ABOUT                       RECIPES                       LIFE                       INSTAGRAM                       FACEBOOK                       PINTEREST



2.4.15

Um prato de Inverno nos primeiros dias de Primavera.



















Apesar de nos últimos dias a Primavera ter resolvido aparecer, a verdade é que ainda a semana passada andávamos a tiritar (eu, pelo menos, porque sou muito, mas mesmo muito friorenta), e o que apetecia eram pratos quentes e reconfortantes, como este 'cevadotto' de beterraba e laranja.

A primeira vez que comi 'cevadotto' foi na Casa de Pasto Palmeira. Era de gambas e era delicioso. Foi também a primeira vez que ouvi falar da 'cevadinha': o grão de cevada com que é feito o 'cevadotto', prato que vai buscar o nome ao facto de ser cozinhado à semelhança do risotto. Até aí, só associava a cevada às bebidas de pequeno-almoço e à cerveja.Vim a saber depois, que no tempo dos meus avós a cevadinha era muitas vezes adicionada à sopa.

Assim que encontrei 'cevadinha' - procurem-na em mercearias e lojas de sementes ou na secção de produtos saudáveis/alternativos dos hipermercados - experimentei fazer com camarão e fez sucesso cá em casa.
Já mais recentemente, fui almoçar ao LSD (cujo chef, na altura, ainda era o mesmo da Casa de Pasto Palmeira), e provei um 'cevadotto' de beterraba fenomenal.

Esta é a minha versão, inspirada também num risotto de beterraba que vi fazerem no MasterChef Austrália.
Beterraba, laranja e queijo de cabra... só pode ficar bom, certo?

Se por estes dias não vos apetecer este tipo de prato, ou já não encontrarem beterrabas, guardem a receita para dias mais frios: vão ver que vai valer a pena a espera ;)
















CEVADOTTO DE BETERRABA COM LARANJA E QUEIJO DE CABRA

Para 2

160 g de cevadinha*
1 beterraba
1 cenoura
1 molho de salsa
2 cebolas
4 dentes de alho
1 molho de salsa
1 folha de louro
1 talo de alho-francês
1 laranja - sumo e raspa
2 colheres e sopa de vinagre balsâmico
1/2 copo de vinho branco
1 queijo de cabra tipo Palhais (cerca de 125 g)
Azeite qb
Sal e pimenta preta acabada de moer

Lavar muito bem a beterraba e levar a cozer, com a casca, numa panela com bastante água, juntamente com uma cebola, a cenoura descascada, a folha de louro, a salsa, o talo de alho-francês, dois dentes de alho esmagados, sal, pimenta e um fio e azeite.
Quando a beterraba estiver bem cozida, retirar do caldo e deixar arrefecer antes de retirar a pele e cortar em cubos. Retirar eventuais impurezas do caldo, coar e reservar (deve perfazer cerca de 700 ml).

Entretanto, levar ao lume num fio de azeite uma cebola e dois dentes de alho bem picados. Deixar cozinhar um pouco e juntar a cevadinha. Adicionar o vinho branco e deixar evaporar. A partir daqui, vá juntando o caldo aos poucos, mexendo sempre, cerca de 20 minutos. Raspe uma laranja e reserve a raspa. Extraia o sumo da laranja e junte-lhe duas colheres de sopa de vinagre balsâmico. Se achar esta mistura muito ácida, junte-lhe uma colher de chá de açúcar. Adicione à panela e mexa bem. Deixe evaporar um pouco, veja se o grão já está no ponto de cozedura ideal - deve ficar al dente -  e junte mais caldo se necessário. Pouco tempo antes de atingir o ponto ideal, junte a beterraba em cubos e metade do queijo de cabra. Envolva bem e prove para retificar os temperos, adicionando por fim a maior parte da raspa da laranja. No total, deverá demorar cerca de 30 minutos a ficar no ponto.
Sirva com mais queijo de cabra por cima, polvilhado com raspa de laranja e pimenta preta acabada de moer.


*Há quem demolhe a cevadinha de véspera. Eu já experimentei e não notei que cozesse mais rápido...



4 comentários:

Ruth Miranda disse...

cevadinha, suponho que seja o mesmo que Pearl Barley? Se assim for, adoooooro, é daquelas coisas que tem um sabor tão inusitado, tão rico, tão pleno... pena ser tão caro, se não fosse acho que comia muito mais do que arroz!!
http://bloglairdutemps.blogspot.pt/

Diogo Marques disse...

Adorei a cor, e com queijo de cabra só pode ser uma delicia :)
-
Diogo Marques
Blog: A culpa é das bolachas! | Facebook | Instagram
-

Lume Brando disse...

Olá Miranda!
Sim, julgo que é o pearl barley, mas eu arranjo-o barato: cerca de €2/kg.

Beijinho
Teresa

Ondina Maria disse...

Teresa, pois eu demolho a cevadinha e acho que ela coze melhor. Mais rápido não sei, mas pelo menos fica mais tenrinha. O teu risotto de beterraba fica muito parecido com o do Marco :)