqui talvez tivesse feito ao contrário, primeiro os camarões e só depois os pimentos e o vinho branco, mas o que é facto é que resultou bem). Misturar com a massa previamente cozida e polvilhar com salsa picada antes de servir.

*Pimentos vermelhos assados em conserva à venda no Lidl: a minha descoberta deste Verão. Uma prima minha falou-me neles, que tinham um sabor que mais nenhuns tinham. Ainda que eu não tivesse termo de comparação, pois nunca tinha usado destes pimentos, tipo 'morrone', resolvi comprar. E fiquei fã. Não é para abusar, é um enlatado (em frasco), mas é um óptimo truque para vários pratos: almôndegas, bolonhesa, peixe, frango ou coelho estufado... basta um pedacinho para dar ao prato um sabor especial. E como já é condimentado, o prato pode não precisar de mais sal, por exemplo. Vale a pena experimentar.

5 comentários:

Miguel disse...

Conheço bem os pimentos vermelho assados do Lidl (em frasco). Também sou fã. Como dizes caem bem numa série de pratos. Desde que os descobri nunca mais me perdi a assar pimentos (excepto num prato típico do Algarve que faço com muita gula e também são dos verdes).
Voltando ao pimentos do Lidl parecem acabadinhos de assar com um sabor ligeiramente avinagrado (mas pouco). Tal como a Teresa recomendo. Se espreitarem nas minhas fotos da "Cozinha Sem Tabus" vão encontrá-los.

Boa sugestão para um prato que se quer rápido, que alimente e saboroso.

Um abraço.

Entre o campo e a cidade disse...

É horrível ver como o tempo não estica...eu dei por mim a ver os meus piolhos a crescerem e...daí a minha grande mudança de vida!Engane.se quem acha que as mães a tempo inteiro tem mais tempo...o tempo continua a não esticar, mas o acompanhamento que se dá ás crianças, é sem dúvida outro!!! e elas (por enquanto) agradecem! Parabéns a todas as mães que conseguem esticar um dia para 48h!!!

Xana Bértolo disse...

Adorei esta massa... Não conhecia o teu blog, adorei a simplicidade :)...
Já te sigo, e até breve
beijo

Isabel (pipoka) disse...

Teresa,

Também lá em casa, aos dias de semana, é raro cozinhar... o meu marido é que na maioria das vezes está de serviço, pois trabalha menos horas do que eu. Mas ao fim-de-semana, a cozinha é o meu reino ;-)

Adorei a dica dos pimentos do Lidl. Já comprei no Pingo Doce e eram muito maus, por isso estava com medo de comprar noutro local.

moranguita disse...

nao conhelçia esses pimentos
devem ser uma maravilha nao?
tenho que ir la ver isso ha pois e
esta uma massa simples e apetitosa
beijinhos