ABOUT                       RECIPES                       LIFE                       INSTAGRAM                       FACEBOOK                       PINTEREST



16.9.15

Pequeno-almoço reforçado para uma viagem até ao Brasil.






Acho que já disse aqui que a minha refeição favorita é o pequeno-almoço. Mas não preciso de muito para ficar satisfeita e acabo sempre por fazer uma primeira refeição bastante básica.
No entanto, sei que o pequeno-almoço deveria ser a refeição mais completa do dia.
Aos poucos, estou a tentar introduzir mais proteínas e mais fruta. Estas panquecas ajudam a cumprir essa missão, ao oferecerem os nutrientes dos ovos e da banana.

E onde fui buscar esta receita tão simples, tão fácil e tão boa?
Ao Na Minha Panela, um blog de cozinha brasileiro, cheio de receitas deliciosas, da autoria do simpático casal Camilla e Rafa. Há uns tempos, a Camilla convidou-me a estar presente mensalmente no seu blog, partilhando uma receita do Lume Brando. Fiquei muito honrada com o convite (que aceitei, claro) e curiosa por experimentar muitas das suas receitas. Estas panquecas chamaram-me a atenção por não levarem farinha. Sim, é só mesmo banana e ovos, ou quase!
Fiz uns pequeninos ajustes à receita (usei menos canela, por exemplo), mas no essencial é a receita original, que podem conferir aqui. Obrigada Camilla.

PS: Façam as panquecas pequenas, para serem mais fáceis de virar!


PANQUECAS DE BANANA
Para cerca 10-12 panquecas pequenas

2 bananas da Madeira
2 ovos
10 g de avelã moída
2 colheres de chá de açúcar amarelo
1 colher de café rasa de canela
1 colher de chá de fermento em pó
Mel, banana e raspas de chocolate preto para servir

Eu usei a Bimby: triturei a avelã e depois juntei os restantes ingredientes e bati tudo alguns segundos na velocidade 5. Em alternativa, pode esmagar a banana, colocar numa taça, juntar os restantes ingredientes e misturar tudo muito bem.
Aqueça muito bem uma frigideira antiaderente (deve ter uma superfície perfeita, sem riscos; usei uma boa frigideira e não precisei de usar gordura). Coloque uma colherada pequena de massa. Quando começar a querer descolar à volta, vire-a com a ajuda de uma espátula, deixe cozinhar mais um minuto ou dois (do segundo lado vai cozinhar mais depressa) e retire.
Repita com a restante massa.
Sirva com mel ou maple syrup, rodelas de banana ou outra fruta a gosto e... se for guloso como eu, termine com raspas de chocolate!














5 comentários:

Anónimo disse...

Panquecas para o pequeno almoço é tão bom :-) vou ter que experimentar estas de banana, devem ser deliciosas.
Beijinhos

cozinha100segredos disse...

Bem boas! Beijinhos

Ruth Miranda disse...

Not really my thing, as panquecas, pequeno almoço para mim é de pão e leite, nisso sou mesmo ultra básica. A maneira que encontrei de o tornar mais reforçad em termos de nutrientes foi o de fazer o pão em casa e fazê-lo com um montão de coisas boas ;)
http://bloglairdutemps.blogspot.pt/

Paula Moita disse...

Olá! Estas panquecas têm um ar delicioso e são tão simples de fazer. Acho que vou experimentar...
um beijinho

Unknown disse...

Adoro panquecas, é uma receita a experimentar !

http://www.petisconamesa.com/