ABOUT                       RECIPES                       LIFE                       INSTAGRAM                       FACEBOOK                       PINTEREST



1.4.16

Um bolo de tigela [e uma novidade com nervoso miudinho]

































O ano passado, os bolos de caneca fizeram bastante sucesso.
Confesso que nunca fiz nenhum mas, recentemente, vi uma reinterpretação desta tendência numa revista francesa, em que usaram taças ou tigelas (ou malgas, para quem é do norte, como eu).
Achei esta versão mais interessante pela possibilidade de serem desenformados - possivelmente os de caneca também podem ser, mas a forma e o aspecto final é capaz de não ser tão apelativo.

Há uns meses, comprei pela primeira vez uma embalagem de açúcar de coco que andava ansiosa por provar e usar e achei que uma receita 'pequena', como um 'bolo de tigela', seria a oportunidade ideal. Para além de ter utilizado o açúcar de coco na massa do bolo, fiz também com ele o molho de caramelo e resultou muito bem.

O açúcar de coco, extraído das flores do coqueiro, é menos processado que o açúcar branco, e apresenta nutrientes como potássio, ferro, zinco e fósforo e vitaminas do complexo B. Apesar de ter um índice glicémico baixo, ou seja, a sua absorção pelo organismo é mais lenta do que no caso dos açúcares refinados, é bastante calórico e deve ser usado igualmente com moderação. Gosto de usar produtos novos e gostei desta experiência - provado ao natural o açúcar tem aroma e sabor torrados característicos e é um pouco ácido, mas no bolo e no molho de caramelo não notei qualquer diferença em relação a um açúcar amarelo ou mascavado - no entanto, não me parece que vá passar a fazer parte dos ingredientes básicos cá de casa, sobretudo pelo seu preço elevado.

Quanto a este bolo de maçã, é um bolo de micro-ondas: fácil, rápido e um pouco esponjoso, mas em que a maçã e o molho de caramelo disfarçam de forma maravilhosa a técnica preguiçosa.

E antes de passarmos à receita, uma revelação com alguns nervos à mistura...

... estou a trabalhar num livro! Sim, um livro de cozinha!

Há uns tempos, fui desafiada por uma editora e, depois de muito ponderar, muito questionar e muito panicar, decidi avançar com a empreitada. Para já, só vos posso dizer que tem sido uma aventura e pêras. Pensar nas receitas, testá-las, dá-las a provar, aproveitá-las ou descartá-las e começar de novo, cozinhá-las para a sessão fotográfica, fotografá-las, escrever os textos e as receitas. E o S. Pedro que tem sido tão mauzinho? Adiar sessões, fotografar quase sem luz, acho que o making of do livro, dava outro livro...

Mas não posso negar que tem sido um desafio estimulante, que me tem ajudado a evoluir e a aprender imenso, nomeadamente sobre os meus próprios limites. Ainda não vos posso falar muito do conceito do livro, nem dizer quando será lançado, à partida será no último trimestre do ano, mas aos poucos irei revelando alguns detalhes, por isso, toca a ficar atento!

E, claro, não podia deixar de agradecer a todos os que me lêem, a todos os que experimentam as receitas que aqui partilho e me dão o seu feedback (quase sempre positivo, o que me deixa muito feliz), a todos os que de alguma forma interagem com o Lume Brando no facebook e no Instagram: sem vocês, a motivação para cuidar do blog e fazê-lo crescer nunca seria a mesma e esta oportunidade nunca teria surgido. Muito, muito obrigada!















BOLO DE TIGELA DE MAÇÃ E CANELA C/ MOLHO DE CARAMELO

Para dois bolos pequenos (tigelas c/ cerca de 10 cm de diâmetro e 7 cm de altura)

1 ovo
2 colheres de sopa de açúcar de coco
1 colher de sopa de azeite extra virgem suave ou frutado
3 colheres de sopa de leite
3 colheres de sopa de farinha com fermento
1 colher de café rasa de fermento em pó
1 maçã média descascada e cortada em pedacinhos
1 fio de sumo de limão para regar a maçã
1 pitada de canela
1 pitada de gengibre

Para o molho:
2 colheres de sopa açúcar de coco
2 colheres de sopa de água ou mais um pouco
2 colheres de sopa de natas

Unte bem as tigelas com manteiga ou azeite e polvilhe com farinha ou use spray desmoldante (que foi o meu caso). Descasque e parta em pedacinhos a maçã, regando-a com o sumo de limão.
Numa taça, junte todos os ingredientes e envolva tudo, sem mexer demasiado.
Divida pelas tigelas e leve ao micro-ondas 3 minutos nos 700 watts.
Retire, deixe arrefecer uns minutos e desenforme com cuidado.

