ABOUT                       RECIPES                       LIFE                       INSTAGRAM                       FACEBOOK                       PINTEREST



13.5.09

Batatas assadas que parecem fritas.



Adoro batatas fritas. Sei que não é saudavelmente correcto mas tenho de confessar que são um dos meus guilty pleasures. Sobretudo das caseiras, fritas na hora. Em casa praticamente não as como, por preguiça, por horror ao cheiro que fica, porque sei que se devem evitar e tenho miúdos em casa e porque das poucas vezes que cedi à tentação não saíram nada estaladiças, como eu gosto. Talvez não tenha aquecido o óleo como deve ser, talvez não tenham estado tempo suficiente em água (o que, segundo me disseram, faz com que larguem o amido e a fritura resulte mais perfeita), talvez não as tenha secado bem antes de as fritar, não sei. Sei que quando vi esta receita no livro da Donna Hay de que já falei aqui, fiquei com muita vontade de experimentá-la.
Apesar do livro sugerir que se use batata doce, da primeira vez usei batata normal e funcionou lindamente: ficaram crocantes por fora e saborosas por dentro. Da segunda vez já usei batata doce e, incrivelmente, não ficaram tão boas, demasiado secas. Por isso aconselho mesmo a experimentarem com batata normal, bem portuguesa de preferência.

Batatas no forno com óleo de sésamo*

Batatas
Óleo de girassol
Óleo de sésamo
Sal

Descascar e cortar as batatas aos palitos médios (no livro diz "rodelas" mas na foto aparecem aos palitos), pincelá-las com uma mistura de óleo "normal" e óleo de sésamo (numa tacinha juntei quantidades iguais dos dois e verti sobre os palitos, envolvendo-os bem). Salpicar com sal e levar ao forno pré-aquecido nos 200º num tabuleiro anti-aderente, de preferência, cerca de 1 hora ou até ficarem bem douradinhas (com uma espátula, virar os palitos de vez em quando para ficarem uniformes). Servir como acompanhamento ou como aperitivo...


*Apesar do óleo de sésamo ter um aroma e um sabor relativamente fortes, nestas batatas quase não se nota, mas julgo que é o segredo para ficarem tão estaladiças. No supermercado procurem-no junto aos produtos orientais, deve estar perto do molho de soja.

1 comentário:

Miriam disse...

Olá, tenho vindo sempre aqui e adoro as receitas e o blog em si... obrigada por partilhar tudo isto connosco :)