Esta é daquelas receitas que resulta sempre.
Podemos trocar ingredientes ao sabor do que há na despensa, podemos fazer versões mais ou menos saudáveis, podemos fazê-lo de véspera ou até com mais antecedência: embrulhado em película aderente ou papel de alumínio, continua húmido e delicioso durante vários dias.
A receita base está aqui, mas esta versão, feita com azeite em vez de manteiga e com pedacinhos de chocolate, é ainda mais irresistível.
O nome original deste tipo de bolo, muito popular nos Estados Unidos, é 'banana bread', mas confesso que nunca percebi muito bem porque é que lhe chamam pão em vez de bolo. A minha teoria - muito particular e sem qualquer pesquisa por detrás - é que antes das preocupações relativamente recentes neste país em relação à alimentação saudável, toda a receita que levasse menos de 350 g de açúcar não podia ser considerada bolo ou doce...
Chamem-lhe pão, bolo, não importa. O que importa mesmo é que experimentem e que me digam se não é daquelas receitas maravilhosas e viciantes. E podia dizer que é por ser viciante que brinquei no título com o nome de uma famosa série de televisão, mas não. Foi mesmo só porque não resisti ao trocadilho!
BANANA BREAD COM NOZES, AVELÃS E CHOCOLATE
70 g de azeite Gallo Frutado*
100 g de açúcar amarelo
3 ovos
2 bananas médias maduras
130 g farinha 55 sem fermento
100 g avelãs (70 g p/ farinha e 30 g partidas aos pedaços)
1 colher de sopa de fermento
60 g de frutos secos - usei 30 g nozes e 30 g avelãs - partidos em pedaços
50 g de chocolate de culinária em pedacinhos (ou pepitas de chocolate)
Pré-aquecer o forno nos 180º.
Para intensificar o sabor da avelã, e porque usei avelãs inteiras, com pele, levei-as numa frigideira anti-aderente ao lume, para as tostar e conseguir mais facilmente retirar-lhes a pele. Depois de tostadas (ter atenção que é um processo rápido), embrulhei-as num pano de cozinha limpo e friccionei o pano na bancada, fazendo as avelãs rasparem umas nas outras, de forma a soltar-se a pele. Pesei 70 g e moí na Bimby, para a farinha, e parti em pedaços os 30 g que sobraram para incorporar mais tarde na massa.
Untar muito bem com azeite ou manteiga e polvilhar com farinha uma forma de bolo inglês (se não quiser correr riscos ao desenformar, forre o fundo com papel vegetal e volte a untar/polvilhar).
Bater o açúcar com o azeite até ficar bem misturado e juntar os ovos, um a um. Juntar as bananas previamente esmagadas com um garfo. Juntar as farinhas (130 g farinha trigo 55 + 70 g farinha avelã) e o fermento. Adicionar por fim os frutos secos e o chocolate. Envolver bem e verter na forma. Levar a cozer cerca de 45-50 minutos.
Deixar arrefecer um pouco e desenformar.
*Quem me deu a conhecer este azeite, ideal para receitas doces, em que não queremos que o sabor do azeite sobressaia, foi a Ondina, do Coentros & Rabanetes. E foi uma dica estupenda: desde que o usei pela primeira vez, tento ter sempre uma garrafa deste azeite em casa, para receitas especiais. Espreitem o seu blog, está cheio de receitas tão saudáveis como deliciosas!
10 comentários:
Olá!
Por acaso não conhecia este azeite que deve ser mesmo bom para as receitas doces.
Já algum tempo que ando para experimentar o banana bread. Acho a conjugação deliciosa!
O teu ficou lindo e tem um aspecto mesmo apetecível.
um beijinho
Agora era uma fatia desse pão/bolinho e um chá :) *
adorei o título, lol! Acho que o bolo também tinha ficado bom com farinha integral. Não queres experimentar?
Ainda bem que gostaste do azeite, eu sou fã. E é bom inclusivé para aquelas saladas com sabores suaves :)
Pois nunca fiz um banana bread, mas abriste-me o apetite :)
Engraçado que li algures que o titulo de Breaking Bad tinha sido uma aliteração á expressão Breaking Bread, loooool!!!
http://bloglairdutemps.blogspot.pt/
Adoro o título Teresa :)
E adoro um bom banana bread.
Por cá fazemos variações mas a minha favorita leva assim pedaços de chocolate.
E gostei muito da dica da Ondina, vai dar-me jeito pois em casa só usamos azeite de produtor e são muitos fortes em bolos.
Um beijinho.
Da próxima vez que tiver bananas maduras, acho que vou fazer o teu "breaking bread" ;) Parece irresistível. Tal como a série, uma das melhores de sempre :)
Um beijo,
Ilídia
Assim que vi o título associei-o à série Breaking Bad que segui religiosamente. Foi muito bem escolhido.
Este pão/bolo ficou mesmo apetecível.
Beijinhos
Patrícia
Poderemos trocar a avelã moída por amêncoa moída? :)
Olá Belicious!
Sim, pode, fica igualmente bom :)
Beijinho
Teresa
Enviar um comentário