Enquanto arrefecem, prepare o molho: junte a água e o açúcar num tachinho de fundo espesso e leve ao lume médio. Nunca mexa: quando muito, rode a panela, para a água cobrir todo o açúcar quando este começar a derreter. Quando começar a borbulhar e a caramelizar, retire do lume e junte as natas. Mexa bem e sirva com o bolo.

Nota: apesar de ter usado farinha com fermento, juntei mais um pouco de fermento, pois acho fraco o poder levedante das farinhas já com fermento. Aliás, raramente uso farinhas com fermento, prefiro usar sem e juntar o fermento à parte, mas na Páscoa, a farinha sem fermento tinha desaparecido das prateleiras do supermercado onde fui fazer compras!





14 comentários:

Minnie disse...

Costumo fazer os bolos de caneca sempre em tigelas e tem saído sempre bem :)Parabéns pelo livro!

Su m disse...

Antes de mais, gosto imenso desta versão da malga (não sou do Norte, mas são os meus pais que vai dar ao mesmo ;)
Quanto à notícia... PARABÉNS! Um livro é um feito fantástico e julgo que não vai desiludir nem um bocadinho! Tens tudo para ter sucesso e é mesmo isso que te desejo.
Aguardarei ansiosamente :)
Beijinho

Marta Dionísio disse...

Que boa notícia! Será certamente um sucesso.

Nunca fiz bolos de caneca ou de tigela - aliás confesso, a minha ignorância, mas ainda não tinha visto os de tigela, este foi o primeiro...pelos vistos tenho andado bem distraída (risos)
e gostei bastante mais desta versão do que dos de caneca.
Uma ideia a reter.

Beijinhos
Marta

Unknown disse...

Que ótimas noticias, muitos parabéns!
Acredito que seja todo um processo cansativo e por vezes frustrante mas que deve valer tanto mas tanto a pena :D Muito curiosa para ver o resultado final. Beijinho Andreia

Fátima Fonseca disse...

Parabéns pelo livro!
Já estou ansiosa para que saia e comprar o meu.
Esses bolinhos também estão bem bonitos e devem ser uma delícia.

Ruth Miranda disse...

Muitos muitos muitos parabéns, e que este livro seja o principio de um caminho ainda mais lindo e longo, cheio de sucessos e boas receitas, claroooo!!!
http://bloglairdutemps.blogspot.pt/

Sónia disse...

Esse bolo parece maravilhoso... uma vez tentei o bolo de caneca... saiu um cimento. Se atirasse à cabeça de alguém estaria presa até hoje! kkkk Não sei o que fiz de mal. Se é do meu MO... ou se o defeito é meu!!

Meus parabéns pelo livro. A julgar pelo que aqui vejo, certamente será um sucesso! Pode contar comigo ( acho que ainda tenho um "micro-espaço" na minha prateleira de livros de culinária! kkk)

Sónia
www.minhacasinhaeassim.blogspot.pt

Tânia Tiago disse...


Primeiro quero dar-lhe os parabéns pela novidade. Um livro que óptima experiência. Fico a aguardar novidades dele e posteriormente a sua publicação. Depois, gosto muito mais desta versão do que na caneca, realmente, fica mais apelativa visualmente quando desenformado.
Bjinhos e sucesso para o livro.

http://bimbysaboresdavida.blogspot.pt/

Anónimo disse...

Bom dia

Parabens pelo Livro, vá dando noticias.
Preciso de saber onde compra o açucar de coco (não conheço). Obrigada, continuação de bom trabalho.

Margarida Figueiredo

Bela Dina disse...

Muitos e muitos parabéns! tenho a certeza que apesar do stress todo tudo vai correr bem e o livro vai ser um sucesso!!
Beijinho

Lume Brando disse...

Obrigada, do coração, a todos os vossos comentários tão positivos!

Margarida: comprei o açúcar de coco numa loja física Celeiro, mas vendem também online:
http://celeiro.pt/lojas

Beijinhos a todos!
Teresa

Anónimo disse...

Obrigada, pela informação. Compro muitos produtos no Celeiro, vou procurar.

Margarida Figueiredo

Receitas e Truques da Clarinha disse...

Que delícia de bolo e bela sugestão.

Beijinhos,
Clarinha
http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2016/04/acorda-de-alheira.html

Susana Vasconcelos disse...

Não sabia Tecas! Que notícia maravilhosa!!
Vai ser um livro fabuloso e vai ter muito sucesso, disso não tenho dúvidas!
E eu vou estar na sessão de autógrafos! :))
Um grande beijinho e muitos Parabéns!