Para não me esquecer das receitas provadas aqui, retidas mentalmente, tenho vindo a pô-las em prática.
A entrada que se segue - curgete com queijo roquefort - não ficou bem à primeira, ou melhor, o molho precisou de duas tentativas, pois da primeira vez ficou fortíssimo, com demasiado quejio! Feitas as correcções, ficou óptimo.
O arroz de laranja, esse, está no meu top five de "arrozes" para acompanhamento. Aromático, saboroso e muito fácil de fazer. Desta vez fi-lo para acompanhar pato (uma receita que já não fazia há muito e que postei aqui nos primórdios deste blog), uma vez que pato e laranja formam um clássico. Mas também já experimentei com carne de porco e ficou muito bem. Se a memória não me falha, quando o comi da primeira vez foi-me servido com borrego. A receita do arroz segue no post de baixo.
Entrada de curgete e queijo roquefort
Para 4
1 + 1/2 curgete
100 ml de natas (1/2 emb., ou mais um pouco se o molho ficar muito grosso)
1 iogurte natural
1 colher de sopa de queijo roquefort (o melhor é ir acrescentado o queijo ao molho e ir provando)
Pimenta preta
Sal
Pão integral ralado (ralado preferencialmente em casa, para ficar tipo migalhas finas e não pó)
Cortar a curgete em rodelas muito finas (a receita original é cortar em tiras na fiambreira, mas eu cortei às rodelas numa mandolina. Com uma certa dificuldade, é certo, porque volta e meia a curgete, que não é propriamente firme, encravava na lámina), dispô-las num prato de ir ao forno e temperar com um pouco de sal. Numa taça, juntar as natas, o iogurte, um pouco de pimenta preta moída na altura e o queijo e mexer bem com o batedor de varas. Verter por cima da curgete, espalhando bem. Polvilhar com o pão ralado e levar ao forno para assar a curgete e tostar o pão ralado, aí uns 20/25 minutos, dependendo do forno.
Sem comentários:
Enviar um comentário