ABOUT                       RECIPES                       LIFE                       INSTAGRAM                       FACEBOOK                       PINTEREST



15.6.09

Férias boas.



Há muito que as férias não me sabiam tão bem. Foi só uma semana, mas pareceu-me muito mais tempo. Os primeiros dias foram passados aqui. Em plena Serra do Cercal, no sudoeste alentejano, bem longe do bulício citadino.

À noite reinava o silêncio absoluto. Pela manhã, ouviam-se ao longe as campainhas que anunciavam a ida dos rebanhos para o monte. Era sinal de que o pequeno-almoço nos esperava. Pão cozido em forno de lenha, húmido por dentro e crocante por fora. Uma delícia. Manteiga, compotas, queijo, fruta fresca, sumo de laranja natural, cereais para os mais pequenos. E até ovos mexidos, presunto e tomate para quem quisesse.

Tudo vindo da cozinha de onde mais tarde sairiam pratos leves e aromáticos para o almoço e menus igualmente irresistíveis para o jantar, sem esquecer os pratos simples mas saborosos feitos de propósito para os mais novos (que jantavam antes, numa mesa só para crianças, para depois os papás poderem comer mais descansados!).

Tudo idealizado pela Mónica e pelo Alfredo, dois anfitriões com muito bom gosto. Ele é um portuense rendido ao Alentejo, artista das telas e dos pincéis com veia de cozinheiro, que nas suas tertúlias culinárias vai partilhando com os hóspedes saberes e sabores.

Salada de lulas, borrego estufado com arroz de laranja, bacalhau com gengibre e lima, curgete com molho de iogurte e queijo roquefort, creme frio de gengibre e laranja, carpaccio de vitela mertolenga com cuscuz, vieiras em caril de lima, arroz selvagem com legumes, cachaço de porco assado, carpaccio de laranja com gelado de lúcia-lima e molho de chocolate preto com pimenta, foram algumas das iguarias servidas por um staff muito simpático e atencioso, ora no alpendre, num cenário mais informal, ora na sala de jantar com abertura para a cozinha, decorada em estilo hippie chic, à semelhança do resto da Herdade.

Eu e o G. adorámos. Os miúdos também.

1 comentário:

B. disse...

Boa vida! E eu a fazer a campismo....