ABOUT                       RECIPES                       LIFE                       INSTAGRAM                       FACEBOOK                       PINTEREST



30.11.10

Say cookie!



Os filhos gémeos da minha grande amiga E. fizeram 5 anos este fim-de-semana e estas foram as bolachas lollipop oferecidas no fim da festa como lembrança.
Uma encomenda especial que fiz com muito carinho e que espero ter agradado aos convidados mais novos (eu pelo menos comi uma e achei que estava óptima!).

Com o resto da massa, estreei a minha última aquisição no que toca a cortadores e o resultado foram as bolachinhas do prato branco, mais abaixo. Acho que ficaram tão perfeitinhas, que se tiver tempo vou fazer umas boas fornadas antes do Natal para distribuir pela família e os amigos. Falta encontrar a lata perfeita...



Desta vez, houve uma versão 'normal' para meninos e uma 'especial' para meninas.


Aqui a ideia inicial era parecer uma 'varinha de condão' de princesa ou fada, mas depois concluí que funcionava melhor como lollipop de Natal e resolvi fazer aquele bichinho híbrido - meio ursa, meio coelha - para as meninas.



O cortador destas foi comprado na Pasgelpan. A massa de todas estas bolachas é a do costume e está aqui. Neste caso, antes de irem ao forno, pincelei-as com água e polvilhei-as com açúcar mascavado granulado. Agora que já tenho alguma experiência, posso dizer que se juntarmos um pouco mais de farinha à receita original, nem que seja apenas no momento de esticar a massa, já depois de repousada no frigorífico, torna-se mais fácil cortar as bolachas. Passar o lado cortante do cortador (passe o pleonasmo) em farinha antes de cortar cada bolacha também ajuda. E já agora: quanto mais tempo estiverem no forno, mais estaladiças ficam e mais tempo assim se conservam, ainda que não fiquem tão branquinhas e uniformes para decorar (isto no caso das lollipops).

15 comentários:

Margarida disse...

Ficaram lindas!! Já agora, onde compraste os saquinhos para colocar as cookies?
Um beijinho

Teresa Rebelo disse...

Como já comentei no Figo Lampo, estes foram comprados na Pasgelpan (têm loja também em Lisboa - Corroios, fui agora ao site ver).
Mas onde gosto mesmo de comprá-los (mais variedade e mais baratos!), é aqui, também no centro do Porto: Carlos S.Cabral & Filhos Lda.
R. José Falcão 144, Porto 4050-315 - Tel.: 222004717. Os horários é que não são muito compatíveis...
Espero ter ajudado!
Teresa

Entre o campo e a cidade disse...

que giras (e saborosas de certeza) que ficaram!!!
:)

Velud'arte disse...

Olá.
Que lindas... aliás, tudo o que sai das tuas mãos de fada é lindo!

Filipa disse...

Olá Teresa! Que presente tão original! Acho que vou "copiar" para o aniversário da minha filha, posso? Mas já agora, como fazes para segurar as bolachas no pauzinho? Um beijinho e parabéns, ficaram mesmo giras!

A Vida no Paraíso disse...

Olá Teresa!

Gostei muito da ideia!
Muito original e colorida, os miúdos devem ter adorado! :)

Beijinhos

Babette disse...

Vou deixar aqui a boca:
Em Abril os meus gémeos tb vão fazer 5 anos!....
(pode ser que cole ;) )
Babette

ameixa seca disse...

Teresa, primeiro quero agradecer-te pela visita ao meu blog :) Depois quero agradecer pela dica da Pasgelpan, não conhecia e numa ida ao Porto vou ver se lá passo. Por último devo dizer que estes bioscoitos estão lindos e muito perfeitinhos :)

Unknown disse...

Que lindas...parabéns, gostei do teu cantinho bjinhos
http://nacozinhadasonia.blogspot.com/

Xana Bértolo disse...

Originais e um mimo mesmo :)...
beijinhos

Helena disse...

Ficaram lindas e perfeitas, aposto que as crianças adoraram.
Vou tentar comprar esse cortador que achei o máximo.
Obrigada pelas dicas de moradas.
Beijo

Teresa Rebelo disse...

Neste post (http://lume-brando.blogspot.com/2009/12/o-natal-esta-no-forno.html) encontram mais bolachas chupa-chupas e algumas dicas :-)
Bjs e obrigada a todos pelos comentários saborosos!
Teresa

moranguita disse...

que bonitso que ficaram
as crianças adoraram e eu tambem teria adorado provar
beijinhos

Anónimo disse...

Estou a pensar fazer as bolachas lollipop mas com chocolate branco. Como posso conservar e com quanto tempo de antecedência as posso fazer para oferecer? Rita

Teresa Rebelo disse...

Olá Rita, sei que que esta dica já não vai a tempo, mas desde o final de 2016 que o blog mudou de morada, agora está aqui: http://www.lumebrando.com/
E esta mensagem passou-me completamente ao lado porque ficou nesta plataforma, só migraram os comentários que aqui estavam até eu ter mudado para o Sapo, desde essa altura que os comentários deixados aqui ficam meio 'perdidos' :(
As bolachas aguentam algum tempo, sobretudo sem decoração. Aconselho a fazer e guardar hermeticamente (pode ser uma semana antes, à vontade) e só um ou dois dias antes cobri-las. O chocolate branco pode ser traiçoeiro, aconselho a usar aquele das lojas de artigos para bolos, próprio para derreter e decorar.
Beijinho
Teresa