ABOUT                       RECIPES                       LIFE                       INSTAGRAM                       FACEBOOK                       PINTEREST



26.5.09

Vamos às compras?




Há já algum tempo que queria partilhar convosco algumas moradas úteis. Lojas a visitar sobretudo por quem adora fazer bolos ou ter a cozinha toda apetrechada e mora no Porto ou para estes lados.
Confesso que sou viciada em utensílios e acessórios de cozinha. O que vale, é que não tenho muito tempo para investigar e comprar, se não acho que já nem as gavetas conseguia abrir, tal a quantidade de coisas que aos poucos vou acumulando.
Acho sempre que um dia vou ter tempo para experimentar tudo, para usar tudo, para cozinhar relaxada sem piolhos traquinas a quererem ajudar (ler "atrapalhar").
Começo a duvidar de que alguma vez esses momentos tão ansiados cheguem a existir. Mesmo assim, de vez em quando gosto de espreitar o que há de novo, aqui:

Casa Januário

Esta loja é quase um ex-libris da cidade Invicta. Fica ali bem perto da Trindade, por detrás do edifício dos Correios, na esquina da Rua do Bonjardim com a Rua Formosa. Desde pequena que ouvia as 'doceiras' da família falarem da Casa Januário e dos ingredientes que só lá conseguiam encontrar: o miolo de noz e de amêndoa (há muitos anos atrás não havia nos supermercados), o chocolate granulado e as drageias para decorar bolos, as velas de aniversário e os barquinhos de bolacha americana, ou wafer, que ainda hoje são lá religiosamente comprados sempre que há motivo para celebrar.

De facto, e pelo menos no Norte do país, a Casa Januário é uma referência para quem se dedica à pastelaria, seja como hobby, seja de forma mais profissional. A par das formas e dos cortantes para bolos e bolachas, dos diferentes ingredientes para coberturas e recheios, incluindo pasta americana e corantes alimentares, aqui há também bolachas diversas vendidas ao peso, profiteroles prontos a rechear (já comprei, recheei e gostei) e até bacalhau, vinhos e licores. Uma espécie de mercearia fina, especializada em pastelaria.

Rua do Bonjardim 352 - Porto
Abertos de segunda a sexta das 9h às 18h 30 e Sábados das 9h 30 às 13h


Pasgelpan (Olivério Teixeira)
Esta foi uma descoberta recente. Quer dizer, eu já conhecia a loja por fora. De vez em quando, em trabalho, preciso de descer a pé a Rua da Alegria, bem no centro do Porto. Sempre que lá passava, observava a montra antiquada cheia de formas e bonequinhos para bolos de casamento e questionava-me se lá dentro haveria coisas mais interessantes. Só que a loja, por coincidência, estava sempre fechada. Mas da última vez estava aberta e entrei. Disseram-me que agora estão sempre abertos à hora de almoço. Não é uma loja bonita, é mais um armazém onde se pode encontrar tudo o que é preciso para pastelaria e padaria, desde as formas mais originais às espátulas e aos utensílios de decoração, aos pratos, aos naperons, às cintas de papel para bolos de arroz e às forminhas de papel (de várias cores e diferentes tipos, incluindo umas pequeninas metalizadas, perfeitas para bombons). Vendem também pasta americana e tudo o que é preciso para trabalhá-la. Ah, e são os representantes da Wilton em Portugal.

Rua da Alegria, 221- Porto. Tel.: 22 205 58 41• 91 707 07 12
Abertos de segunda a sexta das 9h às 19h e Sábados das 9h às 13h.
Também têm loja em Lisboa.


Nortel
Volta e meia faço uma escapadinha à Nortel. À Nortel e à César Castro é bom ir com tempo. Se precisarem de um utensílio de cozinha e não o encontrarem aqui, é melhor desistir das lojas 'físicas' e procurar na net. E mesmo assim não vai ser fácil, digo eu. Apesar de ser especializada em restauração e hotelaria e dispor de uma oferta maioritariamente para profissionais, não deixa de ser uma tentação para quem cozinha só para a família e os amigos. É uma loja muito comprida onde parece que nem um dia inteiro chegava para ver tudo. Se quiser impressionar os convidados e fazer aqueles pratos "enformados", aqui encontra os aros de metal que os chefes usam. E ainda maçaricos de cozinha, descascadores especiais, redes para ninhos de batata, sacos de pasteleiro, crepeiras, divisores de bolos (que partem os bolos às fatias iguais de uma só vez), serviços de loiça e de copos, facas, formas, panelas e sertãs de todos os tamanhos, aventais, fardas, entre muitos outros produtos. Os preços não são os mais apetecíveis, mas a qualidade parece compensar.

Rua Fernandes Tomás, 803-r/c - Tel.: 223 395 110
A Nortel Sul fica na Rua dos Anjos, em Lisboa.


César Castro - Cookshop

A César Castro também fica na baixa, muito perto da Nortel e da Casa Januário. Julgo que têm uma outra loja na Zona Industrial do Porto, mas só para profissionais, e ainda outra dedicada a listas de casamento. A oferta é muito idêntica à da Nortel. O lema deste espaço é "produtos profissionais para amadores apaixonados".

