ABOUT                       RECIPES                       LIFE                       INSTAGRAM                       FACEBOOK                       PINTEREST



3.1.06

Receita #7



Pato com Ameixas e Mel

Uma receita de um curso de culinária frequentado por uma amiga, que depois decidiu partilhar com os amigos, que depois gostaram, e que depois lhe pediram a receita, e que depois uma amiga que tem este blog resolveu partilhar com os seus resistentes frequentadores. Obrigada S.


Antes de mais: esta receita é muito fácil de elaborar e faz uma "vistaça". Com a vantagem de lhe podermos chamar "Magret de pato com ameixas e mel", o que soa sempre muito bem ;)

Ingredientes

• Peito de pato (em francês, "magret")
À partida, 1 peito dá para 2 pessoas, mas o melhor é olhar para ele(s) e calcular mentalmente. Nem sempre é fácil encontrar peitos de pato fresco, mas já encontrei no Continente e no Jumbo, por exemplo. Se não encontrar fresco procure congelado.
• Ameixas pretas secas (cerca de seis para cada peito)
• Sal e pimenta
• Azeite
• Vinagre Balsâmico
• Mel
• Fio de cozinha

Preparação

Retirar as gorduras em excesso (e o que restar das penas!) dos peitos de pato, conservando-lhes a pele. Fazer um rasgo, ao comprimento, na carne do peito e rechear com algumas ameixas sem caroço. Fechar o peito com fio do norte ou de cozinha (ou então com palitos). Colocar num recipiente que possa ir ao forno, temperar com bastante sal e pimenta acabada de moer e um fio de azeite. Pulverizar com vinagre balsâmico e por fim barrar com mel os peitos de pato, que devem ficar a marinar uma a duas horas neste líquido. Virar de vez em quando os peitos de pato para que o tempero fique homogéneo. Aquecer o forno na temperatura máxima. Levar o pato ao forno com a pele virada para cima. A receita original diz que durante a cozedura - de apenas 7 minutos! - o forno deve ficar só com a posição grill ligada (eu normalmente faço batota e deixo ficar mais tempo no forno e nem sempre coloco na posição grill...).
Servir partido em fatias finas, acompanhado de arroz branco (o da foto fiz com pinhões e passas) e salada de alface, rúcula e tomates-cereja.

Sem comentários: