ABOUT                       RECIPES                       LIFE                       INSTAGRAM                       FACEBOOK                       PINTEREST



26.2.14

Post de uma foto só.














Acho que já fiz folhados de alheira de todas as formas e feitios: grande, com a alheira misturada com grelos ou espinafres, para servir à fatia; a mesma combinação mas em doses individuais, para servir como entrada; em meia-luas pequeninas, tipo rissóis, para um almoço ou jantar volante.
Estas versões não são nada complicadas, mas especialmente em dias de festa, procuro atalhos até para as receitas mais fáceis, porque normalmente o número de convidados cá em casa chega às três dezenas, como aconteceu este domingo, no aniversário do pirata maior.

Na minha família a alheira é um ingrediente consensual, apreciado por miúdos e graúdos, por isso costuma estar presente nas nossas mesas de festa. Desta vez, resolvi fazer estes caracóis. São muito, muito fáceis de fazer e o melhor é que podem ser adiantados de véspera. No dia, é só retirar o rolo do frigorífico, cortar às fatias e levar ao forno.

Como o dia foi bastante agitado, não consegui tirar muitas fotos. Mas agora que o tempo das festas vai começar (a maior parte das crianças que eu conheço fazem anos na Primavera), achei que mesmo assim devia partilhar esta sugestão tão fácil, tão vistosa e tão yummy!

CARACÓIS DE ALHEIRA

1 base rectangular de massa folhada (usei do Lidl, para mim, a melhor)
1,5 alheiras de qualidade (gosto especialmente das de Caça/Chaves - Selecção Continente)

Desenrole a massa folhada (retire uns 5 minutos antes do frigorífico para que não quebre ao desenrolar).
Com uma faca, faça uma incisão na pele das alheiras no sentido do comprimento. Com as mãos, desfaça em pedaços o recheio das alheiras e espalhe por toda a base de massa folhada, pressionando um pouco para que não fique demasiado alto. Faça um rolo, enrolando com cuidado a partir da parte mais larga da massa. Envolva no papel vegetal que vem com a massa, feche as pontas e leve ao frigorífico pelo menos 30 minutos antes de fatiar (ou de um dia para o outro).
Pré-aqueça o forno nos 200º. Retire do frio, coloque o rolo sobre uma tábua e corte fatias com cerca de  1 cm de espessura. Coloque-as num tabuleiro forrado com papel vegetal, bem espaçadas entre si, e leve a cozer cerca de 20/25 minutos na altura média do forno. Não deixe cozer demasiado para não secar/queimar o recheio de alheira.

Na página do LB no facebook, podem ver mais algumas fotos da festa.


12 comentários:

Moira - Tertúlia de Sabores disse...

Gosto tanto e como cá em casa temos um aniversário já no início de Março, parece-me perfeito :)

Coisas e Coisinhas disse...

Ótimo, ótimo aspeto! Por vezes, os melhores petiscos são mesmo assim: fáceis e simples :)
Costumo fazer esses rolinhos salgados mas com queijo e especiarias...Esta é uma ótima sugestão que vou certamente anotar para uma próxima festa cá por casa, até porque adoro alheira :)
Beijinhos e continuação de excelentes receitas *

Iguaria Desigual disse...

Também gosto muito dessa alheira. Estes folhadinhos são muito práticos e devem ficar óptimos :)

Rute Jacinto disse...

Olá Teresa, também costumo fazer palmiers, caracóis, pasteis de massa folhada com diferentes recheios. No aniversário do meu pequenino fiz alguns diferentes, mas tal como tu, não tive tempo para fotos!
Com alheira ainda nunca experimentei, mas vou fazer de certeza. Tenho uma massa do Lidl ali mesmo à espera!
Bjinhos :)

Ondina Maria disse...

Hoje jantei alheira: do Barroso, as nossas preferidas, compradas na mercearia Comer e Chorar por mais :)

Célio Cruz | Sweet Gula disse...

Olá Teresa!
Uma imagem só, mas que vale por mil palavras. Estes rolinhos adivinham-se deliciosos e o aspecto da imagem confirma isso mesmo. Cá em casa também adoramos alheira e esta é uma sugestão a experimentar. ;)
Beijinho.

Telita disse...

E uma bela foto!

______________________
Ana Teles | Telita
blog: Telita na Cozinha

Masterchef cá de casa disse...

bastou uma para dizer tudo.
http://aaventuraculinaria.blogspot.pt/

Pimentinha disse...

Adoro este tipo de petisco!! Ficaram lindos estes caracóis. Cá em casa também apreciamos muito alheiras... Adorei!!

Marmita disse...

Lindo, simples e com sabor? o que dizer mais? adorei, beijos.

Vanda Caldeira disse...

Parecem deliciosos! Parabéns!
O meu filhote está prestes a fazer anos e esta pode ser mais uma ideia para a sua festa. Será que me pode informar quantos caracóis é possível fazer apenas com uma folha de massa folhada?
Obrigada!

Teresa Rebelo disse...

Olá Vanda, fazem sempre sucesso nas festas, estes folhadinhos :)
Confesso que nunca os contei, mas rende bastante, aí uns 24...

Beijinho
Teresa