ABOUT                       RECIPES                       LIFE                       INSTAGRAM                       FACEBOOK                       PINTEREST



4.5.16

Olha a bela da sardinha!





Há já uns meses, fui convidada para fazer um showcooking no Continente Maia Jardim, no âmbito de uma parceria com o gabinete de Turismo da Câmara Municipal da Maia/Maia Welcome Center. A ideia era apresentar receitas inspiradas no receituário do concelho e, depois de várias pesquisas, optei por usar sardinhas (bolos de sardinha e sardinhas de escabeche fazem parte da cozinha maiata tradicional, muito influenciada pelo Minho e toda a região do Douro Litoral), e fazer um arroz doce, numa versão mais tropical. Depois de testadas e aprovadas em casa, as receitas passaram com distinção no pequeno evento, mas por vários motivos que se foram atropelando, ainda não tinha conseguido trazê-las aqui para o blog.

Hoje, finalmente, consigo publicar a receita com sardinhas: uns queques muito simples de fazer, que ficam fofos e deliciosos e são uma maneira diferente de aproveitar as nossas conservas maravilhosas.
Uma lata de sardinhas em tomate (adoro a versão picante!) e meia dúzia de ingredientes básicos, é tudo o que precisam para fazer estes queques salgados e fazer um brilharete no próximo lanche ou piquenique entre amigos, agora que parece que o bom tempo chegou de verdade (vamos esquecer que dão chuva para o fim de semana, os senhores da meteorologia também se podem enganar, não é?)

Uma nota antes de passarmos à receita: normalmente coloco uma camada de massa na forma do queque, depois um pouco de recheio e termino com mais massa. Desta vez, resolvi colocar os pedacinhos de sardinha apenas no final, mas apesar de ficarem mais bonitos - e mais crocantes, pois os pedacinhos acabam por secar um pouco - acho que gosto mais da versão original, em que ficam tipo queque 'surpresa', como estes aqui.
















QUEQUES DE SARDINHA
Para cerca de 10-12

1 lata de sardinhas em tomate
1 chávena* de farinha s/ fermento
1 colher de sopa de fermento em pó
1 chávena* de leite
1 colher de sopa de manteiga derretida
1 ovo, separado
1 pitada de sal
1 pitada de pimenta preta acabada de moer (se as sardinhas não forem picantes)
1 colher de sopa de salsa picada

*Chávena com 250 ml de capacidade

Ligue o forno nos 180º.
Prepare as forminhas de papel colocando-as num tabuleiro com 12 cavidades para queques.
Pique a salsa e reserve.
Retire as sardinhas da lata, com o molho, para uma tábua de cozinha, pique-as com uma faca e reserve.
Numa taça, coloque a farinha, o fermento e o sal (e a pimenta, se for caso disso) e junte o leite aos poucos - antes da última adição de leite, junte a gema e a manteiga derretida. Mexa e junte o resto do leite. Envolva a salsa.
Bata a clara em castelo e envolva no preparado anterior.
Distribua um pouco de massa por cada forma de papel, distribua os pedacinhos de sardinha e volte a cobrir com mais massa (em alternativa, distribua logo a totalidade da massa por todas as formas e espalhe os pedacinhos de sardinha por cima dos queques, empurrando um pouco alguns pedacinhos).
Leve ao forno cerca de 25 minutos.




7 comentários:

Unknown disse...

Eu que nem sou fã de sardinha acho que tem um aspecto delicioso! Vou ter de experimentar :D

It's ok

Ruth Miranda disse...

ui, isto vai já para a minha pasta de to do recipes, adoro sardinhas enlatadas - tem graça que não gosto nada das frescas - e então se forem picantes, ainda mais!! E adoro queques salgados, é daquelas coisas a que dificilmente consigo resistir.
https://bloglairdutemps.blogspot.pt

Su m disse...

Eu adoro sardinha enlatada em tomate desde pequena... é um guilty pleasure meu. E como tal adorei estes queques, uma receita cheia de tradição e ao mesmo tempo moderna e apelativa. Acho que acertaste em cheio :)

Bela Dina disse...

Amo sardinha assada e tenho tantas saudades de as comer!!!
Agora devo confessar que me parece super estranho comê-las assim em queques... Olho para os queques e remete-me logo a algo doce e a nada que se assemelhe ao sabor de uma sardinha! Que curiosidade enorme que tenho de provar. Traz cá um traz. :)

Tertúlia da Susy disse...

Gostei muito!

Tânia Tiago disse...

Humm.. Resultaram uns belos queques. Gosto de sardinha por isso iria gostar desses queques fantásticos.
Bjinhos

http://bimbysaboresdavida.blogspot.pt/

Sónia disse...

Que delicia deve ser. Vou fazer! Obrigada pela partilha.

E que pena... moro na Maia e vou ao Continente Maia Jardim com muita frequência. Perdi esse evento...

Bom fim de semana