Coisas giras que vi aqui à venda: sombrinhas e colheres descartáveis para gelados (lembrei-me logo das festas para crianças!); garfos e colheres para canapés (aqueles curvos que agora se vêem nos serviços de catering mais sofisticados), sifões para fazer espumas, formas de fundo amovível em silicone, tabuleiros de forminhas para bombons em silicone e máquinas para estender pasta.

Rua do Bonjardim, por detrás dos Correios
Abertos de segunda a sexta das 9h15 às 12h30 e das 14h30 às 19h e Sábados das 9h15 às 13h. Tel.: 22 207 12 10



Maxicake
A Maxicake - Artefactos para Doçaria, fica em Gaia e foi descoberta por uma amiga que um dia passou numa das lojas de carro. Conheço apenas o site, que é muito mauzinho, mas parece ter uma oferta forte em embalagens para pastelaria (tabuleiros, caixas e formas em papel e plástico). São ainda representantes da Dobla, uma marca holandesa de produtos de chocolate, cujo catálogo, que inclui copinhos de chocolate e diversas criações para decoração de bolos e sobremesas, tem óptimo aspecto.

Rua 14 de Outubro, 1149 (esta fica junto ao cemitério de Mafamude, numa perpendicular à rua Raimundo de Carvalho que leva ao El Corte Inglés). Tel.: 223759278

Rua da Chavinha, 289 - Vilar do Paraíso - Vila Nova de Gaia.Tel.: 227 116 639




_____________

8 comentários:

Anónimo disse...

Teresa, muito, muito obrigada pelas dicas. São excelentes e vou guardá-las todas! É que apesar de ser de perto, não conhecia metade destas lojas. E já desesperei à procura de formas de queques coloridas ou de outra qualquer coisa que não lembra ao diabo e, pelos vistos, à maioria dos donos das lojas também não.
A minha referência sempre foi a César Castro. Mas desde que assumi mais a sério este meu lado cozinheira ainda não fui lá. Ando a evitar, sabes? Acho que no fundo sei que quando lá entrar vai ser uma desgraça... ;)

Beijoca *
Mariana

Anónimo disse...

Cara Teresa,
as suas dicas foram o ponto de partida para uma visita ao Porto, ontem, onde percorri as ruas e lojas que referenciou. Gostei muito de conhecer as lojas, e como não poderia deixar de ser, abasteci-me de saquetas de celofane...fui à Casa Januario onde comprei uma série de coisas e ainda passei os olhos pela Nortel. Agora, só gostaria de obter as mesmas dicas para lojas em Lisboa, porque, por exemplo, não sei onde comprar as hostias em Lisboa, bem como o creme bajim.
O meu profundo obrigado pela partilha de informação.
Susana

Teresa Rebelo disse...

Susana, pelo que me lembro quando fiz este post, a Nortel e a Pasgelpan também têm loja em Lisboa.
Fico contente que as minhas dicas tenham funcionado :-). Vá dando notícias!

Anónimo disse...

Olá,
Obrigado pelas informações, mas, a loja da Pasgelpan no Porto é um brinco, lindíssima e com tudo muito bem exposto e as funcionárias são super simpáticas e atenciosas.
A Teresa deve ter visto um pouco mais abaixo uma loja que eles têm e que serve de armazém e essa sim, está normalmente fechada, mas como digo a Loja principal no 221 da Rua da Alegria é super convidativa e é tudo muito mais barato do que tenho encontrado em outros lados. Além de que como diz, representam a Wilton dos Estados Unidos, que creio ser a melhor firma do género no mundo e então agora com os famosos cupcakes! hummmmmm...
Também faço bolos para festas
Adérito

Anónimo disse...

Claro que as suas informações são muito úteis mas...
Penso que a sua descrição sobre a loja da Pasgelpan não está correcta.
A Teresa deve ter entrado na Loja-armazém que fica um pouco mais abaixo da Loja Principal da Rua da Alegria 221 que está lindíssima e super convidativa e com uma variedade de produtos e artefactos a preços que não encontro em mais nenhum lado e olhe que fabrico bolos há alguns anos.
Experomente ir á Loja principal e verá que é muito bem atendida. Eu pelo menos tenho sido, sendo esta a razão porque insisto em dar conhecimento de tal facto, para desfazer más impressões.
M. Adérito

Paulo disse...

Onde poderei encontrar maçaricos de cozinha??

Lume Brando disse...

Olá Paulo, na César Castro ou na Nortel de certeza que encontra. As moradas estão no post.
Às vezes o Lidl também faz umas promoções de artigos de cozinha, incluindo maçaricos...

Teresa

Mariana disse...

Bom dia,

Conheço todas as lojas que aqui foram referidas e realmente o norte estábem representado no que respeita a doçaria...

No entanto, sempre que tenho um aniversário na família tenho alguma dificuldade em decidir onde adquirir o bolo. Além de caros, os bolos de confeitarias são muito doces e artificiais...

Seria excelente uma página com contactos de quem faça e decore bolos caseiros...

Referências alguém tem? Faço anos no próximo 23 e ando por aqui a tentar decidir onde comprar o bolo...

Obrigada

Mariana Oliveira