ABOUT                       RECIPES                       LIFE                       INSTAGRAM                       FACEBOOK                       PINTEREST



20.4.09

Livros de comer.



Eu adoro livros de cozinha. Não sei até do que gosto mais, se de cozinhar, se de folhear os livros e apenas sonhar com o dia em que terei o tempo e a disposição necessários para concretizar e provar os pratos que mentalmente vou seleccionando. Tenho dezenas de livros e continuo uma eterna insatisfeita, com vários títulos em lista de espera. Uma das coisas que mais gosto nos meus livros é que praticamente todos eles foram presentes. Assim, cada um deles tem uma história e um gostinho especial e sempre que lhes pego lembro-me de quem mos ofereceu. E qualquer ocasião é boa para demorar os olhos nas suas páginas. O meu momento preferido talvez seja quando levo um ou dois exemplares de que já tenho algumas saudades para a mesa, para me acompanharem ao pequeno-almoço aos fins-de-semana. É uma espécie de ritual. Só uma espécie, porque os meus dois piratas madrugadores fazem tudo para retirar à ocasião a tranquilidade, a concentração e o silêncio típicos de um ritual. Muitas vezes consulto os livros sem qualquer objectivo definido, apenas pelo prazer de ver as receitas e os conselhos de quem os escreveu, retendo uma ou outra dica. Outras vezes vou à procura de inspiração para as refeições desses dias. Quase sempre, acaba tudo de novo na estante, à espera de mais tempo, de menos solicitações dos bichinhos carpinteiros e de uma maior vontade de arriscar. Mas agora que retomei o blogue, achei que tinha de fazer um esforço para passar da teoria à prática. Até porque tenho de começar a arranjar argumentos de peso para convencer o meu rapaz grande de que, mais tarde ou mais cedo, vou precisar de novas prateleiras na cozinha e a desculpa "faço colecção" já não chega. Por isso decidi iniciar uma rubrica aqui no Lume Brando. Regulamente, vou escolher e testar uma receita de um dos meus livros que nunca tenha experimentado antes, em detrimento de pratos já testados ou de receitas retiradas da net. "Um livro, uma receita", começa já aqui em cima.

Sem comentários: